Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Faz todo o sentido prolongar o estado de emergência”, mas é “indispensável uma abertura gradual” da economia
No debate no Parlamento, esta quinta-feira, o Presidente do PSD defendeu “o uso generalizado de máscaras” de proteção individual como “absolutamente fundamental” para permitir a reabertura gradual da economia. Sabendo que a ciência só assegura uma vacina dentro de meses ou mais de um ano, Rui Rio entende que só há duas formas de “defender” as pessoas: aumentar a proteção individual e reforçar o sistema imunitário.

O líder do PSD apresentou três propostas concretas: a redução da taxa do IVA para certos bens considerados essenciais no combate à pandemia, como máscaras e desinfetantes, uma campanha de esclarecimento e um maior controlo sobre a especulação dos preços de certos bens essenciais.

“Passar a taxa de 23% de IVA sobre as máscaras e gel para a taxa reduzida de 6%”, concretiza Rui Rio, que propõe ainda a descida da taxa máxima de IVA também a todos os produtos que “cientificamente estejam comprovados que reforçam o sistema imunológico”.

O líder do PSD explica que neste momento também é “absolutamente indispensável o início de uma abertura gradual da nossa economia”, porque “cada dia que passa, mais difícil será recuperar a economia”. Para Rui Rio, é preciso encontrar, no curto prazo e no médio prazo, um equilíbrio entre “a proteção na saúde com uma abertura gradual da economia”. Permitir que certas atividades possam estar em pleno funcionamento, como a agricultura e a construção civil, são igualmente vitais para a retoma económica.

Rui Rio entende que o Governo deve “preparar o País para uma segunda vaga” do vírus, o que implica um planeamento e coordenação entre os vários ministérios (Saúde, Economia, Trabalho, Administração Interna e da Defesa), e a mobilização dos hospitais, que devem “reagir em rede” perante uma segunda vaga. “Temos de chegar ao inverno com melhor organização hospitalar, mais capacidade de proteção individual e com o nosso organismo com mais defesas naturais”, frisou.

Como balanço destas primeiras semanas de emergência nacional, Rui Rio saúda o esforço de todos os portugueses, que fez com o que o número de contágios passasse de 35% ao dia no início da pandemia, para “crescer a 5%” atualmente.

No plano sanitário, o líder do PSD apelou ainda à continuação do cumprimento das medidas de contenção: “Estamos a conseguir resultados positivos. Não podemos estragar tudo. Temos de continuar a cumprir. Não transformemos as boas noticias de hoje nas más notícias de amanhã”, alertou.

Rui Rio considera que “faz todo o sentido prolongar o estado de emergência” e, por isso, o PSD irá votar favoravelmente a prorrogação da medida.
16-04-2020 Partilhar Recomendar
23-07-2020
Adão Silva: função do PSD é estar ao “serviço dos portugueses”
    O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD considera que "é preciso encontrar soluções no âmbito económico, no âmbito social, no âmbito político para que rapidamente Portugal reencontre os horizontes de esperança e de confiança".
17-07-2020
Covid-19: PSD defende reuniões epidemiológicas quinzenais no Parlamento, PS e PCP recusam
    Na votação, que decorreu esta quarta-feira na Comissão de Saúde, PS e PCP votaram contra a proposta apresentada pelos sociais-democratas.
13-07-2020
Covid-19: PSD defende reuniões epidemiológicas quinzenais e transmitidas pelo Canal Parlamento
    O PSD considera que é necessário “adotar, na nova fase que se avizinha, um novo modelo” que dê privilégio à “função parlamentar na defesa da saúde pública”.
19-06-2020
Voto de pesar pelo falecimento do primeiro profissional de Saúde vítima da COVID-19 em Portugal
    Os sociais-democratas entendem que o falecimento deste profissional de saúde evidencia o "enorme risco a que estão sujeitos os nossos profissionais de saúde".
04-06-2020
PSD apoia a criação de uma Comissão Eventual para acompanhar medidas de resposta à crise provocada pela pandemia
    Fernando Negrão declarou o apoio do PSD à criação desta Comissão Eventual.
03-06-2020
Adão Silva: “Tem 70 membros no Governo e encomenda o trabalho a um privado”
   
28-05-2020
Covid-19: A sociedade civil esteve presente quando o Estado Social esteve ausente
    Hugo Carvalho enalteceu a resposta dada pela sociedade civil em tempos de pandemia.
28-05-2020
Covid-19: Setores da Saúde, Segurança Social e Educação necessitam de uma maior atenção por parte do governo
    Rui Cristina, Ofélia Ramos, Lina Lopes e Firmino Marques confrontaram o Governo com as preocupações do PSD.
21-05-2020
É necessário corrigir os desequilíbrios criados com o regime excecional para o pagamento de renda
    Márcia Passos enfatizou que os sociais-democratas pretendem que as relações entre senhorios e arrendatários sejam claras.
21-05-2020
“Governo ocupou o espaço mediático com questões menores, esquecendo que há muitos portugueses a passar dificuldades”
    André Coelho Lima considera que o período de Estado de Emergência ficou marcado por um conjunto de matérias em que “o Governo não andou bem”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas