Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Alberto Fonseca critica atraso do governo na transposição de diretivas comunitárias
O deputado sublinhou a importância destas diretivas para a competitividade da nossa economia, área que tem sido esquecida pelo “cativador” Mário Centeno.
O Parlamento debateu, esta sexta-feira, duas diretivas comunitárias, de dezembro de 2018 e de fevereiro de 2019, que visam a harmonização e simplificação do IVA no comércio intracomunitário, também com o propósito de combater a fraude fiscal. Em nome do PSD, Alberto Fonseca começou por criticar a demora do governo nesta transposição, sublinhando que esse atraso dificultou a vida às empresas e aos empresários, criando muitas dúvidas e um vazio durante várias semanas. “As diretivas deveriam ter sido transpostas para entrar em vigor no dia 1 de janeiro, o que aliás aconteceu na esmagadora maioria dos países da União Europeia,
mas já estamos a meio de fevereiro e em Portugal ainda as andamos a discutir. Pergunto o que é que o Governo andou a fazer todo este tempo, ainda para mais, não tendo, na sua exposição, mencionado ter realizado qualquer audição, nem anexado qualquer estudo, documento ou pareceres que tenham fundamentado a apresentação da Proposta de Lei. Se isto é próprio de um Governo que quer apostar na economia, então não sei o que é não apostar na economia.”
De seguida, o social-democrata recordou que, “ainda na última audição ao Ministro Mário Centeno, o Cativador, que em breve poderá vir a ser, Mário Centeno, o Desertor”, questionou o governante sobre o problema da estagnação da competitividade e a falta de medidas no Orçamento do Estado para a combater. “Na sua longa resposta, o Sr. Ministro teve a oportunidade de falar de tudo, desde a falta de investimento na ferrovia nos últimos 100 anos, ao aumento da qualificação dos jovens quando comparado com a década de 80. Enfim, de tudo menos daquilo que o Governo fez nos últimos 4 anos e o que pretende fazer no presente ano sobre esta matéria”.
“O PSD está, por regra, a favor de tudo o que seja quer simplificação, quer combate à fraude e evasão fiscal, mas não posso deixar de aproveitar a presença do Governo para questionar sobre a aplicação destas diretivas, em especial a primeira. Muito provavelmente devido às dúvidas e reclamações dos contribuintes, a Autoridade Tributária viu-se obrigada a emitir um ofício para esclarecer o Regulamento de Execução, antes mesmo da lei ser publicada”.
Apesar deste ofício, Alberto Fonseca enfatizou que subsistem algumas preocupações, nomeadamente: se o transporte for efetuado pelo próprio vendedor, torna-se bastante burocrático comprovar a transação e outra das preocupações é o prazo para apresentação da declaração do cliente que é bastante curto.
Tendo em contas estas preocupações, o social-democrata questionou ao governo o que pensa sobre isso e o que fez, pois as empresas precisam de se adaptar e tempo é algo que já não têm.
14-02-2020 Partilhar Recomendar
10-07-2020
Champions League em Portugal: Esperemos que os benefícios ultrapassem as perdas das isenções de impostos que o Governo vai dar
    Lina Lopes questionou ainda se o Governo vai tomar medidas, por forma a assegurar a saúde pública e evitar um surto epidémico.
09-07-2020
Tudo o que contribua para a proteção dos contribuintes é positivo
    António Ventura afirmou que “o PSD considera positivo tudo o que contribua para o caminho da simplificação, de clarificação, da melhor transparência e da proteção dos contribuintes”.
08-07-2020
Mário Centeno não tem “condições para exercer com independência e credibilidade o cargo de governador”
    Duarte Pacheco reafirma que o PSD é contra a nomeação de Mário Centeno para o cargo de governador do Banco de Portugal.
07-07-2020
Regulação do comércio eletrónico: “é necessário adaptar o IVA à era digital”
    Alberto Fonseca considera que é necessário colmatar algumas lacunas legislativas.
30-06-2020
Resgate de PPR sem penalizações: Parlamento aprova proposta do PSD
    A proposta permite o regate sem penalização dos subscritores de Planos de Poupança Reforma até 31 de dezembro.
26-06-2020
Alterações à Lei de Enquadramento Orçamental marcadas pela falta de transparência
    Margarida Balseiro Lopes contestou as alterações introduzidas pelo Governo.
09-06-2020
“Alguém acredita na independência do Banco de Portugal governado pelo Dr. Centeno”
    Duarte Pacheco defende a existência de um “período de nojo” entre o exercício de funções governativas e de governador do Banco de Portugal.
09-06-2020
Duarte Pacheco critica “teatro” do Governo que culmina na saída do ministro das Finanças
    O deputado espera que não venha a ocorrer “uma remodelação premiada à revelia do Parlamento” com a ida de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal.
27-05-2020
Atraso nos reembolsos do IRS: Governo deve devolver rapidamente impostos que recebeu a mais
    O PSD considera inaceitável no atual contexto a demora nos reembolsos do IRS para as famílias portuguesas.
20-05-2020
Rui Rio: o BES é “o maior crime de colarinho branco em Portugal”
   
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas