Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Adão Silva: função do PSD é estar ao “serviço dos portugueses”
O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD considera que "é preciso encontrar soluções no âmbito económico, no âmbito social, no âmbito político para que rapidamente Portugal reencontre os horizontes de esperança e de confiança".
Adão Silva, vice-Presidente do grupo parlamentar do PSD, considera que, no atual contexto de crise desencadeada pelo novo coronavírus, “desde o princípio, o Presidente do PSD deixou muito claro que o que era importante era encontrar soluções de grande âmbito, muito alargadas, para respostas aos desafios que aí vêm”.

Em declarações à Lusa, na véspera do debate do Estado da Nação, no Parlamento, Adão Silva destaca “a situação excecional” que estamos a viver. “Desde o princípio que ficou claro que nós somos um partido de oposição. A situação que transcorreu nestes últimos meses é uma situação excecional. O que é normal é o que aconteceu na primeira parte desta sessão legislativa, em que o PSD assume a sua posição de oposição”, afirmou.

O vice-Presidente do grupo parlamentar social-democrata refere que “o PSD não pode ter uma posição de obstinação no sentido de não ajudar a que se encontrem saídas boas, novos horizontes no futuro próximo”, porque “isso seria um exercício de dogmatismo, de fundamentalismo que o PSD não tem”, frisou, apontando que “é um partido ao serviço dos portugueses e de Portugal”.

Nesse sentido, “é preciso encontrar soluções no âmbito económico, no âmbito social, no âmbito político para que rapidamente Portugal reencontre os horizontes de esperança e de confiança e o PSD tudo fará para encontrar estas soluções de confiança e de esperança. Agora, evidentemente que o Governo não vai com certeza estar à espera de que o PSD se substitua ao próprio Governo neste encontrar soluções”, sublinhou.

Num balanço da sessão legislativa que agora termina, Adão Silva aponta que “esta sessão legislativa foi muito atípica, muito singular, porque foi uma sessão legislativa particularmente marcada pelo aparecimento da epidemia e depois pandemia, com todas as condicionantes económicas, sociais, políticas e até comportamentais da parte dos governantes e da parte dos cidadãos, que obviamente era de esperar”. “Foi sobretudo uma sessão legislativa de expetativa, de ansiedade e de tentar de alguma maneira combater um perigo iminente, um perigo que estava instante entre nós, e tudo isto condicionou muito aquilo que foi a sessão legislativa que agora acaba”, assinala.

No debate do Estado da Nação, Adão Silva salienta que o momento “exige” que o Governo preste contas da sua atuação face a pandemia, e do que pretende fazer daqui para a frente, sendo que “agora o grande desafio, que é depois da crise sanitária, a crise económica e a crise social”.

Mas não só, porque observa Adão Silva, “para lá destes trabalhos muito diretamente imbricados na pandemia, há outro conjunto de trabalhos políticos que foram feitos pelo Governo, decisões tomadas pelo Governo e que o PSD também quer ver aclaradas, porque nem tudo se subsumiu à pandemia”, entre os quais “a situação da TAP”, da banca, ou de “haver um conjunto de cidadãos que estavam em lista de espera no Serviço Nacional de Saúde e que afinal continuam com o seu problema de saúde atrasado e arrastado”.

23-07-2020 Partilhar Recomendar
06-04-2020
Covid-19: Bruno Coimbra propõe campanha televisiva para incentivar “boas práticas” na deposição dos resíduos domésticos
    O deputado sugere ao Governo o patrocínio de uma campanha de sensibilização para promover as “boas práticas” que devem ser tidas em conta pela população.
06-04-2020
Covid-19: PSD defende medidas urgentes de apoio a advogados e solicitadores
    O grupo parlamentar do PSD está preocupado com a “total desproteção dos advogados e solicitadores” no quadro das medidas de apoio aos trabalhadores independentes implementadas pelo Governo
04-04-2020
Covid-19: Cristóvão Norte pede mais “kits e materiais de proteção” para o Algarve
    O deputado apela ao Governo para que “corrija erros e imperfeições” no combate à pandemia de Covid-19 no Algarve.
03-04-2020
Libertação de reclusos: PSD estranha “urgência da medida” e não compreende os critérios
    André Coelho Lima considera a libertação de reclusos como medida para conter a propagação da Covid-19 “difícil de compreender”, tendo em conta o período excecional que vivemos e que exige de todos os cidadãos particular sentido de responsabilidade.
02-04-2020
Arrendamento: é crucial garantir a estabilidade dos contratos, controlar a incerteza e garantir o direito à habitação
    Cristóvão Norte refere que tempos extraordinários exigem a adoção de medidas extraordinárias.
02-04-2020
Covid-19: PSD questiona o Governo sobre proteção às vítimas de violência doméstica
    Perante as medidas de confinamento e isolamento domiciliário que se impõem no combate à atual pandemia, os sociais-democratas alertam para um “exponencial aumento” de casos de violência doméstica.
02-04-2020
Covid-19: Helga Correia defende testes em todos os lares de idosos do distrito de Aveiro
    A deputada considera que é urgente que o governo proceda a uma sistematização das ações de apoio, despiste e disponibilização de material.
02-04-2020
PSD propõe extensão ao setor social do regime excecional de endividamento das autarquias
    Isaura Morais agradeceu a todas as instituições e organizações de solidariedade social “pelo serviço imprescindível que sempre prestaram e continuam a prestar nas nossas comunidades”.
02-04-2020
Rui Rio: “a banca não pode querer ganhar dinheiro com a crise”
    O líder do PSD lembra que a banca, que “deve muito, mesmo muito, a todos os portugueses”, deve agora cumprir com a sua parte, ajudando as “famílias e as empresas” e promovendo “o crescimento e o emprego”.
01-04-2020
Covid-19: PSD propõe campanha de sensibilização para evitar regresso de emigrantes e não residentes ao interior
    Com o período da Páscoa a aproximar-se, o PSD apresentou 4 propostas que visam contribuir para evitar a propagação da Covid-19, sobretudo para os territórios do Interior.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas