Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Ricardo Baptista Leite: “este é um Orçamento que faz mal à saúde”
O Vice-Presidente da bancada do PSD alerta que os portugueses assistirão, em 2020, à continuação da deterioração do Serviço Nacional de Saúde.
Ricardo Baptista Leite considera que “este é um Orçamento que faz mal à saúde”. No debate do Orçamento do Estado para 2020, o Vice-Presidente da bancada do PSD frisou que com um Orçamento de continuidade “os portugueses assistirão, em 2020, à continuação da deterioração do Serviço Nacional de Saúde”.
De seguida, recordando que o próprio Primeiro-Ministro classificou este como sendo um Orçamento de continuidade, o parlamentar referiu que se nos lembrarmos dos resultados dos últimos quatro orçamentos socialistas, e, acima de tudo, se nos lembrarmos do impacto negativo que tiveram na vida dos portugueses, esta proposta de continuidade orçamental é, verdadeiramente, o pior que o Governo pode propor ao país. “Perante um tempo que exige mudanças e reformas profundas, temos um Governo imóvel, estático e iludido com a sua própria propaganda. Na verdade, a ser este, como diz o Governo, um orçamento de continuidade, os portugueses assistirão, em 2020, à continuação da deterioração do Serviço Nacional de Saúde. A ser um orçamento de continuidade, os portugueses assistirão, em 2020, à continuação do aumento das listas e dos tempos de espera para consultas, exames e cirurgias no SNS. A ser um orçamento de continuidade, os portugueses assistirão, em 2020, ao colapsar dos serviços de urgência, como sucede, nos Hospitais Garcia de Orta, Amadora-Sintra, do Litoral Alentejano, de Faro, de Chaves, de Vila Nova de Gaia, de Coimbra, entre tantos outros”.
Perante a promessa do Primeiro-Ministro de que agora “a Saúde será a jóia da coroa do investimento público”, Ricardo Baptista Leite lembrou a promessa de um reforço na ordem dos 800 milhões de euros para o SNS. “Mas, afinal, em que consistem esses 800 milhões? Ora, 550 milhões serão usados pagar dívidas - dívidas que o Partido Socialista irresponsavelmente tem deixado acumular, ultrapassando todos os prazos razoáveis de pagamento. Já os outros 190 milhões de euros destinam-se teoricamente a investimentos plurianuais, o que significa que, em 2020, apenas uma parte desse montante será eventualmente executada. Mas esta história da carochinha continuou com a intervenção do Ministro Centeno, segundo o qual o Governo iria dotar o setor da saúde, em 2020, de um reforço orçamental de 942 milhões de euros. Bem, se assim fosse, teríamos um aumento de verbas superior a 10%, o que seria uma boa notícia, mesmo que tal reforço, por si só, não resolvesse os graves problemas de gestão que o SNS enfrenta e sobre os quais o Governo pouco faz. O problema é que, quando lemos o Relatório do Orçamento do Estado para 2020, verificamos que a despesa total efetiva consolidada do Programa da Saúde ascenderá neste ano a 11.226 milhões de euros, apenas mais 303 milhões de euros do que o valor previsto no Orçamento para 2019. Ou seja, significa isto que, a ser cumprido o Orçamento, a despesa total efetiva consolidada do Programa da Saúde registará, em 2020, um aumento de apenas 2,8% em comparação com o ano anterior. Descontando a inflação, trata-se de um aumento marginal”.
Assim, resume o parlamentar, “a saúde é, no Orçamento de 2020, uma das áreas da governação que menos cresce. E isto é absolutamente inaceitável e incoerente com o discurso do próprio Governo”.
Sublinhando que “o Orçamento é uma ficção porque as promessas que comporta não têm colagem com a realidade”, Ricardo Baptista Leite concluiu a sua intervenção afirmando que “o PSD aqui estará sempre, para defender intransigentemente o direito de acesso dos portugueses a um sistema de saúde inclusivo e moderno, que assegure a todos os cidadãos cuidados de saúde de qualidade e com equidade, independentemente do lugar onde vivem e das condições económicas que possuem”.
10-01-2020 Partilhar Recomendar
28-05-2020
Covid-19: Setores da Saúde, Segurança Social e Educação necessitam de uma maior atenção por parte do governo
    Rui Cristina, Ofélia Ramos, Lina Lopes e Firmino Marques confrontaram o Governo com as preocupações do PSD.
27-05-2020
Falta de investimento levou à deterioração do SNS na região do Algarve
    Rui Cristina reiterou o compromisso do PSD: “queremos no Algarve serviços de saúde que sirvam as pessoas e garantam o seu direito de acesso aos cuidados de saúde.”
27-05-2020
“Governo tem de olhar para as farmácias como um aliado do SNS”
    Álvaro Almeida considera que as farmácias devem ver reforçado o seu papel no acesso dos portugueses à saúde.
21-05-2020
Contratação de intérpretes de Língua Gestual para o SNS prevista desde 2019 continua sem sair do papel
    Cláudia Bento lembra que a contratação desses intérpretes melhorará indiscutivelmente a acessibilidade da Comunidade Surda aos serviços de saúde.
13-05-2020
Estado deve reconhecer os altos e relevantes serviços prestados pelos trabalhadores do sector da saúde
    O PSD apresentou um Projeto de Resolução no qual recomenda ao Governo a aprovação de um conjunto de medidas de reconhecimento aos trabalhadores do SNS envolvidos no combate à doença Covid-19.
12-05-2020
PSD defende IVA de 6% nos suplementos vitamínicos
    Os deputados do PSD alegam que estes suplementos assumem “uma importância significativa” para a proteção individual.
08-05-2020
Unidade de Hemodiálise de Chaves necessita de obras de remodelação
    O PSD pretende explicações da ministra da Saúde sobre a Unidade de Hemodiálise do Hospital de Chaves, que está a necessitar de obras de remodelação e que são tão urgentes no atual contexto de pandemia.
05-05-2020
Certificação mais transparente de máscaras de uso social
    O PSD solicitou ao governo a divulgação da lista dos laboratórios reconhecidos pelo Estado para este processo tão importante no momento que estamos a viver.
16-04-2020
Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro tem falta de ventiladores
    Os deputados do PSD eleitos por Vila Real pedem esclarecimentos ao Governo sobre a distribuição de ventiladores.
13-04-2020
PSD insiste na realização de mais testes no norte e centro do País
    Os sociais-democratas alertam que, apesar das "sucessivas promessas", muitos dos concelhos do norte e centro do País ainda não estão a receber os testes despistagem à Covid-19.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
02-06-2020 Comissões parlamentares
03-06-2020 Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro
03-06-2020 Comissões parlamentares
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas