Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Jorge Bacelar Gouveia questiona Governo sobre a questão de Olivença
Deputado social-democrata quer conhecer a posição do Governo de Portugal em relação ao território de Olivença e pede informações sobre posições assumidas pela Comissão Internacional de Limites entre Portugal e Espanha e pelo Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República

No documento dirigido pelo deputado Jorge Bacelar Gouveia ao Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, é referido que “nos termos do art. 5º da Constituição da República Portuguesa, o território terrestre português é simultaneamente continental e insular: no continente europeu, abrange “o território historicamente definido” na Península Ibérica; e em matéria de ilhas, abrange “os arquipélagos dos Açores e da Madeira”. Para Jorge Bacelar Gouveia, o território de Olivença está numa situação incerta, de facto sob a soberania de Espanha, mas que de iure muitos consideram pertença de Portugal.

O parlamentar social-democrata recorda que “Olivença passou a parte integrante de Portugal desde que essa parcela foi formalmente incorporada na soberania portuguesa pelo Tratado de Alcanices, assinado em 12 de Setembro de 1297 pelo rei D. Dinis e pelo rei D. Fernando IV, de Castela” e que “embora no período das invasões napoleónicas, em 6 de Junho de 1801, a praça de Olivença tivesse sido incluída no território espanhol pelo art. III do Tratado de Badajoz, essa disposição seria pouco tempo depois revogada pelo art. 105º – assim se mantendo até hoje – da Acta Final do Congresso de Viena, assinado em 9 de Junho de 1815, vinculando Portugal e Espanha, para além das diversas potências europeias na época pós-napoleónica”

No texto das perguntas enviadas ao Governo, o social-democrata afirma que “a verdade, porém, é que até ao presente”, desde aquele momento, “Olivença sempre se manteve sob o domínio espanhol, não obstante múltiplas iniciativas e revindicações contrárias por parte da sociedade civil, entre académicos e políticos” evidenciando o trabalho desenvolvido pela associação “Grupo dos Amigos de Olivença”.

Jorge Bacelar Gouveia quer que Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros esclareça “qual a posição do Governo de Portugal em relação ao território de Olivença do ponto de vista da integridade do seu território e em resultado das exigências constitucionais na matéria”. No mesmo texto, o deputado questiona sobre a veracidade da alegada recusa, por parte da Comissão Internacional de Limites entre Portugal e Espanha, de traçar a fronteira entre o Rio Caia e a Ribeira de Cuncos. O social-democrata procura igualmente aferir da veracidade da informação de que o Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República reconheceu, em “parecer (homologado), que os naturais do território oliventino são portugueses.

27-05-2010 Partilhar Recomendar
02-06-2020
Emigrantes portugueses recorrem à ajuda alimentar, PSD defende medidas urgentes para apoiar estas comunidades
    Os deputados do PSD estão preocupados com a situação de carência económica em que se encontram muitos portugueses residentes no estrangeiro.
27-05-2020
Covid-19: 430 portugueses aguardam por intervenção do MNE para regressarem a Portugal
    Os deputados do PSD querem saber que “ações concretas estão a ser tomadas pelo Governo para garantir o regresso desses cidadãos a Portugal”.
20-05-2020
Secretária de Estado das Comunidades anuncia programas de apoio numa iniciativa partidária
    O PSD requereu a audição parlamentar da secretária de Estado das Comunidades Portuguesa.
20-03-2020
Covid-19: PSD quer explicações do MNE sobre portugueses retidos no estrangeiro
   
05-02-2020
PSD questiona Governo sobre apoio a portugueses com problemas sociais na África do Sul
    José Cesário e Carlos Gonçalves consideram que é “inaceitável” que os serviços consulares estejam “quase completamente desprovidos de quadros qualificados para acompanhar as situações mais difíceis”.
22-01-2020
Deputados do PSD reúnem com o Secretário Executivo da CPLP
    O encontro inseriu-se no Ciclo de Almoços sobre a Política Externa Portuguesa.
20-12-2019
PSD denuncia indústria de intermediários graças a dificuldades nos consulados no Brasil
    Os sociais-democratas alertam que o acesso ao sistema de agendamento de atos de registo civil e de nacionalidades é praticamente impossível.
19-12-2019
PSD questiona Governo sobre o apoio à comunidade portuguesa na Venezuela
    Os sociais-democratas querem saber se o Governo Português está a equacionar o alargamento dos apoios sociais a esta comunidade.
12-12-2019
PSD questiona Governo sobre demora em revisão de apoio a emigrantes idosos
    Os deputados alertam para “casos dramáticos” de emigrantes em países como a Venezuela ou Brasil.
12-12-2019
Deputados do PSD reúnem com o Embaixador da Israel
    O encontro inseriu-se no Ciclo de Almoços sobre a Política Externa Portuguesa.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
14-07-2020 Comissões parlamentares
15-07-2020 Comissões parlamentares
16-07-2020 Comissões parlamentares
17-07-2020 Comissões parlamentares
22-07-2020 Sessão Plenária
23-07-2020 Sessão Plenária
24-07-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas