Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Incêndios: os portugueses podem confiar nos bombeiros e nas forças de segurança, mas não podem confiar no governo
Duarte Marques considera que a incompetência do governo levou a que se voltasse a falhar na preparação atempada da época de fogos.
No debate de atualidade sobre o “SIRESP e a resposta na época crítica de incêndios rurais”, Duarte Marques começou a sua intervenção recordando que o contrato que está em vigor do SIRESP foi assinado pelo então Ministro da Administração do governo de José Sócrates, António Costa.
De seguida, o parlamentar recordou que, na audição de ontem na Comissão de Assuntos Constitucionais, o atual Ministro da Administração Interna não conseguiu responder a nenhuma das perguntas sobre o SIRESP sem despachar para o Ministro das Finanças. “Sempre que há um problema a culpa é de outro Ministro. Os aviões são culpa do Ministro da Defesa, os problemas do SIREP são das Finanças. A verdade é que o governo se comprometeu a ficar com a maioria de capital do SIRESP e não cumpriu nem se justificou. O governo anunciou ao país que ia penalizar o SIRESP pelas falhas e não penalizou nem explicou ao país porque é que isso não aconteceu. E o Primeiro-Ministro veio prometer o enterramento dos cabos do SIRESP para os proteger e não respondeu, não enterrou e não resolveu. E continuamos aqui, 388 horas depois, à espera da promessa do senhor Primeiro-Ministro de que o acordo estaria por horas”. Contudo, adianta Duarte Marques, para o PSD o importante não é saber se Estado tem a maioria ou minoria do capital. “Para nós o importante é que o SIRESP funcione e não falhe exatamente nas alturas que mais falta faz”.
No que diz respeito ao anúncio ontem feito pelo Ministro da Administração Interna, de que o governo vai contratar mais 16 meios aéreos por ajuste direto, o deputado considerou que isto só acontece por incompetência de um governo que, mais uma vez, falhou na preparação atempada da época de fogos. “Os portugueses não podem confiar no governo. Mas o PSD e os portugueses confiam nos bombeiros a quem o governo deve, nesta fase, 35 milhões de euros. É um caloteiro. Todos os dias chegam cartas de bombeiros, a quem o governo não paga atempadamente. Os portugueses podem confiar nos bombeiros e nas forças de segurança, nós não podemos é confiar no governo”, concluiu o social-democrata.

29-05-2019 Partilhar Recomendar
12-05-2020
Lei da nacionalidade: alterações sucessivas propostas pela esquerda são inadequadas
    Os deputados do PSD encaram “com apreensão” este carrossel de mudanças e consideram que a lei em vigor é das “mais generosas da Europa”.
05-05-2020
Comemorações do 1.º de Maio: Governo “atirou dinamite para as pessoas que queriam proteger”
    Carlos Peixoto acusou o Governo de “ter medo da CGTP”.
25-04-2020
Agentes da PSP estão a pagar máscaras de proteção individual para cumprirem missões
    Os deputados do PSD querem saber se “foram dadas orientações superiores para os profissionais da PSP adquirirem a suas expensas as máscaras de proteção individual”.
23-04-2020
Autoridades desconhecem quantos hostels e pensões servem de alojamento de imigrantes e refugiados
    Os sociais-democratas estão preocupados com o “pingue-pongue” de passagem de responsabilidades públicas sobre as condições de alojamento dos requerentes de asilo.
09-04-2020
Covid19: Corporações de Bombeiros e do INEM devem ter equipamento de proteção individual completo
    O PSD confrontou o Ministro da Administração Interna com as denúncias de falta de material, uma situação que “não salvaguarda nem a segurança destes profissionais nem a dos cidadãos em geral”.
08-04-2020
Libertação de reclusos: PSD considera que a “iniciativa não promove uma ação humanitária, mas sim uma redução arbitrária”
    O deputado reiterou a oposição do PSD ao regime excecional de flexibilização da execução das penas.
07-04-2020
PSD recusa perdão de penas e só admite prisão domiciliária para grupos de risco
    A posição dos sociais-democratas foi expressa por André Coelho Lima.
07-04-2020
PSD questiona Governo sobre equipamentos de proteção individual e realização de testes aos elementos das forças de segurança
    Os sociais-democratas querem respostas do ministro da Administração Interna.
03-04-2020
Libertação de reclusos: PSD estranha “urgência da medida” e não compreende os critérios
    André Coelho Lima considera a libertação de reclusos como medida para conter a propagação da Covid-19 “difícil de compreender”, tendo em conta o período excecional que vivemos e que exige de todos os cidadãos particular sentido de responsabilidade.
02-04-2020
Covid-19: PSD questiona o Governo sobre proteção às vítimas de violência doméstica
    Perante as medidas de confinamento e isolamento domiciliário que se impõem no combate à atual pandemia, os sociais-democratas alertam para um “exponencial aumento” de casos de violência doméstica.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas