Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Telescola deixa de fora alunos com necessidades específicas
O PSD questionou o ministro da Educação sobre os apoios que estão a ser prestados no ensino à distância para alunos com necessidades específicas.
O PSD tem consciência de que a situação da pandemia da covid-19 que se abateu sobre as nossas comunidades educativas tem um impacto social e económico devastador. Por esse motivo, o PSD acaba de questionar o ministro da Educação sobre os apoios que estão a ser prestados no ensino à distância para alunos com necessidades específicas.

Para os deputados do PSD, “a escola inclusiva é aquela onde todos aprendem, onde ninguém fica para trás”, pelo que o atual modelo de telescola não minimiza certas “fragilidades”, concretamente “não responde à concretização da tão almejada educação inclusiva”.

Na pergunta ao ministro da Educação, o grupo parlamentar do PSD considera que “todos os recursos da escola devem orientar-se para uma ação comum que garanta o direito de todos os alunos à educação”. “De facto, não há ‘#EstudoEmCasa para a Educação Inclusiva, o que vem acentuar as fragilidades”, critica o PSD, lembrando que a telescola atual “não prevê nem aulas de Língua Gestual Portuguesa, nem abrange a especificidade de grupos de alunos integrados nos centros de apoio à aprendizagem”.

Assim, o PSD pretende saber quais os recursos solicitados pelos diretores das escolas que estão a ser garantidos pelo Ministério, quantos alunos estão atualmente abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem e que suporte está a ser dado aos pais e cuidadores no âmbito da saúde mental e ao bem-estar das crianças e jovens.

Os deputados social-democratas querem ainda saber que “articulação está a ser feita entre as diferentes áreas governamentais” para assegurar que as escolas e as equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva consigam responder às necessidades específicas de todos os alunos.

O programa #EstudoEmCasa é um conjunto suplementar de recursos educativos destinados a alunos até ao ensino básico, criado pelo Ministério da Educação, e que começou esta segunda-feira a ser transmitido diariamente na RTP Memória. Desde 16 de março que todos os estabelecimentos de ensino estão encerrados, por decisão do Governo para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus. Mais de dois milhões de crianças e jovens, desde creches ao ensino superior, ficaram em casa e a maioria tem aulas à distância através de plataformas “online” ou trocas de “emails” com os seus professores. No entanto, há quem não tenha Internet ou equipamentos para poder acompanhar as aulas. O problema é mais dramático entre os alunos até aos 15 anos.

O PSD questiona:

  1. Que recursos adicionais já solicitados pelos diretores das escolas, nos termos do n.º 8 do art.º 10.º da Lei n.º 116/2019, de 14 de setembro estão a ser garantidos pelo Ministério da Educação?
  2. Quantos alunos estão atualmente abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão de acordo com a tipologia definida – medidas universais, seletivas e adicionais? Como se distribuem no território nacional?
  3. Que suporte está a ser dado aos pais e cuidadores de apoio no âmbito da saúde mental e ao bem-estar das crianças e dos jovens durante o surto do coronavírus (covid-19)?
  4. Que tipo de articulação está a ser feita entre as diferentes áreas governamentais para assegurar as pontes necessárias para que as Escolas e as Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva consigam cumprir a sua missão no desenho de respostas integradas para as necessidades educativas específicas de cada um?
  5. As aulas de Língua Gestual Portuguesa serão contempladas na programação do “#EstudoEmCasa” com um intérprete de Língua Gestual de forma a garantir apropriação dos conteúdos pelos alunos surdos, assim como para o acompanhamento dos pais e das mães com surdez?
21-04-2020 Partilhar Recomendar
17-03-2010
PSD acusa Governo de ter traído os parceiros sociais da educação
    Vânia Jesus teme que o Governo tenha desperdiçado a oportunidade que o PSD lhe deu para devolver a estabilidade às escolas
17-03-2010
Valores como os da assiduidade, disciplina, trabalho e rigor foram postos de parte nas escolas
    Emídio Guerreiro criticou o Estatuto do Aluno, a falta de responsabilização e defendeu um envolvimento de toda a comunidade educativa para evitar mais casos de «bullying»
16-03-2010
OPINIÃO / “Coisas de criança”
    “Não ligue, são coisas de criança”. Esta foi a resposta de um Director da Escola a uma mãe que se queixava das agressões de que o seu filho era vítima. Ao ver e ouvir isto num canal de TV senti uma raiva crescente. Não aceito, ninguém pode aceitar, esta ligeireza, esta desresponsabilização por parte de quem gere um espaço determinante na formação das gerações vindouras!
22-02-2010
PSD questiona Ministra da Educação sobre o Orçamento do Estado para 2010
    A gestão do parque escolar, o estatuto da carreira docente, os apoios aos alunos com necessidades educativas especiais e a distribuição de computadores pelo Governo foram alguns dos temas levantados pelos deputados do PSD
15-02-2010
OPINIÃO / (Des)Confiança no Ensino Superior?
    Nunca antes como hoje, em que vivemos ou queremos viver num mundo do conhecimento, a educação se tornou tão central e prioritária. Os países que querem ter futuro caminham a passos largos para ter a totalidade da sua população jovem com o Ensino Secundário completo e metade dela a concluir o Ensino Superior. Mas o desafio quantitativo tem de ser acompanhado também com níveis de qualidade pedagógica e investimento ambiciosos.
12-02-2010
PSD quer esclarecimentos sobre abuso fraudulento do Programa e-escola
    Denúncia de uma funcionária administrativa da Escola EB 2,3 José Anjos alerta para vulnerabilidade da utilização abusiva do programa
10-02-2010
Pedidos de abertura de novos cursos sem resposta do Governo
    PSD denuncia ausência de respostas da tutela de pedidos que remontam a 2006
09-02-2010
Paulo Batista Santos pede esclarecimentos sobre alargamento do Programa de Modernização do Parque Escolar nas escolas do concelho da Batalha
    Deputado pede acesso a novo projecto que inclui Escola Sede do Agrupamento de Escolas da Batalha – Escola Básica Mouzinho de Albuquerque
09-02-2010
Serviço de Acção Social Escolar está desajustado da realidade actual
    Deputados pedem esclarecimentos ao ministro Mariano Gago
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas