Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Novas irregularidades no programa “Research 4 covid-19” da FCT
Os deputados do PSD questionam os motivos que levaram o Governo a violar de forma “grave os direitos dos investigadores que se candidataram ao programa referido”.

O grupo parlamentar social-democrata insiste em pedir explicações ao Governo sobre a ocorrência de alegadas irregularidades na avaliação do programa “Research 4 covid-19”, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Já no início do mês de junho, os deputados do PSD alertaram para a falta de transparência na seleção de candidaturas que concorreram à linha de 1,8 milhões de euros para projetos de investigação sobre a pandemia de covid-19. Recorde-se que três dos 15 elementos da comissão que avaliou os 302 projetos que concorreram a esta linha especial de financiamento da FCT também apresentaram projetos como qualquer outro candidato a este programa e venceram. Perante esta situação de conflito de interesses, diversos investigadores preteridos solicitaram à FCT o acesso aos critérios de avaliação, aos pareceres dos peritos que constituíram a comissão de avaliação bem como às avaliações e notas atribuídas. No entanto, a FCT recusou prestar estas informações.

Numa pergunta o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os deputados questionam sobre os motivos que levaram o Governo a violar de forma “grave os direitos dos investigadores que se candidataram ao programa referido”. Os deputados do PSD reafirmam que é “uma obrigação” da FCT “garantir o cumprimento das leis em vigor e atuar de forma transparente e respeitosa por quem se esforça e se apresenta a concurso”.

“Ora, como deveria ser do conhecimento da FCT e do Ministério da Ciência e Tecnologia, a legislação em vigor obriga, além da normal consulta prévia de interessados e como em qualquer outro processo sujeito a avaliação, o acesso dos candidatos à sua avaliação, aos critérios de avaliação e causas de exclusão. Se essa é uma obrigação de qualquer instituição pública, para a FCT, pelo perfil de excelência que deve exigir e garantir, essa transparência e rigor de avaliação devem ser requisitos ainda mais necessários”, referem os deputados.

O PSD pergunta:

  1. Como justifica o Governo esta violação grave dos direitos dos investigadores que se candidataram ao programa acima referido?
  2. Vai o Governo resolver de imediato esta violação grave das regras de transparência e falta de respeito de respeito pelas equipas de investigação e proceder de imediato ao envio da informação requerida aos investigadores interessados e que assim o desejarem?
23-06-2020 Partilhar Recomendar
29-04-2020
Reabertura do Ensino Superior deve acautelar todas as condições de segurança
    Os deputados do PSD questionaram o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre o regresso às aulas presenciais nas instituições de ensino superior.
13-02-2020
PSD chama Ministro do Ensino Superior para explicar tratamento discriminatório dado à Universidade dos Açores em detrimento da Madeira
    O PSD quer ouvir o Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior sobre o anúncio de reforço do financiamento da Universidade dos Açores e eventual discriminação política em relação à Universidade da Madeira.
12-12-2019
PSD pede explicações sobre atrasos na atribuição de vistos a estudantes internacionais
    Os sociais-democratas querem explicações do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
21-11-2019
Portugal tem que assumir como uma grande prioridade a aposta no desenvolvimento tecnológico e digital
    Afonso Oliveira entende que “temos que ter a ambição de lutar para que Portugal seja reconhecido como um dos principais motores de desenvolvimento de tecnologias digitais da Europa”.
21-11-2019
Governo esteve “offline” do debate sobre a Transição Digital
    Hugo Carvalho lamentou a ausência do executivo no debate.
21-11-2019
Isabel Lopes defende que a transformação digital pode reduzir as assimetrias do território
    A deputada considera que esta “é uma oportunidade que tem de ser aproveitada para servir o País e as suas populações”.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
14-11-2019
Isabel Lopes: “as instituições do Ensino Superior deparam-se com grandes dificuldades para cumprir as suas obrigações”
    A deputada lembrou que o PSD defende que o próximo Orçamento do Estado deve contemplar um reforço de verbas para o Ensino Superior.
07-11-2019
PSD assume a presidência de cinco comissões parlamentares permanentes
    Luís Marques Guedes, António Topa, Firmino Marques, Pedro Roque e Fernando Ruas são os nomes indicados pelos sociais-democratas.
03-07-2019
Duarte Marques: “não tem existido transparência na política da Ciência”
    A crítica do social-democrata foi deixada no debate da iniciativa que visa criar um sistema de recolha, registo e análise de dados sobre a ciência e tecnologia.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas