“A ação do Governo tem sido marcada, nas áreas do Ensino Superior e da Ciência, pela ausência de estratégia e pela incapacidade de mobilização e motivação do setor. A apatia provocada no Ensino superior, apenas é ultrapassada pelo desagrado generalizado na ciência, transversal a estudantes, dirigentes, docentes e investigadores”. Estas foram as palavras iniciais de Germana Rocha, esta quarta-feira, no debate sobre o Ensino Superior. Sublinhando que os Orçamentos foram oportunidades perdidas e que, por consequência, esta é uma “legislatura perdida”, a deputada criticou, de seguida, “o caminho ilusório do governo e de irresponsabilidade dos partidos que o suportam, numa total ausência de estratégia e num acumular de tensões e desilusões. É cada vez mais claro que a estratégia deste Governo é a mera propaganda”. De seguida, Germana Rocha assinalou que prova da falta de estratégia do executivo é a ausência de um compromisso em relação ao número de camas para o início do próximo Ano Letivo. “É notório o falhanço do Governo nesta matéria, que não disponibiliza financiamento às instituições para construção, nem disponibiliza verbas, no âmbito da Ação Social, para contratar alojamento em situações críticas. E convém recordar que a esquerda chumbou a Proposta do PSD que previa o aumento do Apoio ao Alojamento para estudantes bolseiros deslocados”. Face a este histórico, a parlamentar questionou à bancada socialista quantas camas estarão disponíveis para o alojamento de estudantes do Ensino Superior em setembro, na altura do arranque do ano letivo.
|