Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Covid-19: PSD quer medidas urgentes para proteger os idosos quando vão aos CTT
Os idosos são um dos grupos de maior risco da pandemia de Covid-19, podendo, não obstante as medidas restritivas de circulação impostas pelo estado de emergência, deslocar-se às estações dos CTT para efetuarem o levantamento das pensões de reforma e demais prestações sociais. Não só pela idade, mas também pela saúde frágil, os idosos acorrem, sobretudo, nos dias 4 e 9 de cada mês, às estações dos correios para receberem as pensões a que têm direito, situação que exige cuidados acrescidos de afastamento social e de higienização.

O grupo parlamentar do PSD acaba de recomendar ao Governo que implemente medidas urgentes para garantir mais proteção dos idosos quando vão aos postos dos correios. O PSD alerta “as Juntas de Freguesia e os Municípios, para que durante o período dos dias 4 a 9 de cada mês, disponibilizem equipas que, em articulação com os responsáveis por cada uma das Lojas CTT, acompanhem, supervisionem e organizem os idosos que possam necessitar de deslocação a essas lojas para aquele indicado fim, sensibilizando-os a respeitar essas mesmas regras de afastamento no interior e a aceitar os procedimentos de higienização das mãos de acordo com os produtos desinfetantes disponíveis”.

Uma parte dos pensionistas, particularmente dos concelhos mais rurais, recebe as suas prestações sociais através de vale postal. No caso dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, o PSD recorda que uma elevada percentagem não dispõe de conta bancária e que, por isso mesmo, recebe a sua prestação através de vale postal. As pensões são pagas mensalmente e no caso das que são liquidadas através de vale postal, a emissão dos vales começa, por ordem alfabética, no dia 4 de cada mês e prolonga-se até ao dia 9 em conjunto com o complemento solidário para idosos. No caso do RSI, o pagamento é feito habitualmente a 23, sendo que noutras prestações, o seu envio ocorre noutros dias do mês.

O PSD quer assim evitar uma “espiral de contaminação” nos momentos de maior afluxo da população sénior. O PSD considera muito importante “o cumprimento das normas de afastamento social nestas operações de levantamentos das prestações sociais nas estações dos CTT, porventura com o apoio no espaço público (onde se formarão filas) das forças de segurança de cada um dos concelhos”.
As recomendações dos deputados do PSD

1 - O Governo implemente medidas rápidas que assegurem o cumprimento das normas de afastamento social nestas operações de levantamentos das prestações sociais nas Estações dos CTT, porventura com o apoio no espaço público (onde se formarão filas) das forças de segurança de cada um dos concelhos.

2 - As Juntas de Freguesia e os Municípios para que durante o período dos dias 4 a 9 de cada mês, disponibilizem equipas que, em articulação com os responsáveis por cada uma das Lojas CTT, acompanhem, supervisionem e organizem os idosos que possam necessitar de deslocação a essas Lojas para aquele indicado fim, sensibilizando-os a respeitar essas mesmas regras de afastamento no interior e a aceitar os procedimentos de higienização das mãos de acordo com os produtos desinfetantes disponíveis.


27-03-2020 Partilhar Recomendar
14-05-2020
Covid-19: Portugal precisa de um Programa de Emergência Social para minimizar o impacto da crise
    Fernando Negrão afirma que “é tempo de nos focarmos nas pessoas.”
14-05-2020
Alunos do 11.º e 12.º anos podem ficar sem transporte no regresso às escolas
    Os social-democratas recordam os alertas de entidades, operadoras e municípios de todo o país que “afirmam não ter uma resposta capaz para os estudantes”.
13-05-2020
Covid-19: É necessário um Plano de Emergência Social para acudir aos que estão numa situação de maior fragilidade
    Clara Marques Mendes frisa que é fundamental apoiar os mais vulneráveis.
12-05-2020
PSD propõe isenção de taxas para hospitais de campanha
    Para os social-democratas, a possibilidade de às autarquias locais e às comunidades intermunicipais vir a ser exigido algum pagamento é injusta e socialmente incompreensível.
08-05-2020
Parlamento aprova projeto de lei do PSD para alargar “lay-off” aos sócios-gerentes
   
06-05-2020
Covid-19: PSD propõe campanha de sensibilização sobre o depósito dos resíduos domésticos
    Bruno Coimbra sublinhou que, em tempos de crise pandémica, a gestão de resíduos ganha ainda maior importância.
06-05-2020
Direitos dos alunos não podem ser colocados em causa
    António Cunha deixou uma palavra de apreço para com as escolas, os seus diretores e corpo docente, pois estes têm sido inteligentes e diligentes na resolução dos problemas das escolas.
06-05-2020
“Apoios às empresas devem ser dados a quem precisa, de forma justa e célere”
    Hugo Carvalho considera que Portugal precisa de medidas ágeis direcionadas à capitalização das empresas.
06-05-2020
Banca: não distribuição de dividendos deixa mais verbas disponíveis para o “financiamento da economia real”
    Carlos Silva alerta que os bancos vão ser muito pressionados pelo aumento de malparado ao longo deste e do próximo ano.
06-05-2020
Covid-19: garantir o apoio aos gerentes das empresas é reparar “uma injustiça flagrante”
    Cristóvão Norte afirmou que o PSD não podia compactuar com esta realidade.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas