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Regime de autonomia e gestão das escolas permitiu dar “um salto qualitativo do sistema educativo”
António Cunha manifestou a oposição do PSD a um regresso a modelos de gestão e administração do século passado.
“Sem uma escola pública de qualidade e com capacidade para nela integrar com êxito todos sem exceção, Portugal nunca será um país verdadeiramente desenvolvido nem uma democracia plena como, desde há 46 anos, muito justamente ambicionamos”. Foi recorrendo às palavras que Rui Rio proferiu no encerramento do Congresso do PSD, que António Cunha iniciou a sua intervenção, esta quinta-feira, no Plenário.
No debate de iniciativas que defendem uma revisão do regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário, o social-democrata começou por recordar que a escola é um lugar de compromissos, onde os professores assumem um papel preponderante na sua consecução.
Enfatizando que os professores têm desempenhado um papel central e decisivo na transformação da escola pública no pós 25 de abril, o parlamentar afirmou que na escola, “a liderança e o projeto educativo são variáveis que influenciam o sucesso dos alunos. A liderança dos diretores e das suas equipas são fatores de primeira ordem na melhoria das escolas e tem agido em prol do sucesso dos seus alunos. Para além da qualidade e do trabalho dos professores, a liderança do diretor é o segundo fator interno à escola que mais relevância tem na consecução da aprendizagem e qualidade dos professores.”
Reconhecendo que o atual regime de autonomia e gestão das escolas não é perfeito, António Cunha acrescentou que este correspondeu a “um salto qualitativo do sistema educativo”, como é afirmando pelo Conselho Nacional de Educação.
A terminar, o social-democrata declarou que o “PSD é favorável a melhorias que assentam na experiência acumulada, mas recusa o regresso a modelos de gestão e administração do século passado. O PSD recusa que se afastem as comunidades das escolas”.

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