Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Liliana Silva reitera apoio do PSD aos laboratórios colaborativos
A deputada referiu que a criação de redes colaborativas sociais, empresariais e educacionais que aproveitam o nosso capital humano e respetivo conhecimento para o colocar ao serviço da sociedade, é uma matriz que o PSD defende.
Liliana Silva levou ao debate com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior os laboratórios colaborativos. De acordo com a deputada, estes novos projetos foram criados para serem ferramentas que incentivam a colaboração entre o setor público e privado. “A criação de redes colaborativas sociais, empresariais e educacionais que aproveitam o nosso capital humano e respetivo conhecimento para o colocar ao serviço da sociedade é uma matriz que o PSD concorda e defende. Neste sentido, nada teremos a obstaculizar no que diz respeito aos laboratórios colaborativos, no entanto não posso deixar de referir a curiosidade que para um governo apoiado por esta esquerda que tanto criticam as PPP’s, vêm afinal promover estas parcerias entre público e privado, com financiamento público. Afinal, para algumas matérias já servem”, ironizou a parlamentar.
De seguida, a deputada recordou a “chamada de atenção feita pela OCDE”, que diz respeito ao peso administrativo e burocrático dos projetos produzidos por estes laboratórios que poderão estar a prejudicar alguns empresas mais pequenas, fragilizando-as. “Para além disso, o Tribunal de Contas alertou para a questão da transparência dos sistemas científicos, tecnológicos e do ensino superior. Pergunto ao senhor Ministro como está a assegurar esta questão? Existem muitos bons projetos vítimas de algumas quebras de políticas em troca de mandatos legislativos. Querendo acreditar que, pese embora estes também sejam projetos políticos, terão continuidade em futuros mandatos, pergunto então, como está prevista a sustentabilidade financeira deste projeto?”
A terminar, Liliana Silva insistiu numa questão que o Ministro está há 2 anos sem dar resposta: porque é que estes laboratórios se limitam às figuras jurídicas de associação privada ou empresas.

28-06-2019 Partilhar Recomendar
23-06-2020
Novas irregularidades no programa “Research 4 covid-19” da FCT
    Os deputados do PSD questionam os motivos que levaram o Governo a violar de forma “grave os direitos dos investigadores que se candidataram ao programa referido”.
29-04-2020
Reabertura do Ensino Superior deve acautelar todas as condições de segurança
    Os deputados do PSD questionaram o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre o regresso às aulas presenciais nas instituições de ensino superior.
13-02-2020
PSD chama Ministro do Ensino Superior para explicar tratamento discriminatório dado à Universidade dos Açores em detrimento da Madeira
    O PSD quer ouvir o Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior sobre o anúncio de reforço do financiamento da Universidade dos Açores e eventual discriminação política em relação à Universidade da Madeira.
12-12-2019
PSD pede explicações sobre atrasos na atribuição de vistos a estudantes internacionais
    Os sociais-democratas querem explicações do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
21-11-2019
Portugal tem que assumir como uma grande prioridade a aposta no desenvolvimento tecnológico e digital
    Afonso Oliveira entende que “temos que ter a ambição de lutar para que Portugal seja reconhecido como um dos principais motores de desenvolvimento de tecnologias digitais da Europa”.
21-11-2019
Governo esteve “offline” do debate sobre a Transição Digital
    Hugo Carvalho lamentou a ausência do executivo no debate.
21-11-2019
Isabel Lopes defende que a transformação digital pode reduzir as assimetrias do território
    A deputada considera que esta “é uma oportunidade que tem de ser aproveitada para servir o País e as suas populações”.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
14-11-2019
Isabel Lopes: “as instituições do Ensino Superior deparam-se com grandes dificuldades para cumprir as suas obrigações”
    A deputada lembrou que o PSD defende que o próximo Orçamento do Estado deve contemplar um reforço de verbas para o Ensino Superior.
07-11-2019
PSD assume a presidência de cinco comissões parlamentares permanentes
    Luís Marques Guedes, António Topa, Firmino Marques, Pedro Roque e Fernando Ruas são os nomes indicados pelos sociais-democratas.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
29-09-2020 Comissões parlamentares
30-09-2020 Comissões parlamentares
30-09-2020 Sessão Plenária
01-10-2020 Sessão Plenária
02-10-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas