Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD questiona Governo sobre apoio a portugueses com problemas sociais na África do Sul
José Cesário e Carlos Gonçalves consideram que é “inaceitável” que os serviços consulares estejam “quase completamente desprovidos de quadros qualificados para acompanhar as situações mais difíceis”.
José Cesário e Carlos Gonçalves questionaram o Governo sobre a resposta dos postos consulares na África do Sul face às dificuldades sociais dos portugueses, considerando inaceitável a falta de apoio a estes casos.
Para estes deputados do PSD pela Emigração, a comunidade portuguesa na África do Sul, país que visitou no final de janeiro, vive, “desde há muito, uma situação socialmente muito delicada, que se tem agravado nos últimos tempos devido à difícil situação económica”.
Para os sociais-democratas, é “inaceitável” que serviços consulares de países como a África do Sul, e de continentes como o africano e o americano, estejam “quase completamente desprovidos de quadros qualificados para acompanhar as situações mais difíceis”.
“Os problemas sentidos por esta comunidade são muito diversificados, atingindo quer imensos jovens que têm grande dificuldade em encontrar emprego compatível com as suas qualificações profissionais, quer pequenos empresários seriamente afetados pelo clima de insegurança generalizada e pela crise económica, quer idosos reformados com pensões de aposentação profundamente degradadas”, lê-se no texto que acompanha a questão dirigida ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
O PSD considera que “o aumento das permanências consulares e a existência de recursos humanos preparados para tratar adequadamente os mais diversos casos sociais e a gritante falta de informação sobre direitos essenciais serão instrumentos indispensáveis para atenuar as dificuldades aqui sentidas”.
“No momento em que o Governo tem vindo a anunciar a colocação de técnicos dos serviços da segurança social em diversos países europeus, não deixa de ser inaceitável que países como a África do Sul e vários outros em continentes como África e América, onde existem casos de pobreza e de isolamento bem mais graves, se encontrem quase completamente desprovidos de quadros qualificados para acompanhar as situações mais difíceis”, prossegue o texto subscrito por José Cesário e Carlos Alberto Gonçalves.
O PSD quer saber se o Governo prevê “a contratação de técnicos para a área social para os postos consulares na África do Sul, que possam substituir os que se foram aposentando nos últimos anos e dar resposta ao aumento de trabalho resultante do agravamento da situação social”.
Outra questão colocada ao executivo prende-se com a altura em que o Governo pretende “ajustar o regulamento” dos programas de Apoio Social aos Idosos Carenciados das Comunidades Portuguesas (ASIC-CP) e de Apoio Social a Emigrantes Carenciados das Comunidades Portuguesas (ASEC-CP) “à complexidade da situação vivida também” na África do Sul, de forma a proporcionar uma resposta “às carências dos reformados e outros casos delicados com maior rapidez e eficácia”.
Os deputados querem ainda saber se “há algum plano que permita aumentar significativamente o número e os locais das permanências consulares na África do Sul” e se “está previsto o aumento do número de funcionários afetos aos serviços que tratam os imensos processos de nacionalidade pendentes referentes a cônjuges, netos e filhos maiores”.

05-02-2020 Partilhar Recomendar
02-06-2020
Emigrantes portugueses recorrem à ajuda alimentar, PSD defende medidas urgentes para apoiar estas comunidades
    Os deputados do PSD estão preocupados com a situação de carência económica em que se encontram muitos portugueses residentes no estrangeiro.
27-05-2020
Covid-19: 430 portugueses aguardam por intervenção do MNE para regressarem a Portugal
    Os deputados do PSD querem saber que “ações concretas estão a ser tomadas pelo Governo para garantir o regresso desses cidadãos a Portugal”.
20-05-2020
Secretária de Estado das Comunidades anuncia programas de apoio numa iniciativa partidária
    O PSD requereu a audição parlamentar da secretária de Estado das Comunidades Portuguesa.
20-03-2020
Covid-19: PSD quer explicações do MNE sobre portugueses retidos no estrangeiro
   
22-01-2020
Deputados do PSD reúnem com o Secretário Executivo da CPLP
    O encontro inseriu-se no Ciclo de Almoços sobre a Política Externa Portuguesa.
20-12-2019
PSD denuncia indústria de intermediários graças a dificuldades nos consulados no Brasil
    Os sociais-democratas alertam que o acesso ao sistema de agendamento de atos de registo civil e de nacionalidades é praticamente impossível.
19-12-2019
PSD questiona Governo sobre o apoio à comunidade portuguesa na Venezuela
    Os sociais-democratas querem saber se o Governo Português está a equacionar o alargamento dos apoios sociais a esta comunidade.
12-12-2019
PSD questiona Governo sobre demora em revisão de apoio a emigrantes idosos
    Os deputados alertam para “casos dramáticos” de emigrantes em países como a Venezuela ou Brasil.
12-12-2019
Deputados do PSD reúnem com o Embaixador da Israel
    O encontro inseriu-se no Ciclo de Almoços sobre a Política Externa Portuguesa.
05-12-2019
Deputados do PSD reúnem com o Embaixador da Alemanha
    O encontro esteve relacionado com o Ciclo de Almoços sobre a Política Externa Portuguesa.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
14-07-2020 Comissões parlamentares
15-07-2020 Comissões parlamentares
16-07-2020 Comissões parlamentares
17-07-2020 Comissões parlamentares
22-07-2020 Sessão Plenária
23-07-2020 Sessão Plenária
24-07-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas