Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Portugal tem hoje a maior carga fiscal de sempre, mas também a despesa fiscal nos máximos de sempre”
Leonel Costa alerta que com a geringonça o montante de benefícios e isenções fiscais atingiu os 12 mil milhões de euros.
No debate da Proposta de Lei do governo que visa estabelecer o regime fiscal aplicável às competições UEFA Nations League Finals 2019 e UEFA Super Cup Final 2020, Leonel Costa referiu que o que está em causa é a aprovação de um regime fiscal de isenção para os rendimentos auferidos por pessoas coletivas e singulares não residentes no âmbito de dois eventos organizados pela UEFA, que se realizarão no nosso território e que, por regra, estão sujeitos a tributação.
Para que não existissem dúvidas, o social-democrata começou por enfatizar que o PSD “a realização destas competições em Portugal é uma mais-valia. São inegáveis as vantagens, sobretudo para a dinamização e projeção da imagem das cidades do Porto e Guimarães e do nosso País no mundo”.
Contudo, adianta o deputado, também não deixa de ser verdade “que, com a Geringonça, a carga fiscal aumentou para a mais elevada de sempre. Já o disse aqui, a respeito doutra matéria, e volto a repetir: nesta legislatura, este Governo já produziu 34 aumentos de impostos e taxas. Ora, quando se atingiu e a maioria de esquerda pretende manter para os próximos anos uma carga fiscal máxima e os portugueses não têm como fugir à muito bem montada e afinada máquina de caça fiscal deste Governo, entendemos que se deve olhar com particular cautela quanto à equidade de, neste contexto particular, conceder benefícios e isenções aos não residentes, quando os portugueses estão amarrados a este enorme monstro fiscal”.
Face a este cenário, Leonel Costa considera que qualquer norma que signifique uma criação de benefícios ou qualquer forma de criação de despesa fiscal tem que merecer as reticências dos portugueses. “Aliás, este é um bom momento para perguntar ao Governo onde está o tão prometido relatório dos Benefícios Fiscais e a reforma para a sua reestruturação também prometida. Para o PSD que não fiquem dúvidas: temos hoje, em Portugal, não só a maior carga fiscal de sempre, mas também a despesa fiscal nos máximos de sempre. Com a Geringonça, o montante de Benefícios e isenções fiscais, atingiu 12 mil milhões de euros. Praticamente o valor da fatura de IRS paga pelos portugueses”.

09-05-2019 Partilhar Recomendar
19-03-2019
Passe Único: “medida eleitoral como nunca se viu”
    Fernando Negrão acusou o governo de apresentar a redução dos preços dos passes apenas para Lisboa e Porto e de não aumentar o número de transportes.
13-03-2019
Tratado Orçamental: quando se ignoraram as regras o país ficou à beira da falência
    Maria Luís Albuquerque sublinhou a importância de termos finanças públicas sustentáveis.
08-03-2019
“O PSD tem defendido, com medidas concretas, o combate à elisão fiscal”
    Inês Domingos entende que esta é uma fonte de desigualdades inaceitável por oferecer vantagens competitivas às empresas incumpridoras.
07-03-2019
Novo Banco: “queremos conhecer tudo em nome do interesse dos portugueses”
    Adão Silva exigiu explicações a António Costa sobre a “trapalhada” que se revelou a solução encontrada para o Novo Banco.
15-02-2019
Conceição Bessa Ruão destaca contributo do anterior governo para o Sistema de Informação da Organização do Estado
    A deputada lembrou que até o atual governo reconhece a mais-valia desse trabalho.
15-02-2019
PSD quer criar um mecanismo de regularização oficiosa das declarações de IRS em decorrência de decisões judiciais que impliquem devoluções aos contribuintes
    A iniciativa dos sociais-democratas, apresentada por Teresa Leal Coelho, surgiu após a declaração de inconstitucionalidade da taxa de proteção civil cobrada pelo município de Lisboa.
18-01-2019
Reconhecimento das edições do Campeonato de Portugal realizadas entre 1922 e 1938 compete à Federação Portuguesa de Futebol
    No debate de uma Petição nesse sentido, Joel Sá recordou que a FPF procedeu à constituição de uma Comissão de Análise para avaliar esta situação.
11-01-2019
António Leitão Amaro questiona oposição do PS à divulgação dos grandes devedores da banca
    O deputado perguntou aos socialistas “o que é que querem esconder?”
04-01-2019
Pedro Pimpão defende ecletismo do desporto português e um combate firme ao racismo e violência no desporto
    O deputado lamentou o atraso do governo na alteração ao regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos.
21-12-2018
“Garantia de depósitos a nível Europeu é uma peça fundamental que está em falta para completar a União Bancária”
    Inês Domingos refere que sem esta garantia os mercados financeiros continuarão fragmentados e não será possível garantir a todos os cidadãos o mesmo nível de confiança no setor financeiro.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas