Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Governo de António Costa é “inimigo do investimento público”
Emídio Guerreiro disse ao Primeiro-Ministro que “o governo ficará para a história como o que menos investiu”.
Emídio Guerreiro fez hoje um “balanço claramente negativo” da atuação do governo no que respeita ao investimento público e infraestruturas. No debate do Estado da Nação, o Vice-Presidente da bancada do PSD disse a António Costa que “o seu governo ficará para a história como o governo que menos investiu das últimas décadas. Prometeu sempre muito, mas executou pouco. É um governo inimigo do investimento público”. Não nos anúncios. Não nas propostas de orçamento, mas na execução orçamental e na concretização das obras. Prometeu, mas não cumpriu”.
Contudo, adianta o social-democrata, este foi um governo inimigo do investimento público, mas imaginativo nas abordagens comunicacionais. “Não há papel nas bilheteiras do metro durante dias sem fim? Fácil a resposta: foi azar! Não há barcos suficientes para transportar as pessoas no Tejo? Fácil a resposta: tira-se os bancos que assim já cabem mais pessoas. Os horários dos comboios são suprimidos, os motores caem em andamento, os atrasos são uma constante e são precisos mais comboios?
Fácil a resposta: recusa-se a proposta da administração da CP, feita em 2016, para abertura do concurso de aquisição e abre-se apenas em 2019. Os combóis lá chegarão para 2023. Desabam as estradas, os buracos proliferam nas estradas de norte a sul? Fácil a resposta: extingue-se as equipas de manutenção da Infraestruturas de Portugal”.
Segundo Emídio Guerreiro, foi assim durante 4 anos, com anúncios atrás de anúncios, “iludindo as pessoas que viram as obras serem adiadas ao longo destes 4 anos”. A este propósito, o parlamentar recordou que o governo contou sempre com o apoio BE, PCP e PEV, que só agora em vésperas de eleições descobriram que o investimento público deste governo foi um “enorme flop em prejuízo das populações. Enfim um governo inimigo do investimento público, especialista em empurrar a resolução dos problemas para a frente”.
10-07-2019 Partilhar Recomendar
21-05-2010
Deputados requerem cópia do contrato de concessão do troço ferroviário Poceirão-Caia
    Sociais-democratas afirmam que a obra não terá qualquer utilidade nos próximos anos, acarretando, de imediato, pagamentos avultados para o Estado que devem ser do conhecimento público
20-05-2010
PSD quer suspensão da Alta-Velocidade Ferroviária por um período mínimo de 3 anos
    Deputados consideram que urge por termo a um grave erro de gestão do Governo que perdurará como marca do seu mais absoluto irrealismo.
19-05-2010
PSD questiona Ministro sobre as grandes obras públicas
    Deputados do PSD questionaram o Ministro das Obras Públicas sobre a oportunidade e custos do TGV e de outros grandes investimentos.
18-05-2010
Paulo Batista Santos questiona as expropriações realizadas para a execução do IC2
    Social-democrata afirma que a decisão do Governo coloca em causa os direitos dos proprietários.
17-05-2010
PSD quer rever Decreto-Lei da concessão de exploração dos aeroportos nacionais
    Deputados consideram que as opções do Governo parecem conduzir à concentração de todas as estruturas aeroportuárias numa só empresa, alienando a oportunidade de estabelecimento de uma rede moderna e concorrencial de aeroportos.
14-05-2010
Deputados contra fim da inspecção e certificação, por entidade externa, das instalações eléctricas e de gás em edifícios
    Nuno Reis lembra que em causa está a segurança pública
10-05-2010
Deputados querem conhecer os planos para a rede rodoviária de Vila Verde e do Alto Minho
    Os parlamentares entendem que as estradas da rede viária nacional que servem a região são desajustadas face às exigências actuais da mobilidade.
10-05-2010
Deputados querem mais esclarecimentos sobre mudanças nas inspecções automóveis
    Os parlamentares não ficaram satisfeitos com as explicações dadas em resposta a um conjunto de perguntas feitas ao Governo.
10-05-2010
PSD requer dados sobre o endividamento do Sector Empresarial do Estado
    Deputados querem conhecer o valor da dívida das empresas públicas nos exercícios anuais de 2005 a 2009.
10-05-2010
PSD apresenta medidas para a Redução da Vulnerabilidade Sísmica do Edificado
    Sociais democratas recomendam ao Governo a elaboração de um Plano Nacional de Redução da Vulnerabilidade Sísmica e a criação de um grupo de trabalho, que envolva a comunidade científica e instituições relevantes da sociedade civil, para o estudo e apresentação de medidas baseadas em zonamentos e hierarquização de risco
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
02-06-2020 Comissões parlamentares
03-06-2020 Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro
03-06-2020 Comissões parlamentares
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas