Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD apoia alterações ao regime da resolução dos conflitos de jurisdição entre os tribunais judiciais e os tribunais administrativos e fiscais
A posição dos sociais-democratas foi expressa por Andreia Neto.
A Assembleia da República assistiu, esta sexta-feira, ao debate da Proposta de Lei que altera o regime que se encontrava em vigor desde 1931, relativo ao Tribunal de Conflitos.
Em nome do PSD, Andreia Neto começou por afirmar que esclarecer que a intenção desta iniciativa passa por estabelecer o regime de resolução de conflitos que decide se os processos devem ser julgados pelos tribunais judiciais ou pelos tribunais administrativos e fiscais, sempre que nestes se geram dúvidas quanto à jurisdição das questões. “O modelo aqui proposto regula a sua composição, a competência, o funcionamento e o processo perante o Tribunal de Conflitos. A legislação, agora atualizada por força desta proposta, cria um tribunal com membros efetivos e, igualmente, um mecanismo de prevenção de conflitos para a resolução mais rápida dos casos”.
Segundo a deputada, a Proposta de Lei prevê ainda que a composição do Tribunal dos Conflitos passe de seis para três membros e será fixa. Cria ainda “um mecanismo prejudicial para resolução mais célere e vinculativa dos conflitos de jurisdição, ou seja, se um tribunal da ordem judicial ou administrativa receber uma determinada ação e tiver dúvidas sobre a área competente, submete logo de início a questão ao Tribunal dos Conflitos e a pronúncia é vinculativa, evitando assim a multiplicação de intervenções sobre um aspeto que, por vezes funciona apenas como dificuldade de acesso aos tribunais”.
A terminar, Andreia Neto sublinhou que o PSD acredita que estas alterações podem contribuir para mais celeridade e estabilidade, evitando decisões contraditórias. “Assim, o PSD está aqui para apoiar esta alteração hoje proposta, como sempre estará desde que as propostas apareçam e sejam positivas”, sustentou a parlamentar.
05-04-2019 Partilhar Recomendar
07-05-2020
Setor da justiça deve retomar a sua atividade de forma progressiva e gradual
    Carlos Peixoto refere que essa retoma não pode sacrificar nem a segurança das pessoas nem a fiabilidade das decisões judiciais.
06-05-2020
Alteração ao Estatuto da Ordem dos Advogados é “inteiramente justificada”
    Artur Soveral Andrade manifestou o apoio do PSD a uma iniciativa que visa desbloquear um problema nos Estatuto da Ordem dos Advogados.
06-05-2020
“A violência doméstica é um crime hediondo que merece o mais vivo repúdio”
    Mónica Quintela considera que "o que é preciso para combater a violência doméstica é proteger as vítimas, é dotar os tribunais de recursos humanos, materiais e técnicos necessários que tanta falta fazem e que o governo tem esquecido”.
05-05-2020
Fim de medidas excecionais para reclusos quando terminar a fase de calamidade
    O PSD defende que as medidas excecionais de flexibilização de execução de penas devido à pandemia de covid-19 devem terminar quando o País ultrapassar a situação de calamidade.
29-04-2020
Advogados devem ser contemplados pelos apoios extraordinários prestados aos trabalhadores independentes
    Mónica Quintela mostra-se preocupada com “a precariedade e a situação difícil” dos advogados.
06-04-2020
Covid-19: PSD defende medidas urgentes de apoio a advogados e solicitadores
    O grupo parlamentar do PSD está preocupado com a “total desproteção dos advogados e solicitadores” no quadro das medidas de apoio aos trabalhadores independentes implementadas pelo Governo
31-03-2020
Covid-19: PSD pede clarificação do Governo sobre libertação de reclusos
   
11-03-2020
Justiça: PSD defende alterações à forma de distribuição dos processos judiciais
   
06-03-2020
PSD quer criminalizar a conduta de quem mate um animal de companhia
    Catarina Rocha Ferreira apresentou o Projeto de Lei do PSD.
28-02-2020
PSD defende aperfeiçoamento das respostas existentes em matéria de proteção de menores contra a exploração e abuso sexual
    Mónica Quintela considera que esse reforço é justificado e bem-vindo.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas