Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Covid-19: Portugal precisa de um Programa de Emergência Social para minimizar o impacto da crise
Fernando Negrão afirma que “é tempo de nos focarmos nas pessoas.”

Fernando Negrão afirma que, no entendimento do PSD, “é tempo de nos focarmos nas pessoas. É tempo de construir, sem manobras de propaganda nem agendas partidárias.”

Foi com esse objetivo, adianta o deputado, que o PSD apresentou um Projeto de Resolução que complementa o Programa de Estabilidade 2020, com a apresentação de um Programa de Emergência Social e ação diplomática para seu financiamento Europeu.

Frisando que estes são tempos em que o Estado e a governação não podem falhar, sob pena de vermos instalar entre nós um manto de miséria que atingirá cada vez mais pessoas, Fernando Negrão alerta que existem já sinais muito preocupantes e que podem ficar expostos de repente numa explosão social, se quem decide não conseguir estar à altura dos tempos que vivemos.

“Todos os apoios sociais têm de ser acionados para evitar o pior, que seria juntar a uma crise pandémica uma rutura da economia e o falhanço do sistema de apoio social. Sabe-se que existem recursos que não chegam às pessoas em concreto e compete aos governantes encontrar as formas inovadoras e rápidas de apoio os mais pobres, os mais abandonados e os mais frágeis.”

Depois de louvar o “apoio inestimável” que as IPSS’s e as autarquias têm prestado, ao mesmo tempo que as ineficiências da segurança social atrasam os apoios do lay-off e hipotecam a vida de milhares de portugueses, Fernando Negrão declarou que “não basta anunciar medidas. É preciso saber concretizá-las, em tempo útil e com eficácia. Sem falhas técnicas. Sem burocracias desnecessárias. Sem desculpas.”

Para isso, adianta o deputado, deve o Governo avançar com um “Programa de Emergência Social” baseado na equidade, na justiça social, no reequilíbrio das contas públicas, mas, sobretudo, na salvaguarda dos rendimentos das famílias e na recuperação do tecido empresarial português. “O Governo tem o dever de não falhar aos portugueses e, por isso, esse “Programa de Emergência Social” deve em tempo útil apresentar a identificação, a quantificação e o calendário da execução de um conjunto de medidas coerentes, que possam minimizar o impacto da crise social que Portugal está a viver. Esta reposta é urgente e impõe-se”.

14-05-2020 Partilhar Recomendar
31-03-2020
Covid-19: PSD quer centro de rastreio em Bragança
    Os deputados do PSD consideram que esta é uma medida “absolutamente indispensável”.
31-03-2020
Covid-19: PSD apresentará propostas de melhoria dos diplomas do Governo, mas sem fazer “competição legislativa”
    Adão Silva refere que a preocupação do PSD passa por contribuir para a “melhoria e valorização das propostas de lei que o Governo trouxer” à Assembleia da República.
28-03-2020
Deputados eleitos pelo Algarve apelam a que posto de rastreio COVID-19 comece a funcionar em Portimão
    Centro de colheitas drive-thru COVID-19 está montado em Portimão, mas não está a funcionar.
27-03-2020
Covid-19: PSD quer medidas urgentes para proteger os idosos quando vão aos CTT
   
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas