Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“A Madeira merece tratamento institucional digno e imparcial”
Rubina Berardo lembrou ao Primeiro-Ministro que “a Madeira é terra de gente livre”.
Por considerar que falar do Estado da Nação é também falar sobre autonomia e sobre a relação do governo com as regiões autónomas, Rubina Berardo levou as questões da Madeira ao debate com o Primeiro-Ministro.
No entender da Vice-Presidente da bancada do PSD, no relacionamento de António Costa com a Madeira, a área dos transportes é das que mais têm sofrido à conta da inação do governo socialista. “Foi preciso ter eleições à porta para o PS mudar de posição sobre a revisão do subsídio de mobilidade. Adiaram durante 3 anos as reivindicações legítimas do povo madeirense. O senhor Primeiro-Ministro foi rápido para criticar a política salarial da TAP, mas sobre as práticas da TAP nas ligações entre madeira e continente nem uma sílaba”. Sobre esta temática, a social-democrata lembrou que é a região que suporta sozinha os custos integrais da operação que garante a ligação marítima entre madeira e continente, enquanto o seu governo de António Costa vai protelando o apoio.
No que respeita ao Hospital, Rubina Berardo enfatizou que a necessidade de uma nova infraestrutura hospitalar na Madeira é reconhecida por todos. Contudo, adianta a parlamentar, após 4 anos, chegamos ao dia de hoje e o seu governo continua a adiar a promessa relativa aos 50% de financiamento do novo hospital da Madeira. “Deixe-se de subterfúgios e diga hoje qual o montante e a calendarização dessa promessa do seu governo”, desafiou a deputada.
Rubina Berardo confrontou ainda António Costa com a questão dos juros. Recorda a deputada, que antes de ser Primeiro-Ministro, em março 2015, António Costa disse publicamente que não fazia sentido que a República não reduzisse as taxas de juro do empréstimo à Madeira, considerando as taxas mais favoráveis da República. “Esqueceu-se dessas declarações e hoje continua a lucrar imoralmente à custa deste empréstimo. São 60 milhões que o Estado lucra a mais com a Madeira”.
“Estes são alguns dos exemplos de uma longa lista do cadastro socialista face a Madeira nos últimos 4 anos da sua governação. A Madeira não pode ser tratada como um mero alfinete no mapa cor-de-rosa que o senhor Primeiro-Ministro ambiciona, fazendo a população refém de um capricho eleitoral do PS. A Madeira merece tratamento institucional digno e imparcial. A Madeira é terra de gente livre”, declarou Rubina Berardo.

10-07-2019 Partilhar Recomendar
13-02-2020
PSD chama Ministro do Ensino Superior para explicar tratamento discriminatório dado à Universidade dos Açores em detrimento da Madeira
    O PSD quer ouvir o Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior sobre o anúncio de reforço do financiamento da Universidade dos Açores e eventual discriminação política em relação à Universidade da Madeira.
03-02-2020
Paulo Neves desafia o Primeiro-Ministro a cumprir a palavra dada
    Em causa os apoios prometidos à mobilidade dos madeirenses.
03-02-2020
Sara Madruga da Costa desafia deputados do PS eleitos pela Madeira a não votarem contra a Região
    A deputada considera que o Orçamento é uma oportunidade única de resolver muitos dos problemas que preocupam os madeirenses e porto-santenses.
29-11-2019
“Novo Hospital da Madeira: será que é neste Orçamento?”
    Sara Madruga da Costa afirmou esperar que no próximo Orçamento os 50% prometidos pelo Governo estejam devidamente clarificados para que a Madeira possa avançar com o novo Hospital.
29-11-2019
Deputados da Madeira reúnem com delegação regional da ASPP/PSP
    O subsídio de insularidade e a dificuldade destes profissionais em aceder a cuidados de saúde foram os principais temas abordados no encontro.
22-11-2019
Rui Rio e Pinto Balsemão eleitos para o Conselho de Estado
   
21-11-2019
Transição Digital: governo deve estabelecer metas e prazos
    Filipa Roseta apelou à “coragem política” do executivo para “firmar, cumprir e estabelecer metas e prazos”.
21-11-2019
PSD quer que o Governo clarifique financiamento do novo Hospital da Madeira
    Os sociais-democratas pretendem igualmente a eliminação da cláusula que determina a dedução de 50% da avaliação global de duas unidades hospitalares da região para efeito do cálculo do montante de apoio.
18-11-2019
PSD entrega Projeto de Resolução para pressionar António Costa a regulamentar a lei da mobilidade aérea
    Os deputados do PSD eleitos pela Madeira exigem ao Primeiro-Ministro que “cumpra com a sua palavra”.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas