Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“O governo falhou redondamente na gestão do SNS e são os portugueses que pagam a fatura”
Ricardo Baptista Leite afirmou que a crise grave que está instalada no SNS “veio pela mão do PS”.
O PSD agendou para esta quinta-feira uma interpelação ao governo sobre a “situação da Saúde em Portugal”, com o intuito de fazer um balanço da governação do PS no setor da saúde. Em nome do PSD, Ricardo Baptista Leite começou por referir que “a crise grave do Serviço Nacional da Saúde está instalada e veio pela mão do PS. A saúde nunca foi uma prioridade para este Primeiro-Ministro nem para este Governo. E não tendo sido prioridade, o Governo falhou redondamente na gestão do SNS e são os Portugueses que pagam a fatura. Pagam sob a forma de doença. Ao longo destes 4 anos, com o PS, houve uma degradação do acesso dos utentes aos serviços de saúde, ficando os doentes cada vez mais reféns de listas de espera clinicamente inadmissíveis, sejam para consultas, cirurgias ou exames”.
De acordo com o deputado, ao longo destes 4 anos, com o PS, houve uma degradação das condições de trabalho dos profissionais do SNS, desde os médicos aos enfermeiros, dos farmacêuticos aos demais profissionais. Desmotivados, esgotados e no limite da sua capacidade de trabalho, estes profissionais são ainda tratados com repetidos atos de desrespeito pela tutela que claramente não valoriza a dedicação e o papel preponderante que estes profissionais têm como garante da qualidade do SNS. “Mais recentemente, com esta Ministra da Saúde, vemos mesmo que quando uma classe profissional faz ouvir a sua voz, contrariando a propaganda do Governo, a atuação é sempre a mesma. Descredibilizam quem critica e silenciam os seus críticos. Já se sabe: quem se mete com o PS, leva”.
Para comprovar a degradação do SNS, o coordenador do PSD na Comissão de Saúde recordou o processo da ala pediátrica do Hospital de São João. “Crianças com cancro a serem tratadas em condições “miseráveis” e com promessas reiteradas de resolução rápida. Acabaram com a solução prevista prometendo mundos e fundos. Mas, como sempre, nada aconteceu. Uma vergonha para o SNS e para o país. A Senhora Ministra da saúde assinou em 2017 um documento no qual se comprometia a ter a ala pediátrica a funcionar em 2019. Chegamos ao ano de 2019 e percebemos que o Governo nem projeto tinha preparado para a obra. Assinou sem ler. No fundo, o Governo prometeu sabendo que não iria cumprir. Engaram deliberadamente os Portugueses. Engaram acima de tudo as crianças e as suas famílias”. Dirigindo-se à Ministra da Saúde, o parlamentar lançou o apelo: “tire as crianças dos contentores já”.
No que respeita à tentativa do governo de desviar as atenções, com a apresentação de uma Lei de Bases da Saúde, Ricardo Baptista Leite considerou que a proposta é “redutora e ideologicamente enviesada”. “Apesar de tudo isto, o PSD, como partido responsável e com uma visão clara para o setor da saúde em Portugal, apresentou uma proposta para uma nova lei. Uma proposta que incorpora a mais robusta evidência científica, as tendências e melhores práticas internacionais, assim como os desafios contemporâneos como a saúde mental e o envelhecimento. Acima de tudo, o PSD apresentou uma proposta que representa uma visão de futuro para o Serviço Nacional de Saúde”.
Dirigindo-se à Ministra, o parlamentar enfatizou que “o PSD tem no Parlamento uma proposta moderada, equilibrada e inclusiva. Nós PSD, colocamos sempre o interesse do país acima das conveniências partidárias ou de momento. Por isso, o PSD está disponível para incorporar eventuais sugestões do PS na proposta que apresentamos, desde que essas sugestões contribuam para uma melhoria efetiva da saúde dos Portugueses. O desafio está lançado ao PS. Está agora nas mãos do PS contribuir para que o país possa vir a ter uma nova Lei de Bases da Saúde que coloque as pessoas no centro do sistema”, concluiu o parlamentar.
30-05-2019 Partilhar Recomendar
28-05-2020
Covid-19: Setores da Saúde, Segurança Social e Educação necessitam de uma maior atenção por parte do governo
    Rui Cristina, Ofélia Ramos, Lina Lopes e Firmino Marques confrontaram o Governo com as preocupações do PSD.
27-05-2020
Falta de investimento levou à deterioração do SNS na região do Algarve
    Rui Cristina reiterou o compromisso do PSD: “queremos no Algarve serviços de saúde que sirvam as pessoas e garantam o seu direito de acesso aos cuidados de saúde.”
27-05-2020
“Governo tem de olhar para as farmácias como um aliado do SNS”
    Álvaro Almeida considera que as farmácias devem ver reforçado o seu papel no acesso dos portugueses à saúde.
21-05-2020
Contratação de intérpretes de Língua Gestual para o SNS prevista desde 2019 continua sem sair do papel
    Cláudia Bento lembra que a contratação desses intérpretes melhorará indiscutivelmente a acessibilidade da Comunidade Surda aos serviços de saúde.
13-05-2020
Estado deve reconhecer os altos e relevantes serviços prestados pelos trabalhadores do sector da saúde
    O PSD apresentou um Projeto de Resolução no qual recomenda ao Governo a aprovação de um conjunto de medidas de reconhecimento aos trabalhadores do SNS envolvidos no combate à doença Covid-19.
12-05-2020
PSD defende IVA de 6% nos suplementos vitamínicos
    Os deputados do PSD alegam que estes suplementos assumem “uma importância significativa” para a proteção individual.
08-05-2020
Unidade de Hemodiálise de Chaves necessita de obras de remodelação
    O PSD pretende explicações da ministra da Saúde sobre a Unidade de Hemodiálise do Hospital de Chaves, que está a necessitar de obras de remodelação e que são tão urgentes no atual contexto de pandemia.
05-05-2020
Certificação mais transparente de máscaras de uso social
    O PSD solicitou ao governo a divulgação da lista dos laboratórios reconhecidos pelo Estado para este processo tão importante no momento que estamos a viver.
16-04-2020
Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro tem falta de ventiladores
    Os deputados do PSD eleitos por Vila Real pedem esclarecimentos ao Governo sobre a distribuição de ventiladores.
13-04-2020
PSD insiste na realização de mais testes no norte e centro do País
    Os sociais-democratas alertam que, apesar das "sucessivas promessas", muitos dos concelhos do norte e centro do País ainda não estão a receber os testes despistagem à Covid-19.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
02-06-2020 Comissões parlamentares
03-06-2020 Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro
03-06-2020 Comissões parlamentares
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas