Emília Cerqueira anunciou que o PSD irá apresentar uma Proposta de Comissão de Inquérito potestativa, com o intuito de averiguar as causas e consequências da tragédia da Zona Centro. Numa intervenção no Plenário, a parlamentar recordou que o que se passou em 2017 “foi uma tragédia, morreram 66 pessoas, tivemos centenas de habitações destruídas, dezenas de empresas destruídas em toda a zona centro, não só em Pedrógão.” O PSD, adianta a deputada, tem sempre uma atitude responsável nestas matérias e, para não fazer chicana política, pediu na altura a constituição de uma comissão técnica independente para averiguar as causas e consequências da tragédia que assolou a zona centro. Segundo Emília Cerqueira, o trabalho produzido por essa comissão independente revelou que o Estado falhou. “Falhou com os portugueses, falhou com a solidariedade, falhou nos meios, falhou em tudo. E com isto não estamos a tentar imiscuir-nos no trabalho dos tribunais. À justiça o que é da justiça, e à política o que é da política. Mas também não podemos, sob a capa da justiça, passar uma cortina e apagar com uma esponja tudo o que correu mal. E a verdade é que muita coisa correu mal”. A terminar, Emília Cerqueira enfatizou que “temos de responder perante os portugueses e temos de mostrar estar à altura destas responsabilidades. E estaremos à altura, averiguando tudo o que há para averiguar. E tudo é mesmo tudo. Temos de ir mais longe e mais fundo: temos de averiguar as causas e as consequências, para que tal coisa não se repita”.
|