Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Reabertura do Ensino Superior deve acautelar todas as condições de segurança
Os deputados do PSD questionaram o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre o regresso às aulas presenciais nas instituições de ensino superior.

Os deputados do PSD questionaram esta terça-feira o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre o regresso às aulas presenciais nas instituições de ensino superior.

Durante uma audição, no Parlamento, Isabel Lopes alertou o ministro Manuel Heitor para a necessidade de os meios de proteção individual, como máscaras, luvas e gel desinfetante, serem assegurados para o regresso ao ensino presencial no ensino superior, previsto gradualmente a partir de 4 de maio. A social-democrata deu ainda conta de a anunciada abertura já ter sido contestada por algumas instituições, cujos “docentes já se adaptaram” ao ensino à distância, pelo que pediu esclarecimentos sobre como vai decorrer este processo.

A social-democrata Cláudia André questionou o ministro sobre a demora no resultado de alguns concursos para a atribuição de bolsas de doutoramento, pois “se os concursos de projetos relacionados com Covid-19 foram resolvidos com eficácia e demoraram cerca de 10 dias, o que é otimo e de louvar, porque é que os outros concursos, alguns de 2017, ainda estão por responder e resolver?”.

Margarida Balseiro Lopes confrontou Manuel Heitor com a realidade dos alunos deslocados, perguntando “de que forma estamos a salvaguardar a situação de alunos que tinham quartos e casas e que as entregaram por não terem expectativa de voltar”, estando agora perante a situação inversa, pois “vão ter de voltar mas não têm alternativa no que diz respeito ao alojamento”.

O deputado Alexandre Poço remeteu a sua intervenção para a necessidade de apoios no ensino à distância, nomeadamente para a aquisição de computadores, tablets, routers e similares. No âmbito do regresso ao ensino presencial, “e assumindo que o custo do alojamento é um entrave que se tende a agravar, equaciona a atribuição de um mês adicional no complemento de alojamento para estudantes deslocados?”, questionou.

A social-democrata Isaura Morais quis saber quando será efetivada a construção de uma residência de estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e os deputados Paulo Neves e Sara Madruga da Costa alertaram o ministro para a situação dos alunos do ensino superior na Madeira.
29-04-2020 Partilhar Recomendar
22-02-2010
Deputados do PSD questionam o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
    Sociais-democratas aproveitaram a discussão do Orçamento do Estado para o Ministério de Mariano Gago para pedir esclarecimentos
19-02-2010
PSD questiona possibilidade de reabertura da Linha de Apoio à Internacionalização de Patentes
    Deputados alertam a necessidade de proteger a criatividade nacional
19-02-2010
PSD pede divulgação dos dados referentes ao registo e licenciamento de patentes
    Deputados querem acesso ao número de pedidos nacionais, europeus e internacionais
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas