Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Foram 4 anos desastrosos para os investimentos em infraestruturas científicas e tecnológicas
António Costa Silva fala em “incompetência” de um governo que tinha acesso a fundos comunitários no Portugal 2020 que financiam a 85% estes investimentos.
Na interpelação ao Governo sobre “Ciência e Inovação”, António Costa Silva afirmou que o governo devia ter adotado medidas que permitissem o arranque de investimentos em infraestruturas científicas e tecnológicas. Por considerar que esta matéria é decisiva para o País, o Vice-Presidente da bancada do PSD não compreende que tenhamos estado “4 anos sem projetos. 4 anos sem execução de projetos na área das infraestruturas científicas e tecnológicos. 4 anos sem execução de investimentos em incubadoras de base tecnológica. 4 anos sem investimentos em ninhos de empresas e em viveiros de empresas. 4 anos sem execução nos parques de ciência e tecnologia. 4 anos sem execução em redes de transferência de tecnologia. 4 anos sem execução de centros de negócios e áreas de acolhimento empresarial. 4 anos desastrosos para os investimentos em infraestruturas científicas e tecnológicas”.
Frisando que existem fundos comunitários no Portugal 2020 que financiam a 85% através de subsídios não reembolsáveis, como tal a falta dinheiro não pode servir de desculpa, o social-democrata disse ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que este cenário é apenas fruto “da incompetência. Demasiada incompetência, senhor Ministro. Quase 4 anos para fazer os mapeamentos das referidas infraestruturas. É mau de mais para ser verdade”.
De seguida, António Costa Silva afirmou que nos últimos 4 anos “os investimentos em infraestruturas científicas e tecnológicas são um deserto absoluto. A taxa de execução do Portugal 2020 em infraestruturas científicas e tecnológicas é zero. Senhor Ministro, onde estão esses financiamentos? Quais as desculpas?”
A terminar, o Vice da “bancada laranja” declarou que estes atrasos e falta de investimento “estão a colocar em causa a possibilidade da criação, melhoria e expansão das infraestruturas científicas e tecnológicas, os quais inibem que muitos projetos empresariais emergentes se possam instalar. Quatro anos a marcar passo. Quatro anos sem capacidade de mudar, ou ajudar a mudar, o perfil produtivo do País. Quatros de Governo fantasia, apenas isso”.

28-06-2019 Partilhar Recomendar
08-07-2010
OPINIÃO / Precisamos Competências, não Estatísticas
    O Ministro do Ensino Superior, ao discursar na Universidade do Porto, veio dizer que “ Precisamos de conseguir níveis de qualificação em toda a população activa portuguesa, qualquer que seja a sua idade, níveis de qualificação que sejam compatíveis com o desenvolvimento social e económico e com a produtividade que queremos ter no nosso País”; refere que espera que o “número de licenciados duplique em Portugal, passando de um milhão para dois milhões”.
14-05-2010
PSD defende maior regulação na utilização de biotérios
    José Ferreira Gomes lembrou o Projecto de Lei apresentado pelo PSD.
12-05-2010
PSD questiona Mariano Gago sobre o acesso à internet
    Carla Rodrigues quis saber qual a posição do Governo sobre as velocidades e preços da banda larga e procurou ter uma reacção de Mariano Gago sobre a questão da pirataria digital
10-05-2010
PSD quer aperfeiçoar legislação e práticas da utilização de animais na investigação científica
    Sociais-democratas apresentaram Projecto de Resolução a recomendar várias medidas ao executivo
20-04-2010
Recondução do director da Residência André de Gouveia/Casa de Portugal em Paris pode comprometer o futuro da instituição
    Carlos Gonçalves volta a pedir esclarecimentos ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
08-04-2010
PSD quer dar reconhecimento aos investigadores portugueses
    Amadeu Albergaria anunciou que o PSD vai apresentar propostas para que os investigadores vejam reconhecido e valorizado os seus trabalhos
06-04-2010
Ministro do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia questionado pelos deputados do PSD
    José Ferreira Gomes questionou Mariano Gago sobre a empregabilidade dos jovens licenciados e o fenómeno da “fuga de cérebros”
30-03-2010
Deputados do PSD querem novo hospital de Aveiro com valências que sirvam curso de Medicina
    Deputados eleitos pelo círculo de Aveiro visitaram a Universidade
10-03-2010
Ensino superior privado quer aproximar modelo de financiamento ao do público
    Visita dos deputados do PSD do Distrito de Aveiro
27-02-2010
OPINIÃO / Portugal 1 – República Checa 3
    No último Campeonato Europeu de Futebol, a selecção de Portugal deu-nos a alegria de derrotar por 3-1 a República Checa. Uma análise rápida da evolução dos indicadores económicos registados ao longo da última década, no que diz respeito ao campeonato da competitividade, mostra-nos porém um resultado infelizmente inverso, a nosso desfavor.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas