Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Com este governo tudo piorou nos territórios de baixa densidade”
Num debate sobre Ensino Superior, Álvaro Batista afirmou que o PSD quer promover a fixação de população nas zonas mais despovoadas.
“Para restituir a dignidade indispensável a todos, é urgente reequilibrar o espaço português, promovendo o desenvolvimento regional como pressuposto e condição que é do próprio desenvolvimento nacional”. Passados 40 anos, Álvaro Batista considera que a afirmação de Francisco Sá Carneiro continua atual.
No debate sobre o Ensino Superior, o social-democrata assinalou as assimetrias regionais, referindo que hoje há menos poder de compra nos territórios de baixa densidade relativamente à média nacional, que estes estão mais despovoados, mais envelhecidos, têm cada vez menos jovens e menos futuro. “Com este governo, tudo piorou nos territórios de baixa densidade, no Alentejo, nas Beiras ou em Trás-os-Montes. Dizem-no as pessoas que lá moram, pois não vêm nada diferente. Dizem-no as estatísticas. Vila Velha de Ródão, um concelho socialista do interior, tem hoje menos de 3.300 habitantes e quase 800 idosos por cada 100 jovens. Penamacor ou Idanha-a-Nova, também eles municípios socialistas, o primeiro tem por cada 100 jovens quase 650 idosos e o segundo perto de 500. Ali e em vastas áreas do país, o rendimento per capita pouco passa de metade da média nacional. Não há lá vitalidade económica e até o futuro parece ter migrado ou ido trabalhar para o estrangeiro, como sucedeu com as pessoas. Não se vê por lá, do governo ou dos partidos que o apoiam, preocupação alguma com aquelas gentes”.
Enfatizando que o PSD não se conforma, como prova as iniciativas apresentadas, Álvaro Batista adiantou que os sociais-democratas têm dado sinais de que “connosco tudo será diferente na promoção de uma coesão territorial efetiva, na convicção de que será Portugal no seu todo a beneficiar com a redução das assimetrias. Um país mais coeso é sempre um país mais forte. Quando promete mais justiça e igualdade aos territórios, o PSD não fala de coisas que ninguém vê. No interior o rei vai nu, mas é porque governam as esquerdas”.
“O PSD quer promover um maior aproveitamento da capacidade instalada do ensino superior no interior, incentivar a partilha de conhecimento entre as regiões, apoiar o desenvolvimento equilibrado de todo o território nacional e temos propostas. O PSD quer promover a igualdade de oportunidades e a formação superior, promover a fixação de população nas zonas mais despovoadas. Porque é o partido da coesão territorial, o PSD quer reforçá-la com medidas concretas, sendo por isso que apresentámos o Regime de estímulo ao ensino superior em baixa densidade”, enfatizou o parlamentar.

27-03-2019 Partilhar Recomendar
27-03-2019
Universidades e Politécnicos podem ser uma alavanca para aumentar a coesão entre regiões
    Nilza de Sena considera que o executivo “falhou redondamente” na diminuição destas desigualdades.
27-03-2019
Ensino Superior: PSD quer que o governo crie um regime de incentivos para os estudantes lusodescendentes e portugueses emigrados
    José Cesário lamenta que das 3500 vagas, apenas 247 tenham sido ocupadas no último concurso.
27-03-2019
PSD defende clarificação do que são as despesas de frequência do Ensino Superior
    Duarte Marques adiantou que os sociais-democratas defendem que se o estudante já paga uma propina, há um conjunto de exercícios que o Estado não pode cobrar.
27-03-2019
Germana Rocha: “a estratégia deste Governo é a propaganda”
    A deputada considera que esta é uma “legislatura perdida”.
27-03-2019
Orçamento do Estado continha medidas castradoras da autonomia das instituições de ensino superior
    Liliana Silva colocou em evidência as consequências dessas medidas.
27-03-2019
PCP é cúmplice do subfinanciamento das instituições do Ensino Superior
    Laura Magalhães alertou que em pleno mês de março há 11 mil estudantes que ainda não sabem se terão bolsa de estudo.
27-03-2019
Ensino Superior: atuação do governo “marcada pela falta de ambição, desorientação, incapacidade de concretização e demagogia”
    Margarida Mano afirmou que a intenção do PSD é “levar o Ensino Superior mais longe, com Mérito, Autonomia e Responsabilidade”,
15-02-2019
Propinas: o que esperar de um governo que diz uma coisa num dia e outra no seguinte?
    Para Margarida Mano esta foi uma “legislatura perdida” devido à impossibilidade de conjugar uma “cegueira ideológica” com as políticas necessárias para o país.
15-02-2019
Ensino Superior nunca foi uma prioridade do BE e do PCP nas negociações dos Orçamentos
    Duarte Marques refere que a defesa dos estudantes não é importante para estes partidos e por isso sempre ficou fora dos Orçamentos.
15-02-2019
“Portugal tem uma das mais baixas taxas de alojamento estudantil da Europa”
    Manuela Tender entende que “proporcionar alojamento a custo acessível aos estudantes deslocados é um fator decisivo para promover a igualdade de acesso e para esbater as desigualdades sociais e económicas”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas