Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD quer prestar Justiça a todas as vítimas dos incêndios deste ano
Fernando Negrão apresentou 8 iniciativas dos sociais-democratas que visam impedir que o horror se repita.
“O PSD apresenta neste debate 8 iniciativas legislativas que têm como razão primeira a obrigação de prestar Justiça aos que morreram, aos que ficaram feridos, aos que perderam familiares e amigos, aos que se viram despojados dos seus bens, aos que ficaram sem nada e a todos os que sofreram e ainda sofrem. Necessidade de Justiça esta que nasce por causa da negligência, incúria e descoordenação que levaram à falta de socorro às populações dos concelhos vítimas dos incêndios de junho e de outubro passado. Os portugueses, todos os portugueses, e em especial as vítimas, exigem-nos por isso ação, exigem-nos ação com medidas, exigem-nos ação com medidas adequadas, de forma, a que a que o horror que aconteceu não se repita”. Estas foram as palavras iniciais de Fernando Negrão no debate de várias iniciativas apresentadas na sequência dos incêndios deste ano.
Sublinhando que nos falta “capacidade organizativa”, o parlamentar afirmou que o precisamos com urgência de um Estado que funcione com eficácia, com competência, que capacidade de agregar e de chamar a si os mais qualificados e, principalmente, que tenha como preocupação central o socorro e auxílio quando faz falta e a segurança e tranquilidade das pessoas no seu dia-a-dia. É nesse sentido, adianta, que surge a iniciativa do PSD que visa criar uma Unidade Militar de Emergência. “Sempre que ocorrem catástrofes naturais com consequências nefastas, como é o caso dos incêndios, os portugueses perguntam-se o porquê da ausência dos militares nas ações de patrulhamento anterior à ocorrência da catástrofe, de logística no que respeita ao seu combate e de vigilância de mais consequências, designadamente, reacendimentos. Esta pergunta, que os portugueses sempre procuram, não tem tido resposta. A resposta pode surgir com esta iniciativa legislativa, dando razão à pergunta que nunca deixa de ser feita, e dando-lhe solução através da criação de uma estrutura operacional abarcando os três ramos das Forças Armadas e que atuará na prevenção, no combate e na recuperação das infraestruturas”.
Outra medida apresentada pelos sociais-democratas, recorda Fernando Negrão, diz respeito à criação de equipas de bombeiros profissionais em todo o território nacional, sem pôr em causa os valorosos “soldados da paz” que, voluntariamente, têm prestado e certamente continuarão a prestar inestimáveis serviços ao País. “E, ainda, o Projeto de Lei estabelece um sistema concursal para o recrutamento dos cargos dirigentes do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, definindo perfis e conteúdos funcionais e sistemas de validação oficial da capacidade dos nomeados para o desempenho das funções. Pretende-se, deste modo, acabar de vez com as nomeações, substituindo-as por um sistema de concursos que privilegie a formação, a competência, a experiência e o mérito, em detrimento de critérios opacos ou interessados”.
A terminar, Fernando Negrão apelou ao “bom senso” da esquerda para que não proceda em relação a estas propostas da mesma forma que procedeu em relação às propostas do PSD no Orçamento, que foram todas chumbadas. “Que o bom senso prevaleça, que não se volte a errar, muito menos por sectarismo, pois, e quero crer que assim seja, o que se pretende é contribuir para fazer efetiva Justiça a todas as vítimas dos incêndios deste ano”, concluiu.

29-11-2017 Partilhar Recomendar
17-05-2018
Incêndios: PSD exige saber como serão distribuídas as verbas do Fundo de Solidariedade da UE
    Os deputados do PSD eleitos por Santarém entregaram no Parlamento uma pergunta dirigida ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
09-05-2018
"Por que razão o PS demorou mais de três anos a demarcar-se de José Sócrates?"
    Fernando Negrão levou o “Caso Sócrates” ao debate com o Primeiro-Ministro, onde também desafiou António Costa a responder se o País está preparado para os incêndios.
02-05-2018
Carlos Peixoto: “os portugueses têm o direito de saber o que se passou no dia dos incêndios de Pedrógão”
    Perante as notícias de que foram destruídos documentos sobre o incêndio de Pedrógão Grande, o social-democrata solicitou ao governo a divulgação do relatório.
13-04-2018
Maurício Marques exige ao que governo apoie os pequenos agricultores afetados pelos incêndios
    O deputado defendeu a abertura de uma nova fase de candidaturas para apoiar os “lesados pela incompetência do governo”.
13-04-2018
“Estamos a um mês da época de incêndios e ninguém sabe quais são os meios operacionais disponíveis”
    Duarte Marques alerta que, mais uma vez, “está tudo atrasado”.
13-04-2018
Prevenção de incêndios: PSD pede ao governo que seja mais expedito e menos panfletário
    Carlos Peixoto sublinhou que os sociais-democratas não vão descansar enquanto não assegurarem que as populações estão muito mais seguras do que estiveram em 2017.
10-04-2018
Incêndios: PSD acusa o governo de discriminação na distribuição de apoios
    Os sociais-democratas contestam a opção do governo de distribuir de forma diferenciada os apoios aos concelhos afetados pelos incêndios.
05-04-2018
Cultura: governo não honrou a palavra dada
    Fernando Negrão saudou os agentes culturais por terem desencadeado a maior onda de contestação na Cultura das últimas décadas.
04-04-2018
Incêndios: “temos hoje um país sem meios e sem uma estratégia sustentável para combater os fogos”
    Nuno Serra lamenta que “o Governo continue fechado na sua propaganda, desprezando qualquer conselho ou proposta da oposição”.
04-04-2018
Luís Pedro Pimentel considera que a preparação da época de incêndios está a falhar
    O deputado entende que, à parte de todo o enredo em torno da limpeza do mato e do corte de árvores junto às habitações, a preparação é pouca.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas