Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD preocupado com aumento dos atrasos dos processos nos tribunais
Deputados questionam o Ministério da Justiça na sequência da publicação recente de dados sobre o movimento processual nos tribunais de 1ª instância no ano de 2009.

No texto das perguntas que dirigiu ao Ministério da Justiça, os parlamentares começam por apontar o “aumento de 7,8% do movimento processual nos tribunais de 1ª instância no ano de 2009” e a inversão da “tendência de diminuição registada entre 2006 e 2008” para em seguida citar algumas afirmações da nota explicativa da Direcção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) de que o “resultado fica a dever-se a um aumento dos processos entrados (+5,7%) e a uma diminuição do número de processos findos (-15,7%)”. Os deputados realçam ainda outras passagens da referida nota que referem que as “variações resultam, em grande parte, dos movimentos processuais cíveis, que representaram cerca de 68% dos processos entrados e 63% dos processos findos nos tribunais de 1ª instância” sendo de destacar “o comportamento da acção executiva, responsável por 89,2% do aumento da pendência”.

Os deputados salientam, no texto das perguntas entregues na AR, outra passagem da nota explicativa da DGPJ que refere que em relação às acções executivas, observou-se, em 2009, “um saldo processual próximo do registado no período de 2001 a 2005”. Refira-se que a cifra ultrapassa a as 100.000 acções.

Importa, por isso, "conhecer em pormenor os números que sustentam a estatística divulgada, concretamente na área da acção executiva, e indagar o Senhor Ministro da Justiça sobre as medidas que estão a ser tomadas para responder a esta situação, que exige medidas de intervenção urgentes".

Face aos motivos expostos, os deputados questionam o Ministro da Justiça sobre o número de processos entrados, de processos findos e de processos pendentes no final do período [ano de 2009], no que refere à acção executiva. Os sociais-democratas querem ainda saber que “medidas concretas estão a ser preparadas pelo Governo para tornar a acção executiva mais rápida e eficaz” e a respectiva calendarização.

O PSD requer ainda que a Assembleia da República seja informada sobre o ponto de situação dos trabalhos da Comissão encarregue de formular propostas de alteração ao Código de Processo Civil, num período em que estão já volvidos mais de quatro meses sobre a criação da mesma.

06-05-2010 Partilhar Recomendar
26-02-2020
Justiça: PSD está preocupado com a violação de princípios basilares
    Mónica Quintela refere que o PSD já chamou a Ministra da Justiça ao Parlamento para prestar esclarecimentos.
26-02-2020
António Ventura: o PSD repudia qualquer violência contra os animais
    O deputado recordou que o PSD foi pioneiro na salvaguarda da proteção animal.
21-02-2020
Sistema de distribuição eletrónica dos processos judiciais: PSD chama Ministra da Justiça ao Parlamento
    Os deputados querem que a governante preste esclarecimentos sobre a fiabilidade do sistema.
19-02-2020
Provedor de Justiça a coordenar a Convenção sobre os Direitos da Criança “é a solução mais ajustada, acertada e adequada”
    Sara Madruga da Costa sublinha que esta solução é necessária para o devido cumprimento das obrigações internacionais no nosso país.
19-02-2020
PSD quer o Provedor de Justiça a coordenar e monitorizar a Convenção sobre os Direitos da Criança
    Catarina Rocha Ferreira apresentou a proposta do PSD que defende ainda formação obrigatória aos magistrados sobre a Convenção dos Direitos da Criança.
05-02-2020
PSD defende o reforço das verbas para a Polícia Judiciária e Procuradoria-Geral da República
    Catarina Rocha Ferreira fala numa proposta válida “para um país mais seguro e justo”.
04-02-2020
PSD quer travar o aumento encapotado das custas judiciais pretendido pelo governo
    Mónica Quintela frisa que a iniciativa do PSD é fundamental para impedir que a justiça seja, cada vez mais, um bem de luxo.
11-12-2019
Dar primazia ao regime de residência alternada pode ser “absolutamente danoso” para a vida das crianças
    Mónica Quintela apresentou o Projeto de Lei do PSD que visa clarificar que o Tribunal pode determinar a residência alternada do filho sempre que tal corresponda ao superior interesse do menor.
11-12-2019
André Neves alerta para ausência de um regime contributivo que garanta uma verdadeira proteção social aos advogados
    O parlamentar sublinha que esta é uma classe que “está completamente desprotegida”.
21-11-2019
Direitos das crianças: PSD defende a formação obrigatória para magistrados
    Os sociais-democratas recomendam ainda ao Governo que a coordenação e monitorização da aplicação da Convenção dos Direitos da Criança em Portugal seja entregue ao Provedor de Justiça.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas