Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD apoia alterações ao regime da resolução dos conflitos de jurisdição entre os tribunais judiciais e os tribunais administrativos e fiscais
A posição dos sociais-democratas foi expressa por Andreia Neto.
A Assembleia da República assistiu, esta sexta-feira, ao debate da Proposta de Lei que altera o regime que se encontrava em vigor desde 1931, relativo ao Tribunal de Conflitos.
Em nome do PSD, Andreia Neto começou por afirmar que esclarecer que a intenção desta iniciativa passa por estabelecer o regime de resolução de conflitos que decide se os processos devem ser julgados pelos tribunais judiciais ou pelos tribunais administrativos e fiscais, sempre que nestes se geram dúvidas quanto à jurisdição das questões. “O modelo aqui proposto regula a sua composição, a competência, o funcionamento e o processo perante o Tribunal de Conflitos. A legislação, agora atualizada por força desta proposta, cria um tribunal com membros efetivos e, igualmente, um mecanismo de prevenção de conflitos para a resolução mais rápida dos casos”.
Segundo a deputada, a Proposta de Lei prevê ainda que a composição do Tribunal dos Conflitos passe de seis para três membros e será fixa. Cria ainda “um mecanismo prejudicial para resolução mais célere e vinculativa dos conflitos de jurisdição, ou seja, se um tribunal da ordem judicial ou administrativa receber uma determinada ação e tiver dúvidas sobre a área competente, submete logo de início a questão ao Tribunal dos Conflitos e a pronúncia é vinculativa, evitando assim a multiplicação de intervenções sobre um aspeto que, por vezes funciona apenas como dificuldade de acesso aos tribunais”.
A terminar, Andreia Neto sublinhou que o PSD acredita que estas alterações podem contribuir para mais celeridade e estabilidade, evitando decisões contraditórias. “Assim, o PSD está aqui para apoiar esta alteração hoje proposta, como sempre estará desde que as propostas apareçam e sejam positivas”, sustentou a parlamentar.
05-04-2019 Partilhar Recomendar
19-05-2010
PSD apresenta alterações ao Código Penal e ao Código de Execução de Penas e Medidas Privativas da Liberdade
    As alterações propostas pelo PSD incidem sobre matérias de Crime Continuado e Liberdade Condicional (Código Penal) e sobre matéria de Regime Aberto no Exterior e Licenças de Saída Jurisdicionais (Código da Execução das Penas e Medidas Privativas da Liberdade).
19-05-2010
PSD apresenta alterações ao Código de Processo Penal
    Deputados defendem que, uma vez concluída a avaliação à reforma penal de 2007, é momento de se proceder a alterações cirúrgicas ao Código de Processo Penal, na sequência de recomendações do Observatório Permanente de Justiça Portuguesa
19-05-2010
PSD propõe alteração ao período das férias judiciais
    Deputados consideram que o Decreto-Lei 35/2010, de 15 de Abril, embora vise corrigir um problema criado pelo Governo na anterior legislatura, poderá representar um factor de perturbação, contribuindo para o avolumar da incerteza e insegurança jurídicas.
14-05-2010
PSD denuncia atrasos na finalização dos programa de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego (PAECPE)
    Paulo Baptista Santos dirigiu um conjunto de perguntas ao Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, com carácter de urgência
06-05-2010
PSD preocupado com aumento dos atrasos dos processos nos tribunais
    Deputados questionam o Ministério da Justiça na sequência da publicação recente de dados sobre o movimento processual nos tribunais de 1ª instância no ano de 2009.
23-04-2010
PSD concorda com a possibilidade dos advogados romenos e búlgaros poderem exercer a sua profissão no nosso país
    A questão é decorrente da entrada destes dois países na União Europeia
22-04-2010
“O PS adiou, durante anos, um combate sério e rigoroso à corrupção”
    Fernando Negrão lamentou a postura dos socialistas em relação ao fenómeno
22-04-2010
Corrupção: PS apostou na quantidade e esqueceu-se da qualidade
    Francisca Almeida recordou que graças ao PSD existe uma Comissão de Inquérito para acompanhar este fenómeno
22-04-2010
Hugo Velosa aponta os três pilares do combate à corrupção
    Deputado do PSD afirmou que é preciso apostar na prevenção, dotar as entidades com os meios necessário e não introduzir mais legislação
13-04-2010
Ministro da Justiça ouvido em Comissão Parlamentar
    Sociais-democratas levantaram questões sobre a morosidade da justiça, prevenção da corrupção e sistemas informáticos da justiça.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas