Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Estado da Nação: PSD defende mais transparência e apoios para as regiões autónomas
Luís Leite Ramos, Paulo Moniz e Sara Madruga da Costa questionaram o Primeiro-Ministro.
Depois de Rui Rio ter questionado o Primeiro-Ministro sobre a política energética, nomeadamente o projeto da produção de hidrogénio em Portugal, Luís Leite Ramos insistiu no tema e enfatizou que o PSD duvida e questiona “a ligeireza com que a estratégia está a ser implementada, a imprudência associada e a falta de transparência”.

No debate do Estado da Nação, esta sexta-feira, o Vice-Presidente da bancada do PSD questionou ao Primeiro-Ministro se “vai ou não vai haver rendas excessivas no hidrogénio”. Para o deputado, “o hidrogénio é fundamental para a descarbonização e para a sustentabilidade”, contudo o PSD discorda do modelo definido pelo Governo que centraliza tudo em Sines.

Sobre a transparência, relativamente à construção desta central, Luís Leite Ramos questionou ainda como é que vão ser escolhidos os parceiros estratégicos do governo. “O governo vai ou não vai realizar um concurso internacional para escolher estes parceiros”, perguntou o deputado.

Já Paulo Moniz levou os problemas dos Açores a debate. O deputado recordou que, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, os Açores são a região mais afetada pelos efeitos do Covid e vão registar uma quebra do PIB entre os 15% e 25%.

Com o acordo alcançado no Conselho Europeu, que conseguiu estipulou uma mutualização da dívida, através da responsabilidade conjunta de todos os países, com uma taxa de juro historicamente baixa e com um prazo de 30 anos, Paulo Moniz quis saber se o Governo está disponível para assumir que os 400 milhões que os Açores vão ter de pedir emprestados possam ser incluídos nesses fundos de empréstimo europeu.

O social-democrata ofereceu ainda uma máscara com a bandeira dos Açores ao Primeiro-Ministro, na esperança de que quando o governante a usar se lembre dos problemas da região.

Sara Madruga da Costa aproveitou o debate do Estado da Nação para questionar o Primeiro-Ministro sobre o estado da relação entre o Governo da República e o Governo da Região Autónoma da Madeira. De acordo com a deputada madeirense, esta relação tem sido “marcada por muitos e sucessivos incumprimentos, por recorrentes adiamentos e incessantes inverdades no discurso político do Governo da República relativamente à Madeira. A questão da moratória da Madeira no âmbito do PAEF é um exemplo bem demonstrativo.”

De seguida, a social-democrata questionou se o Governo vai ou não conceder o aval como é devido e justo à Madeira, adiantando Sara Madruga da Costa que este aval “não tem encargos para o Governo e permitirá uma poupança anual de cerca de cinco milhões de euros à Madeira.”

Para a parlamentar, “é tempo de arrepiar caminho, de traçar um novo rumo e um novo relacionamento com os madeirenses. É tempo de virar a página, a Madeira merece respeito, merece diálogo, merece ser incluída na estratégia para os tempos difíceis que se avizinham”, sublinhou.
24-07-2020 Partilhar Recomendar
28-07-2020
Governo só respondeu a metade das perguntas dos deputados
    O Governo apenas respondeu a 265 das 461 perguntas que o PSD entregou no Parlamento.
24-07-2020
Rui Rio: políticas do Governo vão determinar “o sucesso da recuperação do País”
   
24-07-2020
Verba das multas dos passageiros sem testes à Covid deve ser canalizada para o SNS
    Ricardo Baptista Leite afirma que o dinheiro deve ser canalizado para a criação das 400 camas de cuidados intensivos que o Governo prometeu para o inverno e que continuam sem aparecer.
24-07-2020
Debate do Estado da Nação: Rui Rio teme “asneiras do passado” e “rendas garantidas” no hidrogénio
    O Presidente do PSD questionou o Primeiro-Ministro sobre a política energética, nomeadamente o projeto da produção de hidrogénio em Portugal.
22-11-2019
Rui Rio e Pinto Balsemão eleitos para o Conselho de Estado
   
21-11-2019
Transição Digital: governo deve estabelecer metas e prazos
    Filipa Roseta apelou à “coragem política” do executivo para “firmar, cumprir e estabelecer metas e prazos”.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
10-07-2019
António Costa governa em permanente modo de “reality-show”
    Fernando Negrão acusou o Primeiro-Ministro de falar de um “país virtual”, “para a fotografia”, “pintado de cor-de-rosa”, em que o Governo “fez tudo bem”, mas que é desmentido diariamente pela realidade.
10-07-2019
“O Primeiro-Ministro falhou na proteção da saúde dos portugueses”
    Ricardo Baptista Leite enumerou um conjunto de promessas que António Costa fez e não cumpriu.
10-07-2019
Clara Marques Mendes acusa António Costa de ter voltado a faltar “à verdade aos portugueses”
    Em causa as falhas na regularização dos pagamentos das pensões em atraso por parte da Segurança Social.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
25-09-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas