Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Suspensão do “equilíbrio orçamental” da Lei das Finanças Regionais e da obrigação do cumprimento do empréstimo da República à Madeira
O grupo parlamentar do PSD apresentou duas iniciativas que visam aumentar a capacidade de resposta das regiões autónomas face à atual pandemia de covid-19.

O grupo parlamentar do PSD apresentou, esta quinta-feira, duas iniciativas legislativas que visam aumentar a capacidade de resposta das regiões autónomas para fazer face à atual pandemia de covid-19.

No primeiro projeto de lei, os deputados social-democratas propõem a suspensão dos artigos 16.º e 40.º da Lei das Finanças das Regiões Autónomas (Lei Orgânica n.º 2/2013, de 2 de setembro), que desobrigam as regiões autónomas do cumprimento do princípio do equilíbrio orçamental, em que as receitas devem cobrir todas as despesas (art.º 16); e, do art.º 40, permitindo que os governos regionais deixem de estar sujeitos aos limites à dívida regional. Esta suspensão é justificada com a necessidade de os governos das regiões insulares terem de “atenuar os efeitos da atual pandemia nas economias regionais, evitando a escalada da pobreza e da falência de empresas”.

Numa segunda iniciativa, que deu entrada, no Parlamento, o PSD quer “libertar” a Região da Madeira do pagamento imediato das próximas prestações do empréstimo contraído do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro da Região Autónoma da Madeira (“PAEF-RAM”), concedido pela República à Região Autónoma da Madeira, em janeiro de 2012, um empréstimo que ascendeu ao montante de 1,5 mil milhões de euros. O PSD entende que prioridade é “mobilizar ou redirecionar todos os recursos e meios possíveis e disponíveis” para combater a crise. Ao isentar temporariamente a Madeira do pagamento daquele empréstimo – e as duas próximas prestações do empréstimo do PAEF vencem em julho de 2020 e janeiro de 2021, no montante de 48 milhões de euros cada uma, o que perfaz um total de 96 milhões de euros –, o PSD propõe a concentração dos recursos disponíveis para o exercício da “atividade económica das empresas regionais e ao rendimento das famílias madeirenses e porto-santenses, incluindo as medidas de caráter social”.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus está a afetar setores fundamentais dos dois arquipélagos, em especial, a atividade turística, a agricultura e as pescas.

15-05-2020 Partilhar Recomendar
23-07-2020
Adão Silva: função do PSD é estar ao “serviço dos portugueses”
    O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD considera que "é preciso encontrar soluções no âmbito económico, no âmbito social, no âmbito político para que rapidamente Portugal reencontre os horizontes de esperança e de confiança".
17-07-2020
Covid-19: PSD defende reuniões epidemiológicas quinzenais no Parlamento, PS e PCP recusam
    Na votação, que decorreu esta quarta-feira na Comissão de Saúde, PS e PCP votaram contra a proposta apresentada pelos sociais-democratas.
17-07-2020
Sara Madruga da Costa: “ministro das Finanças deve um pedido de desculpas” à Madeira
    A deputada acusa o ministro das Finanças de ter "faltado à verdade".
13-07-2020
Covid-19: PSD defende reuniões epidemiológicas quinzenais e transmitidas pelo Canal Parlamento
    O PSD considera que é necessário “adotar, na nova fase que se avizinha, um novo modelo” que dê privilégio à “função parlamentar na defesa da saúde pública”.
10-07-2020
Registo internacional de navios da Madeira é “exemplo de sucesso extraordinário”
    Sara Madruga da Costa apresentou a proposta do PSD que visa aumentar o crescimento, a competitividade e as potencialidades do registo.
07-07-2020
Açores: 24 anos de governação socialista originaram uma “triste realidade social e económica”
    A declaração foi proferida por António Ventura no Plenário.
26-06-2020
PPP’s nas Regiões Autónomas devem ser decididas pelos Governos Regionais
    Sara Madruga da Costa apresentou a iniciativa do PSD.
19-06-2020
Voto de pesar pelo falecimento do primeiro profissional de Saúde vítima da COVID-19 em Portugal
    Os sociais-democratas entendem que o falecimento deste profissional de saúde evidencia o "enorme risco a que estão sujeitos os nossos profissionais de saúde".
08-06-2020
“Bazuca económica que vem de Bruxelas” deve dar origem a “bazuca de soluções” para os Açores
   
04-06-2020
PSD apoia a criação de uma Comissão Eventual para acompanhar medidas de resposta à crise provocada pela pandemia
    Fernando Negrão declarou o apoio do PSD à criação desta Comissão Eventual.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas