Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Inoperacionalidade dos helicópteros do INEM compromete meios de socorro às populações
Os deputados do PSD estão preocupados com uma série de falhas detetadas no sistema de emergência médica helitransportada do INEM.
Os deputados do PSD estão preocupados com uma série de falhas detetadas no sistema de emergência médica helitransportada do Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM), nomeadamente a ausência de formação adequada dos pilotos que operam aqueles meios aéreos.
“Reconhece o Governo a existência de pilotos, integrados no sistema de emergência médica helitransportada do INEM, que não obtiveram nem dispõem da formação e do treino obrigatórios para aquele efeito?”, interrogam os deputados, que instam a ministra da Saúde a dar explicações.
O grupo parlamentar do PSD sustenta que “vieram recentemente a público notícias que dão conta que a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), na sequência de uma ação inspetiva, terá proibido vários pilotos da emergência médica helitransportada do INEM de voarem, por terem sido detetadas graves falhas na sua formação, designadamente no que se refere a falta de formação e de treino obrigatório”.
Uma situação que atinge as quatro aeronaves ao serviço do INEM e que, segundo o PSD, “vem comprometer a operacionalidade daquelas aeronaves de socorro – especialmente as de Macedo de Cavaleiros e de Viseu – que têm estado paradas, assim pondo em risco a prontidão do sistema de emergência médica”.
O PSD lembra que a Autoridade Nacional da Aviação Civil-ANAC notificou a empresa operadora, que terá de resolver as falhas detetadas durante a ação inspetiva, por forma a garantir a segurança das operações, caso contrário poderão “ser instaurados processos de contraordenação”.
As quatros perguntas do PSD à ministra da Saúde:

  • Confirma o Governo que o Instituto Nacional de Emergência Médica foi recentemente objeto de uma ação inspetiva por parte da Autoridade Nacional da Aviação Civil relativamente aos respetivos meios de emergência médica helitransportada?
  • Pode o Governo garantir que em caso algum foram realizadas ações helitransportadas no âmbito do sistema de emergência médica do INEM, com recurso a pilotos sem a formação e o treino obrigatórios para aquele efeito?
  • Reconhece o Governo a existência de pilotos, integrados no sistema de emergência médica helitransportada do INEM, que não obtiveram nem dispõem da formação e do treino obrigatórios para aquele efeito?
  • Que medidas tomou o Governo, designadamente junto da empresa responsável por operar os meios de emergência médica helitransportada do INEM, com vista a garantir a segurança das operações de socorro?
12-02-2020 Partilhar Recomendar
19-02-2010
OPINIÃO / Crise Social vs Orçamento de Estado
    Poderia começar este artigo pelo orçamento, contudo, vou colocar a tónica na crise social que se arrasta. Aconteceu há dias, entre uma utente e uma assistente social de um dos Centros de Saúde do Algarve – na verdade poderia ter acontecido em qualquer parte do país.
15-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro pedem audição com presidente do Colégio de Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos e com o Coordenador do Plano Nacional de Saúde
    Deputadas questionam políticas governamentais de planeamento familiar e prevenção de doenças
11-02-2010
PSD contesta ausência do Programa Nacional de Combate à Obesidade Mórbida no Hospital de Braga
    Exclusão da unidade hospitalar de referência do Minho contraria tendência expressa pelos hospitais centrais e altamente credenciados do país
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro requerem acesso a contrato de aquisição de vacinas contra a GripeA
    Deputadas querem conhecer qual o montante e quantidade de doses fornecidas
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro solicitam acesso a relatórios de acompanhamento e controlo das convenções na área da hemodiálise
    Deputadas pretendem aferir sobre o cumprimento das convenções, qualidade e acessibilidade da prestação destes cuidados de saúde nos últimos três anos
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas