Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD defende IVA de 6% nos suplementos vitamínicos
Os deputados do PSD alegam que estes suplementos assumem “uma importância significativa” para a proteção individual.

O PSD entregou um projeto de resolução, no Parlamento, a recomendar ao Governo a redução de 23 para 6% do IVA sobre suplementos vitamínicos que reforcem o sistema imunitário, à semelhança do que fez com a proposta para as máscaras e gel desinfetante.

No projeto, o grupo parlamentar social-democrata considera que “às substâncias nutrientes ou nutrimentos (vitaminas e minerais) cuja ingestão fortaleça o sistema imunológico dos seus consumidores, assim produzindo um efeito benéfico no seu estado de saúde, deve também ser aplicável uma taxa reduzida de IVA”.

Depois de ter defendido no parlamento a redução do IVA para máscaras e gel desinfetante – medida que entrou em vigor na sexta-feira, depois de ter sido promulgada pelo Presidente da República – o PSD pretende agora alargar essa medida aos suplementos vitamínicos.

Os deputados do PSD alegam que para proteção individual, à semelhança das máscaras e do gel desinfetante, e uma vez que ainda não existe uma vacina ou tratamento eficaz contra a covid-19, o “acesso facilitado” a determinadas “substâncias nutrientes ou nutrimentos, como sejam as vitaminas e os minerais”, assume também “uma importância significativa”.

O PSD cita ainda uma orientação da Direção Geral da Saúde que aconselha a suplementação através de vitaminas e minerais, salientando o surgimento de “trabalhos e contributos científicos” que têm sugerido, nos últimos meses, a sua utilização para o reforço do sistema imunitário. “Estão, aliás, a surgir trabalhos e contributos científicos sugerindo que os suplementos alimentares que contenham as vitaminas C e D, bem como outros micronutrientes, como o Zinco e o ácido Ómega-3, podem contribuir para que o sistema imunológico melhor combata a Covid-19, a par de outras infeções causadas pela denominada gripe comum”, destacam.

No entanto, segundo o PSD, a escolha das substâncias abrangidas por esta medida “constitui uma responsabilidade que incumbe ao Governo”.

A proposta de redução do IVA dos suplementos nutricionais foi manifestada por Rui Rio, no dia 16 de abril, no Parlamento, quando o Presidente do PSD defendeu a descida da taxa máxima de IVA também a todos os produtos que “cientificamente estejam comprovados que reforçam o sistema imunológico”.

12-05-2020 Partilhar Recomendar
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro requerem acesso a contrato de aquisição de vacinas contra a GripeA
    Deputadas querem conhecer qual o montante e quantidade de doses fornecidas
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro solicitam acesso a relatórios de acompanhamento e controlo das convenções na área da hemodiálise
    Deputadas pretendem aferir sobre o cumprimento das convenções, qualidade e acessibilidade da prestação destes cuidados de saúde nos últimos três anos
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas