Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD questiona o Governo sobre o “estado miserável” do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha
Os parlamentares querem respostas por parte da Ministra da Saúde.
O Grupo Parlamentar do PSD questionou o Governo sobre a degradação das condições de funcionamento do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro.
Numa pergunta dirigida à ministra da Saúde, Marta Temido, os deputados do PSD eleitos por Aveiro e dois parlamentares social-democratas que fazem parte da Comissão da Saúde da Assembleia da República denunciam o “estado miserável” em que aquela unidade se encontra.
Além de “instalações degradadas, tetos em ruína ou mesmo colapsados e infiltrações de água que provocam humidade e alagamento de salas e corredores”, os parlamentares do PSD assinalam outras insuficiências como a “falta de iluminação de espaços interiores e falhas no sistema de aquecimento/climatização”.
Os social-democratas recordam que, em outubro, o Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha teve mesmo de ser encerrado, por falta de condições de segurança, afirmando então os seus utentes que chovia “dentro do edifício, havendo vários baldes para apanhar a água que vai caindo pelo teto e paredes, poças de água de dimensão considerável”.
“É, assim, por demais evidente que o Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha não proporciona condições mínimas aos profissionais que ali trabalham, nem oferece um atendimento digno e humanizado aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que a ele recorrem”, lê-se no texto entregue esta segunda-feira na Assembleia da República.
Os social-democratas observam ainda que este problema se tem agravado “substancialmente” nos últimos anos, apesar de, segundo dizem, o Ministério da Saúde há muito ter sido alertado sobre o estado de degradação das instalações do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha.
Exigem, por isso, explicações do executivo liderado por António Costa sobre o estado de degradação a que aquela unidade chegou, questionando se o Governo vai determinar a realização de obras de reabilitação integral da cobertura e dos espaços interiores, bem como da envolvente exterior.
Os social-democratas questionam ainda quais as medidas de contingência que vão ser adotadas para minorar os “graves inconvenientes” que a presente situação causa às populações de Albergaria-a-Velha, enquanto as obras de reabilitação não estiverem concluídas.
Pretendem ainda saber se estão previstas medidas de reforço de pessoal, nomeadamente médicos, para o Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha e suas extensões e qual o prazo da sua efetivação.

18-11-2019 Partilhar Recomendar
05-03-2010
População de Bragança continua à espera de apoios do Governo
    Adão Silva alerta para necessidade de intervir na aldeia de Portelo, após inundações provocadas pelo mau tempo
05-03-2010
PSD obtém garantia de construção do Centro e Saúde de Oliveira do Bairro
    A garantia foi transmitida na sequência do envio de perguntas ao Governo, após visita dos parlamentares social-democratas a Oliveira do Bairro
03-03-2010
Deputados do PSD exigem que Governo saia do gabinete e confirme degradação do quartel
    Ministro da Administração Interna acaba de considerar como não necessária a construção de um novo quartel da GNR em Oliveira do Bairro. É a resposta a uma Pergunta dirigida pelos deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro, após visita realizada àquele Concelho e, concretamente, às instalações daquela força de segurança
02-03-2010
Maria José Nogueira Pinto analisa indeferimento de pedido de aposentação de funcionário público
    Deputada solicita informação detalhada sobre o processo
19-02-2010
PSD preocupado com o orçamento para o sector da saúde
    Deputados do PSD questionaram a Ministra da Saúde sobre a sua dotação orçamental
19-02-2010
OPINIÃO / Crise Social vs Orçamento de Estado
    Poderia começar este artigo pelo orçamento, contudo, vou colocar a tónica na crise social que se arrasta. Aconteceu há dias, entre uma utente e uma assistente social de um dos Centros de Saúde do Algarve – na verdade poderia ter acontecido em qualquer parte do país.
15-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro pedem audição com presidente do Colégio de Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos e com o Coordenador do Plano Nacional de Saúde
    Deputadas questionam políticas governamentais de planeamento familiar e prevenção de doenças
11-02-2010
PSD contesta ausência do Programa Nacional de Combate à Obesidade Mórbida no Hospital de Braga
    Exclusão da unidade hospitalar de referência do Minho contraria tendência expressa pelos hospitais centrais e altamente credenciados do país
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro requerem acesso a contrato de aquisição de vacinas contra a GripeA
    Deputadas querem conhecer qual o montante e quantidade de doses fornecidas
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro solicitam acesso a relatórios de acompanhamento e controlo das convenções na área da hemodiálise
    Deputadas pretendem aferir sobre o cumprimento das convenções, qualidade e acessibilidade da prestação destes cuidados de saúde nos últimos três anos
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas