Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Covid-19: PSD concorda com o estado de emergência, “todos devemos ser soldados para ajudar Portugal”
Rui Rio anunciou que o PSD concorda com a declaração do estado de emergência na sequência da pandemia de Covid-19 e irá, por isso, votar favoravelmente o decreto proposto pelo Presidente da República. O Presidente do PSD reitera colaboração ao Governo neste combate, que “não é de um partido adversário, é o Governo de Portugal, que todos temos de ajudar neste momento”. “No combate a esta calamidade, o PSD não é oposição, é colaboração. Neste momento, temos de ser todos soldados na disponibilidade para ajudar Portugal a vencer com o menor número de baixas possível”, disse.

No debate sobre pedido de autorização da declaração do estado de emergência, esta quarta-feira, no Parlamento, Rui Rio explicou as “três razões fundamentais” para o PSD votar favoravelmente este grau do estado de exceção previsto na Constituição Portuguesa: por “uma questão de eficácia do combate”, para o “Governo ter os poderes que quiser e se quiser”; para “tranquilizar os portugueses, que neste momento precisam de saber que o Governo tem os meios necessários para atuar”; e “para evitar processos judiciais” futuros, nomeadamente “pedidos de indemnização por força de inconstitucionalidade de medidas já tomadas” pelo Executivo.

Rui Rio sublinha, no entanto, que o estado de emergência deve respeitar “o princípio da proporcionalidade”, quanto à extensão, duração das medidas e dos meios a utilizar”. “Usar na medida do necessário, mas não deixar de o fazer se necessário for”, especificou.

O líder do PSD considera que, no momento atual, “o investimento público prioritário não são pontes, estradas ou aeroportos”, mas “equipamentos para os profissionais de saúde, testes de diagnóstico e ventiladores”. “Este é o investimento público absolutamente estratégico para Portugal”, frisou.

Rui Rio elogiou o sentido cívico dos portugueses, que “estão a cumprir muito bem aquilo que a cada um de nós se exige” e desejou “coragem, nervos de aço e muita sorte” ao Primeiro-Ministro, porque a sorte do chefe do Governo é a sorte de Portugal.

18-03-2020 Partilhar Recomendar
19-02-2010
PSD preocupado com o orçamento para o sector da saúde
    Deputados do PSD questionaram a Ministra da Saúde sobre a sua dotação orçamental
19-02-2010
OPINIÃO / Crise Social vs Orçamento de Estado
    Poderia começar este artigo pelo orçamento, contudo, vou colocar a tónica na crise social que se arrasta. Aconteceu há dias, entre uma utente e uma assistente social de um dos Centros de Saúde do Algarve – na verdade poderia ter acontecido em qualquer parte do país.
15-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro pedem audição com presidente do Colégio de Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos e com o Coordenador do Plano Nacional de Saúde
    Deputadas questionam políticas governamentais de planeamento familiar e prevenção de doenças
11-02-2010
PSD contesta ausência do Programa Nacional de Combate à Obesidade Mórbida no Hospital de Braga
    Exclusão da unidade hospitalar de referência do Minho contraria tendência expressa pelos hospitais centrais e altamente credenciados do país
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro requerem acesso a contrato de aquisição de vacinas contra a GripeA
    Deputadas querem conhecer qual o montante e quantidade de doses fornecidas
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro solicitam acesso a relatórios de acompanhamento e controlo das convenções na área da hemodiálise
    Deputadas pretendem aferir sobre o cumprimento das convenções, qualidade e acessibilidade da prestação destes cuidados de saúde nos últimos três anos
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
15-04-2020 Comissões parlamentares
16-04-2020 Sessão Plenária
16-04-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas