Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Deputados de Santarém denunciam desinvestimento no PIDDAC no distrito
Deputados desafiam Jorge Lacão a explicar às populações da região a falta de cumprimento de uma da promessa eleitoral relativa à "concessão do Ribatejo"

Pacheco Pereira, Vasco Cunha e Carina João Oliveira, deputados do PSD na Assembleia da República, eleitos pelo círculo de Santarém, consideraram, em conferência de imprensa realizada no dia 22 de Fevereiro, que o PIDDAC para o distrito de Santarém é um plano que "nos envergonha", e acusam o PS de ser responsável pelo "pior ciclo de PIDDAC das últimas décadas".

Pacheco Pereira disse que o PS "prometeu obras públicas a toda a velocidade" e depois "traiu as suas promessas". Por isso, quer ouvir Jorge Lacão (que encabeçou a lista de deputados socialistas à Assembleia da República, nas últimas legislativas) sobre a razão por que foi abandonada a concessão rodoviária do Ribatejo, uma das bandeiras eleitorais do PS.

"Quero fazer um repto a Jorge Lacão, para que venha a qualquer um dos principais concelhos do distrito, em particular aos do Sul, explicar à população por que o Governo não avança com a concessão de estradas e autoestradas no Ribatejo, como prometeu na sua campanha".

Pacheco Pereira referiu que o PS deve essa explicação às populações e que essa matéria pode e deve ser esclarecida num debate público, a realizar, por exemplo, na Chamusca, ou noutro concelho que tenha alimentado expectativas sobre as anunciadas obras, agora suspensas.

"Falta de transparência"

O deputado lembra que o PSD, durante a campanha eleitoral, colocou sempre em causa as referidas concessões, face à crítica situação económica do país. Tendo em conta a actual crise, o PSD não irá fazer nenhuma proposta que implique aumento da despesa, mas condena as opções do Governo por considerar que estas prejudicam o distrito.

Pacheco Pereira contesta, ainda, o facto de, no PIDDAC, não constar um conjunto significativo de investimentos que, eventualmente, serão depois realizados de forma discricionária, a partir dos orçamentos dos ministérios, o que, em seu entender, revela "falta de transparência". Por isso, o PSD vai fazer requerimentos às várias tutelas, para apurar quais são os investimentos que cada ministério prevê para a região.

37,97 euros por cidadão

Vasco Cunha analisou detalhadamente o documento do PIDDAC, fazendo notar que dos 17,2 milhões de euros, 41 por cento provêm de fundos comunitários, cuja execução tem ficado muito aquém do desejado em todo o país. "Vamos ficar na expectativa sobre se esses fundos serão ou não aplicados".

Sendo o sétimo distrito mais populoso de Portugal, Santarém está em oitavo lugar quanto às verbas previstas no PIDDAC. A capitação média para os 21 municípios do distrito é de 37, 97 euros por cidadão. Quatro municípios estão acima desse valor e há nove em que o investimento do PIDDAC é inferior a 2,65 euros por cidadão.

Vasco Cunha informou ainda que a maior fatia é nas áreas da Educação (21,88%) e da Ciência e Ensino Superior (46,36%), estando as restantes áreas contempladas por "verbas meramente marginais" (ver gráfico).

Carina João Oliveira lembrou os compromissos assumidos pelo Ministério das Obras Públicas, no anterior Governo PS, quanto às contrapartidas pela desistência de construir o novo aeroporto na Ota. A deputada disse que questionou o ministro das Obras Públicas e ficou a saber que o Orçamento de Estado não prevê nenhum investimento relativo às promessas efectuadas. "O ministro diz que o processo está parado, mas que vai ser retomado, para o que irá realizar contactos com os municípios", referiu a deputada.

com Correio do Ribatejo

01-03-2010 Partilhar Recomendar
15-07-2020
Parlamento aprova Estatuto do Antigo Combatente
    Este Estatuto era uma aspiração do PSD há várias décadas para os antigos combatentes, cônjuges e viúvas.
07-07-2020
Orçamento Suplementar: Parlamento aprova proposta do PSD sobre papel das Forças Armadas no combate à pandemia
    Trata-se da única iniciativa legislativa que presta homenagem e elogia a ação dos três ramos militares neste momento tão excecional.
24-06-2020
Orçamento Suplementar deixa de parte as Forças Armadas
    O PSD recorda que as Forças Armadas têm estado na linha da frente do combate à Covid.
27-05-2020
“O trabalho das Forças Armadas no combate à pandemia covid-19 foi essencial”
    Ana Miguel dos Santos considera que “as Forças Armadas foram e são o agente de proteção civil melhor preparado para este tipo de missões complexas.”
22-04-2020
As Forças Armadas estão a cumprir a sua missão
    Ana Miguel dos Santos congratula-se com “o excelente trabalho” dos três ramos das Forças Armadas no combate à crise sanitária que Portugal atravessa.
07-04-2020
Covid-19: “Esta é uma das missões essenciais das Forças Armadas em tempo de paz”
    O PSD enalteceu o papel das Forças Armadas no combate à pandemia do Covid-19.
23-03-2020
Covid-19: PSD quer explicações sobre a exoneração do diretor do Hospital das Forças Armadas
   
11-03-2020
Cooperação Estruturada Permanente deve dar relevo ao Mar como nosso recurso estratégico mais relevante
    A afirmação foi proferida por Sérgio Marques.
11-03-2020
Portugal deve encarar a Cooperação Estruturada Permanente como uma grande oportunidade
    Carlos Eduardo Reis afirma que Portugal pode e deve encarar isto como uma grande oportunidade.
14-02-2020
Sérgio Marques: “aprovar o Estatuto do Antigo Combatente é um imperativo nacional”
    O social-democrata refere que “é o mínimo que podemos fazer em jeito de reconhecimento e solidariedade”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
24-09-2020 Sessão Plenária
25-09-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas