No último ano letivo desta legislatura, Pedro Pimpão faz uma avaliação negativa da atuação do governo. Num debate sobre este investimento em educação, agendado pelo PSD, o deputado começou, contudo, por deixar uma mensagem de reconhecimento e esperança para todos os profissionais na área da educação “pelo extraordinário trabalho que diária e abnegadamente desenvolvem pelas escolas no nosso país”. De seguida, o parlamentar enfatizou que temos um governo que, em vez de investir, diz que investe. “Diz que investe na educação, mas a despesa efetiva em educação face ao PIB desce em 2019 e é inferior a 2015. Diz investir no ensino profissional, mas estão, deliberadamente, a desvalorizar o ensino profissional. E há alunos que não recebem, há mais de um ano, o subsídio para transporte e material a que têm direito. Diz investir na literacia digital, mas nas escolas o parque tecnológico está obsoleto, os computadores não funcionam e não são substituídos. Diz investir na educação inclusiva, mas as escolas estão sem condições e sem meios para aplicar uma legislação que se esgota nas boas intenções e no papel. Diz investir na formação de adultos, mas sabemos hoje que as taxas de participação na educação e formação de adultos «são baixas». Diz investir na requalificação das escolas, mas neste orçamento voltamos a verificar o desinvestimento do ministério”. Além do desinvestimento nas infraestruturas e nos equipamentos, Pedro Pimpão frisou que a realidade também nos que um dos maiores problemas nas nossas escolas é a desmotivação dos profissionais. “E a verdade é que um governo que desvaloriza e desqualifica socialmente os professores presta um terrível serviço ao futuro do país. Porque é graças aos professores que temos diminuído o abandono escolar e melhorado os resultados nas comparações internacionais”. Dirigindo-se ao Ministro da Educação, o social-democrata lançou o desafio ao governante para que assuma que esta foi uma legislatura perdida também na educação. “Precisamos de respostas concretas e não de escapatórias, promessas e anúncios como temos vindo a assistir ao longo destes anos. Estamos aqui hoje a fazer este debate porque entendemos é na educação que devemos investir. Porque investir na educação é investir nas pessoas. E investir nas pessoas é investir no futuro do nosso próprio país”, sentenciou o parlamentar.
|