Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Covid-19: PSD quer medidas urgentes para proteger os idosos quando vão aos CTT
Os idosos são um dos grupos de maior risco da pandemia de Covid-19, podendo, não obstante as medidas restritivas de circulação impostas pelo estado de emergência, deslocar-se às estações dos CTT para efetuarem o levantamento das pensões de reforma e demais prestações sociais. Não só pela idade, mas também pela saúde frágil, os idosos acorrem, sobretudo, nos dias 4 e 9 de cada mês, às estações dos correios para receberem as pensões a que têm direito, situação que exige cuidados acrescidos de afastamento social e de higienização.

O grupo parlamentar do PSD acaba de recomendar ao Governo que implemente medidas urgentes para garantir mais proteção dos idosos quando vão aos postos dos correios. O PSD alerta “as Juntas de Freguesia e os Municípios, para que durante o período dos dias 4 a 9 de cada mês, disponibilizem equipas que, em articulação com os responsáveis por cada uma das Lojas CTT, acompanhem, supervisionem e organizem os idosos que possam necessitar de deslocação a essas lojas para aquele indicado fim, sensibilizando-os a respeitar essas mesmas regras de afastamento no interior e a aceitar os procedimentos de higienização das mãos de acordo com os produtos desinfetantes disponíveis”.

Uma parte dos pensionistas, particularmente dos concelhos mais rurais, recebe as suas prestações sociais através de vale postal. No caso dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, o PSD recorda que uma elevada percentagem não dispõe de conta bancária e que, por isso mesmo, recebe a sua prestação através de vale postal. As pensões são pagas mensalmente e no caso das que são liquidadas através de vale postal, a emissão dos vales começa, por ordem alfabética, no dia 4 de cada mês e prolonga-se até ao dia 9 em conjunto com o complemento solidário para idosos. No caso do RSI, o pagamento é feito habitualmente a 23, sendo que noutras prestações, o seu envio ocorre noutros dias do mês.

O PSD quer assim evitar uma “espiral de contaminação” nos momentos de maior afluxo da população sénior. O PSD considera muito importante “o cumprimento das normas de afastamento social nestas operações de levantamentos das prestações sociais nas estações dos CTT, porventura com o apoio no espaço público (onde se formarão filas) das forças de segurança de cada um dos concelhos”.
As recomendações dos deputados do PSD

1 - O Governo implemente medidas rápidas que assegurem o cumprimento das normas de afastamento social nestas operações de levantamentos das prestações sociais nas Estações dos CTT, porventura com o apoio no espaço público (onde se formarão filas) das forças de segurança de cada um dos concelhos.

2 - As Juntas de Freguesia e os Municípios para que durante o período dos dias 4 a 9 de cada mês, disponibilizem equipas que, em articulação com os responsáveis por cada uma das Lojas CTT, acompanhem, supervisionem e organizem os idosos que possam necessitar de deslocação a essas Lojas para aquele indicado fim, sensibilizando-os a respeitar essas mesmas regras de afastamento no interior e a aceitar os procedimentos de higienização das mãos de acordo com os produtos desinfetantes disponíveis.


27-03-2020 Partilhar Recomendar
02-04-2020
Arrendamento: é crucial garantir a estabilidade dos contratos, controlar a incerteza e garantir o direito à habitação
    Cristóvão Norte refere que tempos extraordinários exigem a adoção de medidas extraordinárias.
02-04-2020
Covid-19: PSD questiona o Governo sobre proteção às vítimas de violência doméstica
    Perante as medidas de confinamento e isolamento domiciliário que se impõem no combate à atual pandemia, os sociais-democratas alertam para um “exponencial aumento” de casos de violência doméstica.
02-04-2020
Covid-19: Helga Correia defende testes em todos os lares de idosos do distrito de Aveiro
    A deputada considera que é urgente que o governo proceda a uma sistematização das ações de apoio, despiste e disponibilização de material.
02-04-2020
PSD propõe extensão ao setor social do regime excecional de endividamento das autarquias
    Isaura Morais agradeceu a todas as instituições e organizações de solidariedade social “pelo serviço imprescindível que sempre prestaram e continuam a prestar nas nossas comunidades”.
02-04-2020
Rui Rio: “a banca não pode querer ganhar dinheiro com a crise”
    O líder do PSD lembra que a banca, que “deve muito, mesmo muito, a todos os portugueses”, deve agora cumprir com a sua parte, ajudando as “famílias e as empresas” e promovendo “o crescimento e o emprego”.
01-04-2020
Covid-19: PSD propõe campanha de sensibilização para evitar regresso de emigrantes e não residentes ao interior
    Com o período da Páscoa a aproximar-se, o PSD apresentou 4 propostas que visam contribuir para evitar a propagação da Covid-19, sobretudo para os territórios do Interior.
31-03-2020
Covid-19: PSD quer centro de rastreio em Bragança
    Os deputados do PSD consideram que esta é uma medida “absolutamente indispensável”.
31-03-2020
Covid-19: PSD apresentará propostas de melhoria dos diplomas do Governo, mas sem fazer “competição legislativa”
    Adão Silva refere que a preocupação do PSD passa por contribuir para a “melhoria e valorização das propostas de lei que o Governo trouxer” à Assembleia da República.
28-03-2020
Deputados eleitos pelo Algarve apelam a que posto de rastreio COVID-19 comece a funcionar em Portimão
    Centro de colheitas drive-thru COVID-19 está montado em Portimão, mas não está a funcionar.
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas