Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Covid-19: “Equilíbrio orçamental” da Lei das Finanças Regionais deve ser suspenso para se apoiar famílias e empresas
O PSD apresentou uma iniciativa nesse sentido.
O PSD apresentou duas iniciativas que visam a suspensão de alguns artigos do Lei das Finanças das Regiões Autónomas e a remissão do pagamento dos encargos decorrentes do empréstimo PAEF, por forma a dotar a Região de todos os meios financeiros possíveis para fazer face aos efeitos da Covid-19.
De acordo com a deputada Sara Madruga da Costa, estas iniciativas só se justificam porque “há mais de três meses que o governo socialista ignora os pedidos de ajuda e de solidariedade efetuados pela Madeira. Pedidos de ajuda e solidariedade que são urgentes, feitos por uma Região que é um exemplo de sucesso no combate à pandemia. Pedidos que são da mais inteira justiça e razoabilidade no atual contexto de grave crise que vivemos.”
Sara Madruga da Costa alerta que a Região Autónoma da Madeira precisa de uma ajuda imediata para acudir as famílias e as empresas madeirenses. “Até agora, foi enorme o esforço que a Madeira suportou para fazer face à pandemia, um esforço feito em grande medida pelo Orçamento Regional, tendo a Região já disponibilizado mais de quatrocentos e quarenta milhões de euros”, assinalou a parlamentar.
No mesmo debate, António Ventura, deputado eleito pela Região Autónoma dos Açores, afirmou que a suspensão dos artigos 16.º e 40.º da Lei das Finanças das Regiões Autónomas, “permite aos Açores acudir às famílias, às empresas, ou seja, permite fazer face às consequências negativas da Covid-19 na Região.” O social-democrata afirmou ainda que esta pandemia trouxe à evidência a necessidade premente de, numa futura revisão constitucional, existirem alterações ao Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, no sentido de dotar a região “de mais autonomia na decisão política na defesa da saúde e da segurança dos açorianos.”

04-06-2020 Partilhar Recomendar
17-07-2020
Sara Madruga da Costa: “ministro das Finanças deve um pedido de desculpas” à Madeira
    A deputada acusa o ministro das Finanças de ter "faltado à verdade".
10-07-2020
Registo internacional de navios da Madeira é “exemplo de sucesso extraordinário”
    Sara Madruga da Costa apresentou a proposta do PSD que visa aumentar o crescimento, a competitividade e as potencialidades do registo.
07-07-2020
Açores: 24 anos de governação socialista originaram uma “triste realidade social e económica”
    A declaração foi proferida por António Ventura no Plenário.
26-06-2020
PPP’s nas Regiões Autónomas devem ser decididas pelos Governos Regionais
    Sara Madruga da Costa apresentou a iniciativa do PSD.
08-06-2020
“Bazuca económica que vem de Bruxelas” deve dar origem a “bazuca de soluções” para os Açores
   
28-05-2020
Parlamento debate iniciativa do PSD de suspensão Lei das Finanças Regionais na próxima quinta-feira
    Sara Madruga da Costa congratula-se com a calendarização da discussão, esperando que “a República deixe de colocar entraves às respostas que o Governo Regional precisa de dar, com urgência, a todos os madeirenses”.
15-05-2020
Suspensão do “equilíbrio orçamental” da Lei das Finanças Regionais e da obrigação do cumprimento do empréstimo da República à Madeira
    O grupo parlamentar do PSD apresentou duas iniciativas que visam aumentar a capacidade de resposta das regiões autónomas face à atual pandemia de covid-19.
04-05-2020
Suspensão de taxas aeroportuárias para as companhias aéreas que voam para a Madeira
    O PSD questionou ao ministro das Infraestruturas se o Governo pretende desenvolver alguma iniciativa no sentido de suspender ou flexibilizar a cobrança de taxas aeroportuárias às companhias aéreas que operam na Região Autónoma da Madeira.
08-04-2020
POSEI: deputados dos arquipélagos defendem reforço de verbas para enfrentar a pandemia
    Os sociais-democratas eleitos pelos Açores e Madeira defendem o aumento financeiro do Programa de Opções Específicas para fazer face ao Afastamento e à Insularidade.
07-04-2020
Deputados do PSD/Açores defendem discriminação positiva dos apoios da UE para a região
    Paulo Moniz e António Ventura querem saber “quando estarão disponíveis e acessíveis todas estas ajudas da União Europeia específicas para os Açores”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas