Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
1300 ginásios e clubes de fitness desconhecem data de reabertura
Numa pergunta ao ministro da Educação, os deputados do PSD questionam para quando está prevista a reabertura dos ginásios.

Para o PSD, do conjunto de indústrias que parou por causa da pandemia de covid-19, há um setor que ainda não sabe quando pode retomar a atividade em Portugal continental. Trata-se dos ginásios, academias, “health clubs” e centros de fitness. Uma situação que afeta cerca de 539 mil clientes.

Numa pergunta ao ministro da Educação, esta terça-feira, os deputados do PSD querem saber quando é que está prevista a sua reabertura, por comparação com o que se passa noutros países ou mesmo Região Autónoma da Madeira.

Os deputados do PSD referem que, até ao momento, “no Plano de Desconfinamento apresentado e aprovado no Conselho de Ministros de 30 de abril 2020, previsto na Resolução do Conselho de Ministros que estabelece uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença covid-19, não consta qualquer previsão cronológica para a abertura dos ginásios e health clubs”.

O PSD está preocupado com os profissionais destes espaços. “Se, por um lado, dos 25 mil profissionais técnicos que trabalham em ginásios, health clubs e outros clubes ou entidades destinadas a oferecer serviços de exercício físico, uma boa parte conseguiu recuperar algum rendimento com a oferta on-line; por outro lado, outros há que não conseguiram fazer face à suspensão da atividade imposta pela pandemia e pelas medidas sanitárias que ainda se encontram em vigor”, frisam.

Os deputados social-democratas referem que a Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), que representa 1100 dos cerca de 1300 ginásios e academias a operar em Portugal – incluindo grandes cadeias – entregou, dia 16 de abril, ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto, uma proposta para a reabertura dos clubes de fitness, onde se prevê “a utilização de metade das máquinas e equipamentos de cardiofitness e musculação e a limitação do tempo de treino”.

No mesmo documento, são indicadas uma série de medidas para proteger a saúde dos clientes e funcionários destes espaços, nomeadamente que a lotação corresponda a um utilizador por cada quatro metros quadrados de área do clube, respeitando assim a distância recomendada de afastamento de dois metros entre pessoas. Este limite seria aplicado nas aulas de grupo.

Outra sugestão é a marcação, sempre que possível, de horários exclusivos de frequência dos clubes para pessoas idosas e mais vulneráveis. O fornecimento de produtos desinfetantes para todos os clientes em todas as salas/estúdios e no local de trabalho das equipas, o reforço dos serviços de limpeza e a redução da utilização dos balneários para 50%, utilizando-se apenas de dois em dois cacifos, para manter a distância entre as pessoas e o encerramento dos chuveiros durante as primeiras semanas de reabertura seriam medidas igualmente instituídas.

Por cada mês de paragem, as perdas de receitas dos ginásios são superiores a 21 milhões de euros.

O PSD pergunta:

1. O senhor ministro tem conhecimento da existência da proposta apresentada pela AGAP que prevê uma reabertura gradual e condicionada dos ginásios e clubes de fitness?

2. Existe alguma previsão temporal para a reabertura dos ginásios e clubes de fitness, visto que os mesmos já estão abertos noutros países afetados pela pandemia, e ainda na Região Autónoma da Madeira?

3. O senhor ministro considera adotar medidas de apoio ao sector, designadamente, a redução do IVA para 6% durante os primeiros 12 meses após a reabertura?

12-05-2020 Partilhar Recomendar
04-03-2020
Violência no desporto: PSD acusa o Governo de inação
    André Coelho Lima confrontou o Governo com a falta de atuação na prevenção e no combate aos fenómenos de violência no desporto.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
14-11-2019
Emília Cerqueira: “política e futebol não devem misturar-se”
    A deputada entende ainda que “urge que o Governo atue para que o futebol seja cada vez mais um desporto de família”.
07-06-2019
Revogação da acreditação do laboratório antidopagem foi um “desprestígio para o desporto nacional”
    Pedro Pimpão lamentou a demora do governo na alteração à Lei Antidopagem no Desporto.
09-05-2019
“Portugal tem hoje a maior carga fiscal de sempre, mas também a despesa fiscal nos máximos de sempre”
    Leonel Costa alerta que com a geringonça o montante de benefícios e isenções fiscais atingiu os 12 mil milhões de euros.
18-01-2019
Reconhecimento das edições do Campeonato de Portugal realizadas entre 1922 e 1938 compete à Federação Portuguesa de Futebol
    No debate de uma Petição nesse sentido, Joel Sá recordou que a FPF procedeu à constituição de uma Comissão de Análise para avaliar esta situação.
04-01-2019
Pedro Pimpão defende ecletismo do desporto português e um combate firme ao racismo e violência no desporto
    O deputado lamentou o atraso do governo na alteração ao regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos.
05-12-2018
“O governo considera a auscultação dos parceiros do sistema desportivo uma mera formalidade”
    Leonel Costa lamenta que o governo se mostre indiferente aos reais interesses dos agentes desportivos.
28-09-2018
Pedro Pimpão destaca afirmação do movimento paralímpico em Portugal
    O parlamentar expressou o apoio do PSD a todas as medidas que sirvam para valorizar o movimento paralímpico.
11-05-2017
PSD “veste a camisola” contra a Violência no Desporto
    Os sociais-democratas apelam ao fim da violência no desporto.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas