Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD quer valorizar e ampliar as competências da FCT
Nilza de Sena lamentou o “imobilismo” do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O PSD apresenta, esta quinta-feira, várias iniciativas que pretendem facilitar os processos de transferência de conhecimento e tecnologia entre Instituições do Ensino Superior e Unidades de I&D, entrosando cada vez mais as empresas: fonte de crescimento económico e de riqueza para o País. No debate, Nilza de Sena começou por frisar que esse é o caminho para acrescentar valor, qualidade de vida, bem-estar e garantir a sustentabilidade do crescimento económico que, não tenho dúvida, todos desejamos sem exceção.
De seguida, a deputada frisou que o PSD é um partido reformista, que olha para o futuro e que teve sempre presente a importância de aproximarmos a ciência das pessoas, de promovermos a inovação como veículo para melhorar as condições de vida e sobretudo como mola propulsora do nosso País enquanto sociedade moderna. “Recordo que criámos os conselhos sectoriais, integrando os principais agentes de várias áreas de atividade; reforçámos os direitos de propriedade intelectual, incentivando a produção e o registo de patentes de conhecimento que tivessem potencial de valorização económica; aumentámos a participação do Sistema de Investigação & Inovação nacional nas redes internacionais de I&I, apoiando as nossas empresas na apresentação de propostas competitivas de tecnologia avançada e tirando partido da sua elegibilidade a concursos dos grandes projetos e organizações científicas internacionais a que Portugal pertence. Mas também incentivámos as empresas para que procurassem soluções tecnológicas avançadas, estimulando o trabalho conjunto com instituições de ensino superior e unidades de investigação nacionais”.
Seguiu-se um elogio ao papel desenvolvido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com a parlamentar a recordar que a história da FCT confunde-se com o percurso da própria história da ciência e da tecnologia em Portugal. Tendo em conta este cenário, Nilza de Sena afirmou que é propósito do PSD quer valorizar e ampliar as competências da FCT, garantindo maior responsabilidade na informação e na prestação de contas, designadamente perante esta Assembleia. “O PSD valoriza a FCT como instituição; porque acreditamos nos seus técnicos, nos seus investigadores, nos seus funcionários; porque olhamos não apenas para o presente, mas estamos preocupados com o futuro. Nesse sentido, propomos um alargamento das suas atribuições consubstanciada na realização de um estudo anual sobre o estado do sistema científico e tecnológico nacional e da transferência do conhecimento. Mais e melhor informação são essenciais para, podermos avaliar, propor, recomendar e decidir”.
A terminar, Nilza de Sena reconheceu que Projeto de Lei apresentado “não colmata o imobilismo e o atraso que pauta a atuação do Ministro Manuel Heitor, mas é um instrumento que valoriza a FCT e valoriza a democracia”.

12-10-2017 Partilhar Recomendar
27-03-2019
“Com este governo tudo piorou nos territórios de baixa densidade”
    Num debate sobre Ensino Superior, Álvaro Batista afirmou que o PSD quer promover a fixação de população nas zonas mais despovoadas.
27-03-2019
Germana Rocha: “a estratégia deste Governo é a propaganda”
    A deputada considera que esta é uma “legislatura perdida”.
27-03-2019
Orçamento do Estado continha medidas castradoras da autonomia das instituições de ensino superior
    Liliana Silva colocou em evidência as consequências dessas medidas.
27-03-2019
PCP é cúmplice do subfinanciamento das instituições do Ensino Superior
    Laura Magalhães alertou que em pleno mês de março há 11 mil estudantes que ainda não sabem se terão bolsa de estudo.
27-03-2019
Ensino Superior: atuação do governo “marcada pela falta de ambição, desorientação, incapacidade de concretização e demagogia”
    Margarida Mano afirmou que a intenção do PSD é “levar o Ensino Superior mais longe, com Mérito, Autonomia e Responsabilidade”,
15-02-2019
Propinas: o que esperar de um governo que diz uma coisa num dia e outra no seguinte?
    Para Margarida Mano esta foi uma “legislatura perdida” devido à impossibilidade de conjugar uma “cegueira ideológica” com as políticas necessárias para o país.
15-02-2019
Ensino Superior nunca foi uma prioridade do BE e do PCP nas negociações dos Orçamentos
    Duarte Marques refere que a defesa dos estudantes não é importante para estes partidos e por isso sempre ficou fora dos Orçamentos.
15-02-2019
“Portugal tem uma das mais baixas taxas de alojamento estudantil da Europa”
    Manuela Tender entende que “proporcionar alojamento a custo acessível aos estudantes deslocados é um fator decisivo para promover a igualdade de acesso e para esbater as desigualdades sociais e económicas”.
15-02-2019
“Acabar com as propinas significa incorrer numa política socialmente injusta, demagógica e enganadora”
    Nilza de Sena considera que esta medida “é um subsídio eleitoral às famílias de rendimentos médios e elevados”.
15-02-2019
“Universidades e Politécnicos vivem numa situação de verdadeira asfixia financeira”
    Álvaro Batista questionou aos comunistas quando é que o vão assumir as suas responsabilidades pelos falhanços deste governo.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas