Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Covid-19: PSD quer medidas urgentes para proteger os idosos quando vão aos CTT
Os idosos são um dos grupos de maior risco da pandemia de Covid-19, podendo, não obstante as medidas restritivas de circulação impostas pelo estado de emergência, deslocar-se às estações dos CTT para efetuarem o levantamento das pensões de reforma e demais prestações sociais. Não só pela idade, mas também pela saúde frágil, os idosos acorrem, sobretudo, nos dias 4 e 9 de cada mês, às estações dos correios para receberem as pensões a que têm direito, situação que exige cuidados acrescidos de afastamento social e de higienização.

O grupo parlamentar do PSD acaba de recomendar ao Governo que implemente medidas urgentes para garantir mais proteção dos idosos quando vão aos postos dos correios. O PSD alerta “as Juntas de Freguesia e os Municípios, para que durante o período dos dias 4 a 9 de cada mês, disponibilizem equipas que, em articulação com os responsáveis por cada uma das Lojas CTT, acompanhem, supervisionem e organizem os idosos que possam necessitar de deslocação a essas lojas para aquele indicado fim, sensibilizando-os a respeitar essas mesmas regras de afastamento no interior e a aceitar os procedimentos de higienização das mãos de acordo com os produtos desinfetantes disponíveis”.

Uma parte dos pensionistas, particularmente dos concelhos mais rurais, recebe as suas prestações sociais através de vale postal. No caso dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, o PSD recorda que uma elevada percentagem não dispõe de conta bancária e que, por isso mesmo, recebe a sua prestação através de vale postal. As pensões são pagas mensalmente e no caso das que são liquidadas através de vale postal, a emissão dos vales começa, por ordem alfabética, no dia 4 de cada mês e prolonga-se até ao dia 9 em conjunto com o complemento solidário para idosos. No caso do RSI, o pagamento é feito habitualmente a 23, sendo que noutras prestações, o seu envio ocorre noutros dias do mês.

O PSD quer assim evitar uma “espiral de contaminação” nos momentos de maior afluxo da população sénior. O PSD considera muito importante “o cumprimento das normas de afastamento social nestas operações de levantamentos das prestações sociais nas estações dos CTT, porventura com o apoio no espaço público (onde se formarão filas) das forças de segurança de cada um dos concelhos”.
As recomendações dos deputados do PSD

1 - O Governo implemente medidas rápidas que assegurem o cumprimento das normas de afastamento social nestas operações de levantamentos das prestações sociais nas Estações dos CTT, porventura com o apoio no espaço público (onde se formarão filas) das forças de segurança de cada um dos concelhos.

2 - As Juntas de Freguesia e os Municípios para que durante o período dos dias 4 a 9 de cada mês, disponibilizem equipas que, em articulação com os responsáveis por cada uma das Lojas CTT, acompanhem, supervisionem e organizem os idosos que possam necessitar de deslocação a essas Lojas para aquele indicado fim, sensibilizando-os a respeitar essas mesmas regras de afastamento no interior e a aceitar os procedimentos de higienização das mãos de acordo com os produtos desinfetantes disponíveis.


27-03-2020 Partilhar Recomendar
04-06-2020
PSD apoia a criação de uma Comissão Eventual para acompanhar medidas de resposta à crise provocada pela pandemia
    Fernando Negrão declarou o apoio do PSD à criação desta Comissão Eventual.
03-06-2020
Adão Silva: “Tem 70 membros no Governo e encomenda o trabalho a um privado”
   
28-05-2020
Covid-19: A sociedade civil esteve presente quando o Estado Social esteve ausente
    Hugo Carvalho enalteceu a resposta dada pela sociedade civil em tempos de pandemia.
28-05-2020
Covid-19: Setores da Saúde, Segurança Social e Educação necessitam de uma maior atenção por parte do governo
    Rui Cristina, Ofélia Ramos, Lina Lopes e Firmino Marques confrontaram o Governo com as preocupações do PSD.
21-05-2020
É necessário corrigir os desequilíbrios criados com o regime excecional para o pagamento de renda
    Márcia Passos enfatizou que os sociais-democratas pretendem que as relações entre senhorios e arrendatários sejam claras.
21-05-2020
“Governo ocupou o espaço mediático com questões menores, esquecendo que há muitos portugueses a passar dificuldades”
    André Coelho Lima considera que o período de Estado de Emergência ficou marcado por um conjunto de matérias em que “o Governo não andou bem”.
21-05-2020
Covid-19: capacidade de ocupação do Hostel Aykibom em Lisboa que acolhe refugiados
    Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Lisboa pedem explicações ao Governo sobre a competência de fiscalização das condições de habitabilidade deste Hostel.
20-05-2020
PSD propõe prolongamento da possibilidade de resgate dos PPR, PPE e PPR/E sem penalização
    Os sociais-democratas apresentaram um projeto de lei nesse sentido.
15-05-2020
Os verdadeiros “craques” são as empresas e os trabalhadores
    Nuno Carvalho louvou as empresas e os trabalhadores pelo trabalho que têm desenvolvido em prol da economia portuguesa.
15-05-2020
Suspensão do “equilíbrio orçamental” da Lei das Finanças Regionais e da obrigação do cumprimento do empréstimo da República à Madeira
    O grupo parlamentar do PSD apresentou duas iniciativas que visam aumentar a capacidade de resposta das regiões autónomas face à atual pandemia de covid-19.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
08-06-2020 Sessão Plenária
09-06-2020 Sessão Plenária
16-06-2020 Comissões parlamentares
17-06-2020 Comissões parlamentares
17-06-2020 Sessão Plenária
18-06-2020 Sessão Plenária
19-06-2020 Sessão Plenária
22-06-2020 Comissões parlamentares
23-06-2020 Comissões parlamentares
24-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas