Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Governo apresenta reformas de “fazer de conta” e implementa Programas que são “Engana-Meninos”
José Carlos Barros acusa o executivo de deixar ao abandono as zonas de baixa densidade.
Na interpelação ao Governo sobre “Floresta e desertificação do mundo rural”, José Carlos Barros começou por frisar que depois de ouvir a intervenção da deputada do PEV, a um primeiro olhar, estas matérias poderiam parecer consensuais. “Claro que é normal que a maior parte das pessoas reaja favoravelmente à ideia de maior coesão social e territorial, de luta contra a desertificação do interior, de necessidade de reformas na floresta que acabem com os incêndios, que criem riqueza e que fixem populações no mundo rural. Mas esse é também um dos perigos, porque este deslaçar que geralmente vem dos consensos, acaba por levar ao superficial, ao lugar-comum, à simplificação, em matérias que deviam convocar sobretudo à capacidade de fazer reformas”.
Lembrando à deputada ecologista que é uma das que suporta o governo, o social-democrata recordou que o Programa de Governo fala em “promover rejuvenescimento do tecido social das zonas rurais”. “Depois da proclamação, concretiza-se. E como é que se faz? Cria-se uma Unidade de Missão para a Valorização do Interior, na dependência direta do Primeiro-Ministro, e disso se faz a devida publicidade ao País. E essa estrutura, por sua vez, implementa um Programa Nacional para a Coesão Territorial que assim promoverá o desenvolvimento dos territórios do interior. E pronto, aí está o entendimento que este Governo e esta maioria têm do que é uma reforma. Só é pena é que os portugueses do interior, da baixa densidade, ainda não se tenham apercebido dela”.
Contudo, questiona o deputado, “porque será que até agora, no interior, em toda a zona de fronteira, em toda a baixa densidade, ainda ninguém se apercebeu da reforma”. “Será porque a medida 5.9 do Programa, que consta do «Reforço dos contingentes militares nos territórios do interior» ainda não foi iniciada? Será porque a medida 1.10, que consta da «realização de Universidades de Verão no Interior», ainda não teve início?”
A terminar, José Carlos Barros criticou o entendimento que este Governo tem do que é fazer reformas: “fazer de conta que faz, implementar Programas que são Engana-Meninos, ir deixando andar sem ruído, não passar do cálculo político de acordos de curto prazo, deixar para o futuro o que seria fundamental reformar hoje, e, sobretudo, não arriscar em nada que seja verdadeiramente estrutural”.

30-06-2017 Partilhar Recomendar
22-12-2011
Assembleia da República institui o sobreiro como Árvore Nacional de Portugal
    Pedro Lynce deixou uma palavra de homenagem a todos os que permitiram transformar o sobreiro numa riqueza nacional.
18-10-2011
Paulo Batista Santos e Hélder Sousa Silva questionaram o Secretário de Estado da Administração Interna
    Os deputados quiseram fazer um balanço da época mais crítica de fogos florestais.
06-09-2011
Deputados do PSD questionam o Ministro da Saúde sobre as transferências para os Bombeiros
    Os parlamentares do PSD eleitos por Leiria querem conhecer o quadro geral de financiamento dos bombeiros e solicitam informação ao Ministério da Saúde sobre os eventuais atrasos no pagamento das verbas relativas ao serviço de transporte de doentes.
31-08-2011
“A política ambiental do Governo assenta num novo paradigma”
    Segundo Andreia Neto trata-se de um paradigma que assenta numa protecção efectiva do ambiente e no reforço da penalização dos crimes ambientais.
23-03-2011
PSD critica os gastos realizados pelo Governo na última mostra de artigos de segurança na FIL
    Paulo Batista Santos considera “inaceitável e mesmo ultrajante que o Governo afecte recursos significativos numa mostra de artigos de segurança e simultaneamente promova cortes no dispositivo aéreo de combate aos incêndios”.
11-03-2011
Fernando Marques defendeu a existência de apoios para os proprietários florestais
    Na opinião do deputado tratar-se-ia de “um incentivo à limpeza e manutenção da floresta”.
23-02-2011
Deputados do PSD questionaram o Ministro da Agricultura
    Os sociais-democratas colocaram questões relacionadas com os fundos comunitários, o sector leiteiro, a dependência alimentar, as pescas, os produtos tradicionais, o nemátodo do pinheiro e a Casa do Douro.
15-06-2010
Transferência da Força Especial de Bombeiros de Sardoal para Almeirim preocupa PSD
    Deputados do PSD eleitos pelo distrito de Santarém questionaram o Ministro da Administração Interna
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas