Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
É urgente dar resposta às consultas, exames e cirurgias que foram adiadas
Cláudia Bento alerta que, só nos cuidados primários, foram adiadas cerca de 840 mil consultas médicas e 990 mil consultas de enfermagem.
Cláudia Bento alerta que não será fácil nem rápido recuperar todas as consultas e cirurgias que ficaram por fazer no SNS, em virtude da pandemia. Segundo a deputada, até abril ficaram por realizar, nos cuidados primários, cerca de 840 mil consultas médicas e 990 mil consultas de enfermagem e a nível dos cuidados hospitalares ficaram por realizar 540 mil consultas de especialidade médica, 51 mil cirurgias e cerca de 400 mil episódios de urgência.

Para o PSD, refere a deputada, é dever do SNS começar a dar resposta às consultas, exames e cirurgias que ficaram adiadas devidas às restrições impostas pela pandemia. “É crucial garantir que existem recursos suficientes e desenvolver protocolos de proteção para os profissionais e doentes, para que estes possam confiar e procurar os cuidados de saúde que necessitam.

Contudo, Cláudia Bento recorda que esta degradação do acesso aos cuidados de saúde não é só de agora, nem se deve apenas ao Covid-19. “Os dados oficiais indicam que, nos últimos anos, se verificou uma diminuição do número de consultas médicas presenciais nos cuidados de saúde primários, bem como uma redução do número de doentes operados nos hospitais públicos. Aumento, só mesmo no tempo de espera para cirurgias.”

Sublinhando que com a união de esforços entre setores público, privado e social poderemos resolver este problema de falta de acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde, Cláudia Bento questiona por que razão insiste o Governo em não seguir este caminho.
08-06-2020 Partilhar Recomendar
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro requerem acesso a contrato de aquisição de vacinas contra a GripeA
    Deputadas querem conhecer qual o montante e quantidade de doses fornecidas
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro solicitam acesso a relatórios de acompanhamento e controlo das convenções na área da hemodiálise
    Deputadas pretendem aferir sobre o cumprimento das convenções, qualidade e acessibilidade da prestação destes cuidados de saúde nos últimos três anos
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas