Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Advogados devem ser contemplados pelos apoios extraordinários prestados aos trabalhadores independentes
Mónica Quintela mostra-se preocupada com “a precariedade e a situação difícil” dos advogados.

Mónica Quintela, deputada do PSD, interpelou a ministra da Justiça sobre as dificuldades que muitos advogados estão a atravessar por causa da paragem dos tribunais. A deputada mostra-se preocupada com “a precariedade e a situação difícil” dos advogados. Trata-se, segundo Mónica Quintela, de uma questão que não se prende diretamente a Caixa de Previdência de Advogados e Solicitadores (CPAS)”. “O problema da CPAS é anterior à pandemia. Prende-se com a organização da própria advocacia”, observou.

Mónica Quintela considera mesmo que os advogados, “à semelhança dos demais profissionais liberais, deveriam ter sido contemplados” pelas medidas extraordinárias que foram prestadas aos trabalhadores independentes e a todos aqueles que ficaram impedidos de trabalhar e registaram uma quebra total de atividade por causa da pandemia. “É importante que sejam prestados os necessários apoios. (..) Impunha-se que as defesas oficiosas fossem pagas escrupulosamente, que fosse possível uma antecipação do pagamento das defesas oficiosas e fosse feita a atualização da tabela dos honorários que não é atualizada desde 2004”, sublinhou.

A deputada questionou Francisca Van Dunem sobre a realização de atos de diligências processuais. Mónica Quintela manifestou não compreender, por exemplo, “a paragem dos tribunais superiores” e pediu agilização de determinadas diligências em sede processual.

Quanto à intenção do Governo de agendar para a próxima semana a discussão à alteração da lei da violência doméstica, Mónica Quintela questionou o momento para debater a questão. “Porquê alterar uma lei que é absolutamente estrutural numa única sessão? (…) Fiquei muito preocupada quando tive conhecimento disso. Estava à espera que tivéssemos tempo para discutir esta proposta de lei”, referiu.

Lina Lopes interpelou a ministra sobre a suspensão de prazos e regras específicas de citação e notificação das partes, assim como sobre a proposta do Governo para as férias judiciais em 2020, já que “segundo o número 11 do art. 7 da lei n.º 1-A/2020, de 19 de março, a Assembleia da República procede à adaptação, em diploma próprio, dos períodos de férias judiciais a vigorar em 2020”.

A deputada do PSD inquiriu ainda Francisca Van Dunem sobre se, no acesso aos tribunais, “vai ser feita a medição de temperatura aos funcionários, magistrados e demais intervenientes”, quando os tribunais não dispõem sequer de termómetros de infravermelhos.

29-04-2020 Partilhar Recomendar
23-07-2020
Adão Silva: função do PSD é estar ao “serviço dos portugueses”
    O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD considera que "é preciso encontrar soluções no âmbito económico, no âmbito social, no âmbito político para que rapidamente Portugal reencontre os horizontes de esperança e de confiança".
17-07-2020
Covid-19: PSD defende reuniões epidemiológicas quinzenais no Parlamento, PS e PCP recusam
    Na votação, que decorreu esta quarta-feira na Comissão de Saúde, PS e PCP votaram contra a proposta apresentada pelos sociais-democratas.
13-07-2020
Covid-19: PSD defende reuniões epidemiológicas quinzenais e transmitidas pelo Canal Parlamento
    O PSD considera que é necessário “adotar, na nova fase que se avizinha, um novo modelo” que dê privilégio à “função parlamentar na defesa da saúde pública”.
10-07-2020
Justiça: “quando tudo é prioritário, nada é prioritário”
    André Coelho Lima confrontou a Ministra da Justiça com a incoerência da Lei que define os objetivos, prioridades e orientações de política criminal para o biénio de 2020-2022.
09-07-2020
PSD reafirma: é uma “ofensa brutal” portaria que prevê aumento de oito cêntimos para advogados
    Carlos Peixoto afirmou que a classe dos advogados está a ser profundamente maltratada por este Governo.
25-06-2020
PSD continua a querer “uma verdadeira reforma da justiça portuguesa e não apenas uma gestão do quotidiano”
    André Coelho Lima revelou a preocupação do PSD com esta que é uma área nuclear no funcionamento da democracia.
25-06-2020
“Vivem-se tempos perigosos na justiça”
    Mónica Quintela revelou a preocupação do PSD por ver que os processos onde estão a ser investigadas e acusadas figuras que estiveram ao leme de Portugal “são como as procissões, ainda vão no adro”.
25-06-2020
A ideia de que a justiça é injusta e desigual “é uma incontornável evidência”
    Os sociais-democraatas contestam ainda a falta de vontade do PS e do Governo de combater a corrupção.
19-06-2020
Voto de pesar pelo falecimento do primeiro profissional de Saúde vítima da COVID-19 em Portugal
    Os sociais-democratas entendem que o falecimento deste profissional de saúde evidencia o "enorme risco a que estão sujeitos os nossos profissionais de saúde".
18-06-2020
Ministra da Justiça nomeou como adjunto um Procurador castigado no âmbito de um processo de corrupção
    André Neves afirma que este comportamento não ajuda nada à perceção dos portugueses sobre a corrupção.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas