Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Portugal tem que assumir como uma grande prioridade a aposta no desenvolvimento tecnológico e digital
Afonso Oliveira entende que “temos que ter a ambição de lutar para que Portugal seja reconhecido como um dos principais motores de desenvolvimento de tecnologias digitais da Europa”.
Afonso Oliveira criticou a ausência do Governo no debate agendado pelo PS para discussão do tema da Transição Digital. Para o deputado, “a opção de não estar presente no debate coloca por terra a afirmação que a Transição Digital é um dos pilares da política do Governo. O Governo optou por não estar presente e essa decisão marca absolutamente o debate. O Governo colocou este tema com importância máxima na hierarquia do Governo e com enquadramento no Ministério da Economia. É importante e não está cá hoje”.
De seguida, o social-democrata deixou vincada a posição do PSD: “é precisamente num tempo de grandes desafios e oportunidades, que Portugal tem que assumir como uma grande prioridade a forte aposta no desenvolvimento tecnológico e digital. Esta é uma oportunidade para Portugal, que não temos o direito de desperdiçar. Que o Governo não tem o direito de adiar, de não se empenhar ou de não colocar no topo da sua agenda. Para o PSD a importância da utilização de programas desenhados no quadro da União Europeia, tem que ser fortemente utilizados e o governo não pode demitir-se da sua responsabilidade de garantir que as empresas e os portugueses beneficiarão desses sistemas de incentivos”.
Refere Afonso Oliveira que não podemos sequer pensar numa economia competitiva, atrativa, dinâmica e mais produtiva sem pensarmos numa forte aposta na revolução digital em curso. “Para o PSD temos que ter a ambição de lutar para que Portugal seja em 2030, reconhecido como um dos principais motores de desenvolvimento de tecnologias digitais da Europa, exportador de produtos e serviços de base digital, gerador de conhecimento, inovador e atrativo ao investimento externo.”
Contudo, o parlamentar considera que não é com o comportamento dos socialistas que conseguimos alcançar tal objetivo. “É que o PS nos traz aqui hoje um conjunto de proclamações e intenções, mas o que importa é fazer. Nós bem sabemos que o verbo fazer cria muitas dificuldades ao PS”.

21-11-2019 Partilhar Recomendar
23-06-2020
Novas irregularidades no programa “Research 4 covid-19” da FCT
    Os deputados do PSD questionam os motivos que levaram o Governo a violar de forma “grave os direitos dos investigadores que se candidataram ao programa referido”.
29-04-2020
Reabertura do Ensino Superior deve acautelar todas as condições de segurança
    Os deputados do PSD questionaram o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre o regresso às aulas presenciais nas instituições de ensino superior.
13-02-2020
PSD chama Ministro do Ensino Superior para explicar tratamento discriminatório dado à Universidade dos Açores em detrimento da Madeira
    O PSD quer ouvir o Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior sobre o anúncio de reforço do financiamento da Universidade dos Açores e eventual discriminação política em relação à Universidade da Madeira.
12-12-2019
PSD pede explicações sobre atrasos na atribuição de vistos a estudantes internacionais
    Os sociais-democratas querem explicações do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
21-11-2019
Governo esteve “offline” do debate sobre a Transição Digital
    Hugo Carvalho lamentou a ausência do executivo no debate.
21-11-2019
Isabel Lopes defende que a transformação digital pode reduzir as assimetrias do território
    A deputada considera que esta “é uma oportunidade que tem de ser aproveitada para servir o País e as suas populações”.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
14-11-2019
Isabel Lopes: “as instituições do Ensino Superior deparam-se com grandes dificuldades para cumprir as suas obrigações”
    A deputada lembrou que o PSD defende que o próximo Orçamento do Estado deve contemplar um reforço de verbas para o Ensino Superior.
07-11-2019
PSD assume a presidência de cinco comissões parlamentares permanentes
    Luís Marques Guedes, António Topa, Firmino Marques, Pedro Roque e Fernando Ruas são os nomes indicados pelos sociais-democratas.
03-07-2019
Duarte Marques: “não tem existido transparência na política da Ciência”
    A crítica do social-democrata foi deixada no debate da iniciativa que visa criar um sistema de recolha, registo e análise de dados sobre a ciência e tecnologia.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas