O PSD pediu esta quarta-feira para ouvir no parlamento os ministros do Ambiente e da Agricultura sobre o denominado "roteiro para a neutralidade carbónica em 2050", o qual defende a redução da produção de bovinos entre 25 a 50%.
Num
requerimento assinado pelos deputados Nuno Serra, Rubina Berardo, Maurício Marques e António Lima Costa, o Grupo Parlamentar do PSD pede a audição urgente dos governantes e critica as afirmações do ministro do Ambiente e Transição Energética, acusando Matos Fernandes de "enorme desconhecimento do país e mundo rural".
O PSD cita a afirmação do ministro ao jornal Público de terça-feira, segundo a qual "o roteiro do Governo para a neutralidade carbónica em 2050 preconiza mudanças profundas, como a redução da produção de bovinos entre 25 a 50% e o aumento da capacidade de sumidouro da floresta em quatro megatoneladas de dióxido de carbono".
Para o PSD, a entrevista do ministro "pressupõe que existe um 'Roteiro' delineado por este Governo que prevê a redução do efetivo bovino em Portugal, setor de relevo no complexo agroalimentar nacional".
Os sociais-democratas consideram que "um 'Roteiro' de abandono da produção bovina só trará mais assimetrias territoriais, abandono do interior, aumento da importação de carne e perda de competitividade na fileira láctea, redução drástica de postos de trabalho em toda a fileira agropecuária e industrial e o aumento do défice na balança comercial".
O partido lembra ainda que a política de "devastação do potencial bovino trará graves consequências para as raças autóctones, as quais têm vindo a ser preservadas ao longo dos anos".