Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Sara Madruga da Costa reivindica melhor acesso da GNR aos cuidados de saúde na Madeira
A deputada reuniu com a Delegação Regional da Associação Profissional da Guarda APG-GNR e prometeu confrontar o Ministro da Administração Interna com esta questão.
"Uma das principais reivindicações da GNR na Madeira é a dificuldade no acesso à prestação dos cuidados de saúde", alertou a cabeça-de-lista e Deputada pela Madeira Sara Madruga da Costa.
No final de uma reunião com o Delegado Regional da Associação Profissional da Guarda APG-GNR, José Segura, que representa 180 agentes que desempenham funções na Madeira, Sara Madruga da Costa lamentou que "o Governo da República tenha descurado a realização de protocolos na Madeira com vista à melhoria da prestação desses cuidados de saúde e por outro lado que o reembolso das consultas demore mais de seis meses a ser efetuado pela SAD GNR a estas forças de segurança".
Uma posição reforçada por José Segura. “Temos o atraso no reembolso – pelos menos de seis meses – e problemas no acesso aos Cuidados de Saúde”, disse apontando estes como os principais problemas que afetam os profissionais da Guarda na Madeira, da responsabilidade da República.
Sara Madruga da Costa foi perentória: “Nós vamos questionar o Governo da República, e o Ministro da Administração Interna sobre esta questão e vamos pedir que haja uma maior agilização nos processos dos reembolsos e dos cuidados de saúde dos profissionais da GNR na Madeira”.
A deputada madeirense relembrou ainda que "o Governo da República não tem assumido o pagamento, que é da sua responsabilidade, desses cuidados de saúde dos serviços de segurança na Madeira e que a dívida à Região já ultrapassou os 18 milhões de euros".
Sara Madruga da Costa identificou ainda outros assuntos pendentes que Lisboa tarda em resolver, caso do subsídio de insularidade, uma antiga reivindicação destes profissionais, a atualização da tabela remuneratória e ainda referiu o facto de os guardas ainda não terem visto reconhecida a sua profissão como sendo do risco, à semelhança de outras forças de segurança.
Inadmissível é também a forma como a República trata e tratou os agentes do GIPS, um Grupo de Intervenção da GNR que estiveram na Madeira no combate aos incêndios de agosto de 2016. “Consideramos inaceitável que três anos depois o Governo de António Costa ainda não tenha pago as ajudas de custo a que estes profissionais têm direito”, rematou, garantindo que esta será outra questão a ser colocada sobre a mesa em Lisboa.

10-07-2019 Partilhar Recomendar
28-07-2010
Sociais-democratas defendem a necessidade de se recuperar a pista do Aeroporto do Porto Santo
    Deputados pediram esclarecimentos aos Ministros das Obras Públicas e da Defesa Nacional.
12-05-2010
Guilherme Silva agradeceu todos apoios dados à Região Autónoma da Madeira
    O social-democrata lembrou que “como contrapartida do esforço de apoio à reconstrução, e como solidariedade para com o país” a Região verá suspensa algumas disposições da nova Lei das Finanças Regionais.
11-03-2010
Assembleia da República aprova voto de pesar pela catástrofe na Madeira
    Guilherme Silva elogiou a reacção do povo madeirense e agradeceu o apoio e solidariedade de todos os portugueses
23-02-2010
PSD questiona Ministro sobre orçamento para a Defesa
    Deputados do PSD levantam dúvida sobre alguns aspectos do Orçamento para o Ministério da Defesa
22-02-2010
Aguiar-Branco: Situação na Madeira é de “catástrofe”
    O líder parlamentar do PSD, José Pedro Aguiar-Branco, apelidou de "catástrofe" o temporal que afectou a ilha da Madeira, numa altura em que estava confirmado o falecimento de 32 pessoas
17-02-2010
Hugo Velosa questiona disparidades das verbas do PIDDAC entre Açores e Madeira
    O deputado denuncia a existência de uma grande diferença entre as verbas definidas para as duas Regiões Autónomas sem que existam motivos que o justifiquem
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas