Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Condições das forças de segurança, PSD quer ouvir os responsáveis da PSP e GNR
O PSD considera que este é o momento para se fazer uma análise e um balanço acerca das condições que foram e são proporcionadas às forças de segurança para exercerem cabalmente as suas funções.
O PSD quer ouvir no Parlamento o diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) e o comandante-geral da Guarda Nacional Republicana (GNR) sobre as condições proporcionadas às forças de segurança no exercício de funções.
Os deputados começam por elogiar o “espírito de missão” dos agentes destas forças de segurança, que tiveram um “papel fundamental no combate ao surto pandémico”. “Além do reconhecimento do espírito de missão e do empenho dos seus profissionais, que se julga dever ser sublinhado, o PSD considera que é também o momento para se fazer uma análise e um balanço acerca das condições que foram e são proporcionadas às forças de segurança para exercerem cabalmente as suas funções, das restrições e condicionantes que porventura sentem no domínio dos seus recursos humanos e materiais, e dos resultados operacionais que cada força obteve e espera obter”, referem os deputados social-democratas.
No requerimento que deu entrada, na Assembleia da República, esta sexta-feira, os deputados saúdam as “ações executadas pelas forças de segurança, em particular pela PSP e pela GNR, enquanto vigorou o estado de emergência, e as que continuam a ser desenvolvidas durante a atual vigência do estado de calamidade, foram, e são, fundamentais para a segurança e para a proteção da saúde de todos”.
O PSD destaca ainda as “inúmeras ações de prestação de auxílio às pessoas idosas e mais vulneráveis, em particular no apoio aos lares, e também quanto à circulação dos bens essenciais e de primeira necessidade”. “Tais ações concretizam de forma expressiva o elevado sentido ético e de responsabilidade que são apanágio das nossas forças de segurança”, assinalam.
Considerando ser tempo de “perspetivar e preparar o futuro” na PSP e GNR, o PSD entende que “o Parlamento não deve ficar alheado” destas estratégias, motivo pelo qual requereu a audição dos responsáveis máximos de cada uma destas forças de segurança na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direito, Liberdades e Garantias (1.ª Comissão da Assembleia da República).

18-05-2020 Partilhar Recomendar
26-05-2020
Faltam meios aéreos no combate a incêndios pelo quarto ano consecutivo
    O PSD acusa o Governo de não colocar à disposição das populações os meios aéreos necessários de combate a incêndios nos distritos de Braga, Portalegre, Setúbal e Beja.
12-05-2020
Lei da nacionalidade: alterações sucessivas propostas pela esquerda são inadequadas
    Os deputados do PSD encaram “com apreensão” este carrossel de mudanças e consideram que a lei em vigor é das “mais generosas da Europa”.
05-05-2020
Comemorações do 1.º de Maio: Governo “atirou dinamite para as pessoas que queriam proteger”
    Carlos Peixoto acusou o Governo de “ter medo da CGTP”.
25-04-2020
Agentes da PSP estão a pagar máscaras de proteção individual para cumprirem missões
    Os deputados do PSD querem saber se “foram dadas orientações superiores para os profissionais da PSP adquirirem a suas expensas as máscaras de proteção individual”.
23-04-2020
Autoridades desconhecem quantos hostels e pensões servem de alojamento de imigrantes e refugiados
    Os sociais-democratas estão preocupados com o “pingue-pongue” de passagem de responsabilidades públicas sobre as condições de alojamento dos requerentes de asilo.
09-04-2020
Covid19: Corporações de Bombeiros e do INEM devem ter equipamento de proteção individual completo
    O PSD confrontou o Ministro da Administração Interna com as denúncias de falta de material, uma situação que “não salvaguarda nem a segurança destes profissionais nem a dos cidadãos em geral”.
08-04-2020
Libertação de reclusos: PSD considera que a “iniciativa não promove uma ação humanitária, mas sim uma redução arbitrária”
    O deputado reiterou a oposição do PSD ao regime excecional de flexibilização da execução das penas.
07-04-2020
PSD recusa perdão de penas e só admite prisão domiciliária para grupos de risco
    A posição dos sociais-democratas foi expressa por André Coelho Lima.
07-04-2020
PSD questiona Governo sobre equipamentos de proteção individual e realização de testes aos elementos das forças de segurança
    Os sociais-democratas querem respostas do ministro da Administração Interna.
03-04-2020
Libertação de reclusos: PSD estranha “urgência da medida” e não compreende os critérios
    André Coelho Lima considera a libertação de reclusos como medida para conter a propagação da Covid-19 “difícil de compreender”, tendo em conta o período excecional que vivemos e que exige de todos os cidadãos particular sentido de responsabilidade.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas