Ricardo Baptista Leite acusou a Ministra da Saúde de, nas últimas 24 horas, ter proferido três declarações graves e preocupantes: disse que não há trabalhadores precários no SNS, disse que o governo não vai cumprir a promessa de garantir um médico de família para todos os portugueses e que não há falta de recursos no SNS e que o agravamento dos tempos de espera é da responsabilidade da má gestão dos Administradores Hospitalares. “Precários, promessas e responsabilidade, três conceitos com os quais o governo e as esquerdas têm tido alguma dificuldade em lidar”, adiantou o social-democrata. No que respeita aos precários, o deputado recordou o esforço hercúleo feito pelo anterior para diminuir a precariedade no setor, enquanto o atual governo tem aumentado a verba gasta com trabalhadores precários. Quanto às promessas, o coordenador do PSD para a área da Saúde lembrou a promessa dada pelo ex-Ministro e pelo Primeiro-Ministro de que todos os portugueses teriam acesso a um médico de família. “São mais de meio milhão de portugueses sem médico de família e a senhora Ministra, ontem, como se nada fosse, veio dizer que afinal não vai cumprir”. Por fim, Ricardo Baptista Leite referiu-se à questão da responsabilidade. “Estamos perante hospitais em rutura. Todos dizem que têm hoje menos recursos e que estão sem capacidade de resposta, razão pela qual aumentam os tempos de espera. E o que responde a senhora Ministra: que não faltam recursos e que a culpa é dos administradores hospitalares”. Lembrando à Ministra que é da sua responsabilidade a nomeação e a demissão destes administradores, Ricardo Baptista Leite desafiou Marta Temido a retirar as suas palavras ou dizer quais os administradores que vai demitir.
|