Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“O PS adiou, durante anos, um combate sério e rigoroso à corrupção”
Fernando Negrão lamentou a postura dos socialistas em relação ao fenómeno

Fernando Negrão afirmou, esta quinta-feira, que o “PS tem que se convencer que adiou, por anos, um combate sério e rigoroso à corrupção e que isso causou graves danos à economia, à credibilidade das autoridades, bem como à qualidade da democracia”.

O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD lembrou que “face às sucessivas resistências do PS no que respeita à discussão e apreciação de iniciativas concretas e exequíveis no combate à corrupção, o PSD decidiu avançar com a criação da Comissão Eventual para o Acompanhamento Político do Fenómeno da Corrupção, com o objectivo de criar e reforçar os mecanismos legislativos necessários a este combate”.

Na opinião do deputado as propostas apresentadas, durante o Plenário, demonstram que o PS sentiu-se “cercado e sem saída” e veio fazer o que os outros partidos fizeram em tempo oportuno. “Foi longo o esforço que todos fizemos para conseguir quase obrigar o PS a deixar de assobiar para o lado, enquanto quem investiga ia vendo reduzidos os seus meios, posta em causa a sua credibilidade e sentindo diminuir a sua capacidade de intervenção", acrescentou.

O social-democrata apontou vários dos erros dos diplomas que o Partido Socialista apresentou e deu como exemplo a proposta de excluir "os membros do Tribunal Constitucional da obrigação declarativa de rendimentos e património, o que faz sem dar qualquer explicação na respectiva exposição de motivos, quando a regra deve ser a de aumentar as entidades com essa obrigação e não diminuir".

No que diz respeito à prevenção, em especial na administração pública, o deputado considera “fundamental que o valor da 'integridade' seja verdadeiramente assumido pelas organizações e funcionários, o que terá como pressuposto indispensável, a exigência da constituição de um órgão forte e credível que tenha por missão despartidarizar a estrutura administrativa do estado”. Exemplo disso é a necessidade de as entidades reguladoras terem de sair da esfera do Governo e a urgência em tirar o Estado do mundo dos negócios.

22-04-2010 Partilhar Recomendar
Fernando Negrão responde ao pedido de esclarecimento feito por um deputado do Partido Socialista
16-04-2010
Governo está em falha com o Concelho da Maia
    No dia 12 de Abril os Deputados do PSD, eleitos pelo círculo do Porto efectuaram uma visita ao Concelho da Maia, tendo visitado os serviços de Justiça existentes, a esquadra da PSP em Moreira e a freguesia de Vila Nova da Telha, especificamente.
16-04-2010
PSD questina Governo sobre estratégia para a defesa da Língua Portuguesa
    No âmbito do processo comunitário, denominado "Acordo de Londres para aplicação do artigo 65° da Convenção da Patente Europeia”, que prevê a eliminação da obrigatoriedade de que todo o texto da patente europeia validada em Portugal seja traduzido para a Língua Portuguesa, o Grupo Parlamentar do PSD, nomeadamente pelos seus Deputados Vânia Jesus, Luísa Roseira, Teresa Morais, Rosário Águas, José Ferreira Gomes e Carlos Costa Neves, apresentou uma Pergunta ao Ministério da Justiça
13-04-2010
Ministro da Justiça ouvido em Comissão Parlamentar
    Sociais-democratas levantaram questões sobre a morosidade da justiça, prevenção da corrupção e sistemas informáticos da justiça.
31-03-2010
Funcionamento dos mecanismos de investigação criminal em Portugal está em risco
    Fernando Negrão acusa Governo de “falta de responsabilidade” no combate ao crime grave
24-03-2010
Carlos Peixoto critica recuos do CDS no Código de Processo Penal
    Deputado acusa os centristas de apresentarem medidas “utópicas"
24-03-2010
Alterações às leis não devem ser ditadas por imperativos associados a casos mediáticos
    Durante o debate sobre as alterações ao Código de Processo Penal o deputado afirmou que, a confirmar-se esta tese, estamos perante um caso que “repugna” o PSD.
24-03-2010
Teresa Morais acusa Governo de legislar a pensar em processos específicos
    A deputada do PSD entende que o Governo, ao defender que qualquer suspeito possa pedir a aplicação do segredo de justiça, está a legislar a pensar nos casos que têm vindo a público
22-03-2010
PSD exige respostas para contradições do PGR no Processo Face Oculta
    Pinto Monteiro nega acesso aos despachos com argumentos “insólitos” e “contraditórios”
18-03-2010
Informatização do Ministério Público por concretizar
    Deputado alerta para falta de articulação dos mecanismos
03-03-2010
Construção e adaptações no Campus de Justiça de Lisboa por explicar
    Fernando Negrão interroga ministro da Justiça
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas