Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Foram 4 anos desastrosos para os investimentos em infraestruturas científicas e tecnológicas
António Costa Silva fala em “incompetência” de um governo que tinha acesso a fundos comunitários no Portugal 2020 que financiam a 85% estes investimentos.
Na interpelação ao Governo sobre “Ciência e Inovação”, António Costa Silva afirmou que o governo devia ter adotado medidas que permitissem o arranque de investimentos em infraestruturas científicas e tecnológicas. Por considerar que esta matéria é decisiva para o País, o Vice-Presidente da bancada do PSD não compreende que tenhamos estado “4 anos sem projetos. 4 anos sem execução de projetos na área das infraestruturas científicas e tecnológicos. 4 anos sem execução de investimentos em incubadoras de base tecnológica. 4 anos sem investimentos em ninhos de empresas e em viveiros de empresas. 4 anos sem execução nos parques de ciência e tecnologia. 4 anos sem execução em redes de transferência de tecnologia. 4 anos sem execução de centros de negócios e áreas de acolhimento empresarial. 4 anos desastrosos para os investimentos em infraestruturas científicas e tecnológicas”.
Frisando que existem fundos comunitários no Portugal 2020 que financiam a 85% através de subsídios não reembolsáveis, como tal a falta dinheiro não pode servir de desculpa, o social-democrata disse ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que este cenário é apenas fruto “da incompetência. Demasiada incompetência, senhor Ministro. Quase 4 anos para fazer os mapeamentos das referidas infraestruturas. É mau de mais para ser verdade”.
De seguida, António Costa Silva afirmou que nos últimos 4 anos “os investimentos em infraestruturas científicas e tecnológicas são um deserto absoluto. A taxa de execução do Portugal 2020 em infraestruturas científicas e tecnológicas é zero. Senhor Ministro, onde estão esses financiamentos? Quais as desculpas?”
A terminar, o Vice da “bancada laranja” declarou que estes atrasos e falta de investimento “estão a colocar em causa a possibilidade da criação, melhoria e expansão das infraestruturas científicas e tecnológicas, os quais inibem que muitos projetos empresariais emergentes se possam instalar. Quatro anos a marcar passo. Quatro anos sem capacidade de mudar, ou ajudar a mudar, o perfil produtivo do País. Quatros de Governo fantasia, apenas isso”.

28-06-2019 Partilhar Recomendar
24-02-2010
PSD pede divulgação do investimento público em I&D
    Requerimento foi dirigido ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
22-02-2010
Deputados do PSD questionam o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
    Sociais-democratas aproveitaram a discussão do Orçamento do Estado para o Ministério de Mariano Gago para pedir esclarecimentos
19-02-2010
PSD questiona possibilidade de reabertura da Linha de Apoio à Internacionalização de Patentes
    Deputados alertam a necessidade de proteger a criatividade nacional
19-02-2010
PSD pede divulgação dos dados referentes ao registo e licenciamento de patentes
    Deputados querem acesso ao número de pedidos nacionais, europeus e internacionais
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas