Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Covid-19: PSD questiona o Governo sobre proteção às vítimas de violência doméstica
Perante as medidas de confinamento e isolamento domiciliário que se impõem no combate à atual pandemia, os sociais-democratas alertam para um “exponencial aumento” de casos de violência doméstica.
O PSD confrontou, esta quinta-feira, o Governo sobre as medidas para reforçar a proteção às vítimas de violência doméstica, alertando que o maior isolamento devido à pandemia de Covid-19 pode ser “um barril de pólvora” para o aumento desta tipologia de crimes.

Numa pergunta dirigida à ministra de Estado e da Presidência, os deputados social-democratas consideram que, “perante o atual estado de emergência em Portugal, com as medidas de confinamento e isolamento domiciliário que se impõem no combate à atual pandemia”, pode criar “um barril de pólvora no que respeita a um exponencial aumento de casos de violência doméstica”.

“Desde que o surto pandémico teve início e com as medidas de quarentena que foram impostas como a forma mais eficaz no combate ao novo coronavírus, muitos países têm registado um expressivo aumento do número de queixas por violência doméstica”, afirmam, apontando que em França se registou um aumento de 30% nas queixas nas primeiras duas semanas de quarentena.

O PSD avisa que, “perante uma evidente dificuldade acrescida em aceder aos serviços de apoio, a recorrer a cuidados médicos, corre-se o risco de haver maior silenciamento por parte das vítimas”.

Nesse sentido, o PSD “quer saber que medidas concretas tenciona o Governo tomar, num curto prazo, de forma a minimizar o risco do exponencial aumento dos casos de violência doméstica durante a pandemia”.

Os deputados questionam o Executivo sobre o reforço dos atuais meios de proteção às vítimas de violência doméstica e pedem garantias de que “após o contacto telefónico, ou o envio de email, existe uma adequada e atempada resposta aos pedidos de ajuda”

O PSD pede ainda garantias de “atempada e adequada proteção às vítimas sem acesso a meios de comunicação, telefone ou a meios informáticos” e o reforço dos meios de proteção para as vítimas de violência especialmente vulneráveis, “como crianças, idosos, e as que estão incluídas em grupos de risco, designadamente deficientes que dependem da ajuda de outros”.

02-04-2020 Partilhar Recomendar
15-05-2020
Suspensão do “equilíbrio orçamental” da Lei das Finanças Regionais e da obrigação do cumprimento do empréstimo da República à Madeira
    O grupo parlamentar do PSD apresentou duas iniciativas que visam aumentar a capacidade de resposta das regiões autónomas face à atual pandemia de covid-19.
14-05-2020
Proibição dos festivais: não pode haver dois pesos e duas medidas
    Paulo Rio de Oliveira manifestou as dúvidas do PSD em relação às opções do Governo.
14-05-2020
Covid-19: Portugal precisa de um Programa de Emergência Social para minimizar o impacto da crise
    Fernando Negrão afirma que “é tempo de nos focarmos nas pessoas.”
14-05-2020
Alunos do 11.º e 12.º anos podem ficar sem transporte no regresso às escolas
    Os social-democratas recordam os alertas de entidades, operadoras e municípios de todo o país que “afirmam não ter uma resposta capaz para os estudantes”.
13-05-2020
Covid-19: É necessário um Plano de Emergência Social para acudir aos que estão numa situação de maior fragilidade
    Clara Marques Mendes frisa que é fundamental apoiar os mais vulneráveis.
12-05-2020
Lei da nacionalidade: alterações sucessivas propostas pela esquerda são inadequadas
    Os deputados do PSD encaram “com apreensão” este carrossel de mudanças e consideram que a lei em vigor é das “mais generosas da Europa”.
12-05-2020
PSD propõe isenção de taxas para hospitais de campanha
    Para os social-democratas, a possibilidade de às autarquias locais e às comunidades intermunicipais vir a ser exigido algum pagamento é injusta e socialmente incompreensível.
08-05-2020
Parlamento aprova projeto de lei do PSD para alargar “lay-off” aos sócios-gerentes
   
06-05-2020
Covid-19: PSD propõe campanha de sensibilização sobre o depósito dos resíduos domésticos
    Bruno Coimbra sublinhou que, em tempos de crise pandémica, a gestão de resíduos ganha ainda maior importância.
06-05-2020
Direitos dos alunos não podem ser colocados em causa
    António Cunha deixou uma palavra de apreço para com as escolas, os seus diretores e corpo docente, pois estes têm sido inteligentes e diligentes na resolução dos problemas das escolas.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas